segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Cientistas medem luz de estrela que explodiu há 13 bilhões de anos


REUTERS JB ONLINE

WASHINGTON – Cientistas vêem explosão do passado, de 13 bilhões de anos

Astrônomos voltaram o máximo possível no tempo até agora, medindo a luz de uma estrela que explodiu 13 bilhões de anos atrás, pouco depois do início do universo. Eles rastrearam uma explosão de raios-gama, chamados GRB 090423, para ver a luz da estrela maciça que morreu 630 milhões de anos depois do big-bang, que originou o universo, relataram na revista científica Nature.

Duas equipes independentes mediram o desvio para o vermelho em cerca de 8,2. O desvio para o vermelho é a distorção da luz conforme ela viaja pelo espaço e pelo tempo e costuma ser comparada ao som de um trem que aumenta e diminui conforme se aproxima e passa do ouvinte.

Esse desvio para o vermelho extremo - o maior já registrado - mostra que a explosão da estrela aconteceu quando o universo tinha menos de 5 por cento de sua idade atual, disseram Nial Tanvir da Universidade Leicester, da Grã-Bretanha, e colegas.

- O desvio para o vermelho medido para o GRB 0900423 significa que a explosão aconteceu em uma época em que o universo era nove vezes menor do que é hoje - colocando a época do evento em cerca de 630 milhões de anos depois do big-bang - disse Bing Zhang, da Universidade de Nevada.

- Os raios-gama são as explosões mais violentas no universo - acrescentou.

Neste caso, a morte da estrela há tanto tempo foi brilhante o suficiente para ofuscar mesmo galáxias e vai ajudar os cientistas a entender o que aconteceu nos primórdios do universo.

Imagem: http://www.adorocinema.com.br/filmes/maquina-do-tempo-2002/maquina-do-tempo-2002.asp#Sinopse

Sem comentários:

Enviar um comentário