segunda-feira, 11 de maio de 2009

A anaconda gigante







"Indiana Jones" original encontrou sucuris de até 20 metros no Mato Grosso

A certeza de que ia encontrar uma civilização perdida e ruínas de uma cidade originária da Atlântida trouxe o coronel inglês Percy Harrison Fawcett para nossa terra. Em 1908, contratado pelo governo boliviano para traçar as fronteiras com o Peru, esticou o trabalho e mapeou também os limites com o Brasil.

Passou por maus momentos, e registrou a região mato-grossense como inferno envenenado que nunca poderia ser explorado a pé, anacondas de até 20 metros capazes de tirar um homem para fora de uma canoa [...], uma planície infestada de serpentes mortais, morcegos enormes. Inspirou o amigo e escritor Conan Doyle a escrever O Mundo Perdido (1912).

Fawcett volta em busca da civilização perdida. Estaria entre o Xingu e o Araguaia, na Serra do Roncador. Pede autorização ao presidente Epitácio Pessoa, que consulta o engenheiro Cândido Rondon, e este desaprova o plano. Mas o obstinado inglês segue em 1925 rumo ao Mato Grosso com o filho Jack e o amigo Raleigh Rimell.

Os três desaparecem. Expedições partem em busca deles. Encontram uma ossada, mas nada se comprova. A história de Percy Harrison Fawcett inspira o personagem estadunidense Indiana Jones, capaz de enfrentar todo perigo para alcançar seus objetivos.

Muitos dizem que Fawcett achou a cidade perdida, por isso nunca mais apareceu. -- Fonte: Almanaque Brasil

http://www.picarelli.com.br/fotolegendas/fotolegenda122005g.htm


Recorte de jornal de 1948 registra caso da sucuri de 40 metros

O jornal A Tarde, de Salvador, BA, registrou também o caso do ataque de uma sucuri gigante a um destacamento do Exército Brasileiro, ocorrida supostamente em fevereiro de 1948. A publicação da notícia, reproduzida parcialmente acima (clique para ampliar) e em seu contexto ao lado (clique para ampliar) aconteceu em 03 de junho de 1948. O texto faz referência a uma publicação anterior, em nível nacional.

Segundo a legenda da foto, que reproduzimos com melhor qualidade acima (clique para ampliar), a cobra gigantesca teria atacado o forte de Tabatinga, no território do Amapá. E foi abatida com disparos de metralhadora P-50. O animal media 40 metros de comprimento, com 80 centímetros de diâmetro e pesava cerca de cinco toneladas.

Essas informações nos foram repassadas pelo leitor Paulino Zamprogno, que também se interessou pelo caso, e recebeu a cópia da notícia do amigo Fernando Fernandes, residente em Salvador, BA. Paulo pede que aqueles que tiverem acesso ao arquivo ou coleções do Diário de Pernambuco e da Revista O Cruzeiro, tentem, por favor, localizar reportagens sobre o caso já mencionadas aqui no Picarelli.Com, para uma melhor documentação do caso.

http://www.picarelli.com.br/fotolegendas/fotolegenda022006f.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário