quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O mistério do meteorito da Letónia


Um meteorito cai na Letónia e deixa uma cratera de 20 metros
Próximo da fronteira da Letónia

Efe Moscovo ELMUNDO.ES

Actualizado Segunda-feira 26/10/2009 16:14 horas

Na noite de domingo, um meteorito caiu no Norte da Letónia, junto à fronteira com a Estónia, e deixou uma cratera de 20 metros de diâmetro e 10 de profundidade, sem causar vítimas.

Segundo informou desde Riga a agência oficial russa RIA-Nóvosti, o meteorito caiu numa granja nas proximidades da localidade de Mazsalaca. As autoridades locais, que num primeiro momento não precisar se se tratava de um meteorito ou um fragmento de um satélite artificial, cercaram o lugar onde caiu o objecto procedente do céu.

"O mais provável é que se trate de um meteorito de ferro com um diâmetro de cerca de um metro e uma massa de várias toneladas", comentou a RIA-Nóvosti Vladímir Svetsov, do Instituto de Dinâmica de Geosferas da Academia das Ciências da Rússia.

O cientista explicou que os meteoritos de rocha como regra não chegam até à superfície da Terra, pois destroem-se e queimam-se e se queimam na atmosfera. "Se o corpo (que caiu na Letónia) fosse um satélite (artificial), teria que ser de extrema solidez, pois de contrário se destruiria no ar", acrescentou o cientista.

Destacou que meteoritos de um metro de diâmetro chocam com a Terra com uma frequência de uma vez por ano, e que na maioria dos casos tratam-se de corpos de rocha que raras vezes alcançam a superfície do planeta. Svetsov precisou que cerca de 10 por cento dos meteoritos são de ferro e recordou que faz uns dez anos que na república russa de Baskortostán, junto à localidade de Sterlimatak, caiu um corpo desse tipo, que deixou uma cratera de dez metros de diâmetro.

Imagem: Várias pessoas observam a cratera que pode ter sido provocada por um meteorito. Efe

1 comentário: