sábado, 16 de maio de 2009

A Besta De Gévaudàn. O Lobisomem De Allariz. Gilles Garnier








Manuel Blanco Romasanta (O Lobisomem De Allariz)
Galícia, Norte da Espanha, homens, mulheres e crianças eram encontrados mortos com arranhões de garras, mordidas e parcialmente comidos. Os lobos estavam sendo os culpados, mas haviam pessoas de lugares longínquos e os lobos não costumavam ir tão longe para se alimentar, mas perceberam que haviam também cortes feitos a faca onde a gordura das vítimas era retirada: Manuel Blanco Romasanta usava essa gordura para fazer sabão; seduzindo ou enganando suas vítimas ele as levava para o bosque na maioria das vezes e lá, transformado em lobo as matava cruelmente.
Levado a julgamento foi absolvido por ser um lobisomem e depois foi encontrado morto misteriosamente. Se ele era um lobisomem ou um 'serial killer' com licantropia, isso só ele poderia responder.


A Besta De Gévaudàn
Certo dia, em junho de 1764, numa floresta do Gévaudan, França, uma jovem que cuidava das vacas viu, quando ergueu o rosto, uma fera horrenda vindo em sua direção. Parecia um enorme lobo. Os cachorros fugiram, mas o gado afugentou-o com os chifres. Esta mulher teve melhor sorte que a maioria das testemunhas daquela que passou a ser conhecida como a "Fera do Gévaudan" ou "Besta De Gévaudan"; Um pesadelo quase sobrenatural que entrou para a história local. Entre 1764 e 1767, a população mergulhou no total pavor, acuada por um monstro de mandíbulas gigantes, proporções iguais às de uma vaca e aparência anormal, que estraçalhou mais de 100 pessoas nas regiões rurais de Auvergne e Dorgogne, deixando rastros de sangue e terror entre os poucos habitantes da localidade.

Tudo isto está registrado minuciosamente nos livros da Prefeitura destes lugares, com horríveis relatos das testemunhas sobreviventes - todas idôneas, como padres, juízes e deputados. A população e as pessoas envolvidas não sabiam descrever ou apontar qual animal era exatamente: possuía uma cabeleira; as características lembravam lobisomens. Suapeitava-se de lobo, chupacabras, lobisomem, etc... Ou, ainda, que haveria uma pessoa maligna agindo por detrás dessas mortes. A população também supõe que a família Chastel dava guarda a lobos híbridos, os quais pertenciam ao nobre Jean-François Charles de Morangiès, e estes teriam escapado do seu controle e estariam atacando.

Até o filho de Jean Chastel, Antoine Chastel, foi objeto de suspeita, porque era uma pessoa estranha e vivia recluso em companhia de animais selvagens. Quando esteve na África esteve a serviço para cuidar de animais estranhos e exóticos. Suspeitaram, também, que possuía um animal selvagem - uma hiena híbrida ou um lycaon - que trouxera da África. A primeira vítima, ao que parece, foi uma menina, encontrada em julho com o coração arrancado do corpo.

Os acontecimentos atingiram o clímax em junho de 1767, quando o Marquês d`Apcher, habitante da região ocidental do Gévaudan, reuniu centenas de caçadores e mateiros e espalhou-os em pequenas turmas pela zona rural. Na noite do dia 19, a fera atacou os integrantes de um grupo. Jean Chastel, que tivera o cuidado de carregar sua arma com balas de prata supondo que o bicho era um lobisomem, atirou duas vezes, matando-o. O fim do terror coincidiu com a morte desta grande criatura aparentando ser um lobo, mas não se pôde ter certeza se aquele era o monstro, o qual foi embalsamado e levado à Paris para receber a recompensa. Mas a criatura estava irreconhecível, por ter apodrecido durante a viagem, então foi enterrada. Após Jean Chastel ter matado a besta, seu filho Antoine desapareceu da cidade.

Incrivelmente, ninguém conseguia vê-la com nitidez e muito menos capturá-la. Até hoje, historiadores, zoólogos e outros cientistas estudam o fato, que continua no mais completo mistério, mas que quer que ela tenha sido, era forte, rápida e inteligente, e banhou os campos franceses com sangue, matando vários de seus perseguidores.


Gilles Garnier
Em 1573, uma aldeia francesa nas proximidades de Dôle foi “palco de terror” das atrocidades de um grande lobo que matou e devorou parcialmente dezenas de crianças. Constatou-se que o mesmo animal tinha uma enorme semelhança facial com uma pessoa chamada Gilles Garnier, sendo preso o mesmo confessou que fizera pacto com um espírito maligno da floresta onde lhe dera um líquido que, aplicado ao corpo, transformava-o em um lobo - após o julgamento foi queimado vivo.

Outros casos:
.Pierre Bourgot, um pastor que foi julgado em 1521 por uma série de assassinatos brutais de mulheres jovens, onde o mesmo declarou que se auto-transformava em lobo.


No ano passado (2005), animais entre vacas, cabritos, cachorros, etc. estavam aparecendo mortos por mordidas e arranhões feitos por garras em uma cidadezinha do interior do Rio Grande Do Norte, Areia Branca, até um cachorro morto da mesma maneira foi encontrado pendurado em uma árvore.

Por volta de julho, agosto dois homens foram encontrados mortos também por garras e mordidas. Diziam que era um lobisomem e ficou mais estranho após aparecer uma equipe de caça com dois suíços armados com rifles 'snipers' (por que dois suíços iriam até o RN caçar um lobisomem?). Eles acharam animais mortos pela fera, mas nada do licantropo. No fim foram embora sem dizer nada e o suposto lobisomem continua um mistério. Ano passado (2005), de acordo com as histórias da vizinhança, uma criatura da noite caminha nos quintais e ruas dos bairros Baú e Lixeira, em Cuiabá, Mato Grosso, mas sem oferecer qualquer perigo às pessoas e animais da região. Uma pessoa confessa que esteve frente a frente com o "lobisomem".

O protagonista da história atual é um rapaz de aproximadamente 24 anos, pai de um filho, e que não quis oferecer detalhes da sua identidade, com medo que a história fugisse mais ainda do controle. O rapaz se disse preocupado porque não imaginava as proporções que a história tomaria por conta do que relatara para os amigos. Após muito relutar, o morador do bairro Baú contou que realmente viu o lobisomem, que ele tinha o corpo curvado, preto, sem pêlos e fisionomia de um cachorro. A criatura teria cerca de 1,55 metro em pé, posição de quando fica parado. Quando correu, de acordo com o rapaz, o lobisomem caiu sobre as mãos, como se fosse mesmo um cachorro ou um lobo. "Eu estava deitado quando me pediram para procurar minha irmã, porque minha sobrinha estava doente. Era meia-noite. Peguei o carro e virei aqui na rua de trás. Na ladeira meu carro morreu e foi aí que o vi", relatou. "Quando eu olhei direto para aquele bicho, não consegui reagir e comecei a chorar. Ele me viu, mas continuou a atravessar a rua e foi embora, sem fazer nada comigo", lembrou o rapaz. Abaixo veja uma matéria de jornal:

Criatura’ assustou família na Passagem da Conceição

Jornal Diário de Cuiabá, 17 de novembro de 1996. Por: Rubens Valente

A comunidade da Passagem da Conceição, a 4 km da Rodovia dos Imigrantes, viveu um estranho episódio, há cerca de três anos, que ainda hoje guarda seu mistério. Em duas noites, os moradores de quatro casas foram acordados por uma criatura que urrava e socava portas, janelas e levava terror para animais de criação.

A dona-de-casa Edite da Silva Fortes, de 72 anos, a dona “Sinharinha”, não garante que era um lobisomem porque não viu, mas dificilmente vai esquecer o que ocorreu. Ela dormia na casa – uma antiga parada de cavaleiros, que compravam mantimentos antes de atravessar o Rio Cuiabá – com um sobrinho e outros três parentes, quando foi acordada pelo latido frenético dos cachorros da comunidade. Eram mais de 10, cercando a “coisa”, que passou a arremeter contra a porta. “Parecia um tronco de árvore batendo, de tão forte.

Tremia até os umbrais da porta (de madeira grossa)”, lembra dona Sinharinha. Seu sobrinho não conseguiu abrir a janela, para ver do que tratava, porque ela estava atravancada com caixas de cerveja. Os murros na porta e os latidos de cães demoraram pelo menos 10 minutos, segundo Sinharinha, até que o animal pulou para o quintal da casa, de onde as vacas saíram em disparada. No outro dia, Sinharinha encontrou poças de sangue e sinais de arranhões perto da porta – não sabe se dos cachorros, ou do próprio ‘animal’.

A criatura atacou outras casas na comunidade, sempre esmurrando as portas e seguida pelos cachorros. “Ninguém entendia porque ela não fugia para o mato, em vez de tentar entrar nas casas”, lembra. Depois disso, nunca mais a comunidade teve outro sobressalto. Sinharinha também presenciou outra ocorrência inexplicada na Passagem da Conceição. Há mais de 60 anos, ainda garota, ela se recorda de uma “chuva” de pedras em uma casa vizinha. “A gente via as pedras caindo mas não sabia da onde”, relembra. A família mudou-se do local e nunca mais o fenômeno voltou a ocorrer."

Joanópilis é nacionalmente conhecida como capital do lobisomem, mas existe um fato em especial que chamou a atenção, este tirado do livro "Lobisomem Existe" de Paiva Junior e Silvana Godoy, uma entrevista feita por eles com um polícial aposentado que registrou, juntamente com outros, em B.O. a transformação de um licantropo.

Primeiramente o policial Sidney Ferreira Da Silva não quis dar entrevista. O outro policial que presenciou o caso menos ainda. Em uma outra tentativa, marcado um encontro conseguiram a mesma com Sidnei que trabalhou na polícia durante 22 anos sendo 21 em joanópolis, antes em Bragança Paulista. Resumirei a conversa:
"Não posso me lembrar exatamente da data, mas foi nos anos 80...
Numa dessas noites chuvosas, um temporal, fomos chamados para uma ocorrência. No local já se encontrava o sargento Vrena, à paisana. O cidadão estava dentro da casa, violento e a família do lado de fora... Era uma pessoa descontrolada, um bêbado, ou... aqui dá muito demente também. Então, além do sargento Vrena que morava alí perto, estava o Itamar também à paisana, mas os titulares nesse serviço eram eu e o Silvio.

Aí a primeira coisa que fiz foi olhar pelo vitrô da residência para ver como estava a situação lá dentro, se o cidadão tinha uma faca ou qualquer outra arma, para armar uma estragtégia. Era uma ocorrência normal. Ao olhareu vi um cidadão numa metamorfose, uma transformação, que não era comum a um ser humano...
Ele estava transformado, com o rosto congestionado, o olho totalmente vermelho. Uma transformação que transcendia...

Tinha pêlos evidentemente. Mas estava meio escuro... Enfim, era algo que eu não conseguia explicar. Uma metamorfose. Já vi pessoas tomadas de espírito malígno, vi pessoas embriagadas, pessoas descontroladas mentalmente... ...não tinha uma máquina fotográfica na hora, não tenho, assim... uma prova cabal desse fato.
...Olhei e quando vi a coisa, tive um impacto que chamei o Silvio...
Ele estava lá eufórico, bravo, rosnando, uma coisa esquisita, quebrando tudo! O Silvio olhou também pela janela...
Chamamos o soldado Itamar. Ele não chegou a ver: quando ele pôs o rosto no vitrô pra ver o que nós estavamos falando, um vidro de maionese, não posso dizer a marca, foi jogado, quebrou o vitrô, estilhaçou e aquilo cortou o rosto dele (entre o nariz e o olho). Saiu muito sangue. O Itamar tem a cicatriz até hoje.
É, ele foi socorrido... ...E nós continuamos na ocorrência. Ficamos do lado de fora da casa fazendo um cerco...
"Preservo a identidade... Não tenho autorização da pessoa pra falar...

Aí quando ele viu que iamos tentar entrar na casa para resolver a ocorrência e conduzí-lo para um pronto socorro... ele saiu rapidamente pelo telhado. Não sei como. Ele teve uma saída rápida pelhas telhas. Correu de telhado em telhado, quintal em quintal e sumiu...
Encontramos só no outro dia. Estava normal, refeito. Não lembrava de nada...
"O B.O. deve ter sido destruído porque já faz muito tempo. Se eu soubesse que teria uma repercussão desse nível, eu teria guardado. Porque nós registramos no B.O. que foi uma metamorfose que não se explica..."

http://br.geocities.com/anusdedeus/casos_reais.htm

3 comentários:

  1. o que posso disser! é a cultura do povo, ela aceita o que vai acontecer com ela
    senão ela não estaria ou até mesmo renunciaria a sua religião. se fosse aqui no Brasil a faixa etária para mulhres era de 8 anos de idade. entenda essa matematica
    1

    ResponderEliminar
  2. acho que o caso do manoel roma santa foi verdade mesmo vc olhando e lendo tudo vc ver que na quele tempo se podia de tudo, mais sera se ele era isto tudo chegava a se transforma em um tipo de lobo ou sei la o que ou era só um homem doente mental sei que vc asistindo o filme que tem sobre ele vc entendera melhor

    ResponderEliminar
  3. acho que o caso do manoel roma santa foi verdade mesmo vc olhando e lendo tudo vc ver que na quele tempo se podia de tudo, mais sera se ele era isto tudo chegava a se transforma em um tipo de lobo ou sei la o que ou era só um homem doente mental sei que vc asistindo o filme que tem sobre ele vc entendera melhor

    ResponderEliminar