sábado, 5 de setembro de 2009

Combustão humana espontânea







A morte de Krook, no romance "A Casa Desolada" ( Bleak House) de Charles Dickens, um dos primeiros a descrever o fenômeno no século XIX

Incêndios estarrecedores que intrigam bombeiros, investigadores, e peritos, corpos incinerados a mais de 1300° Celsius e reduzidos a uma pilha de cinzas sem sinal de material ígneo.

Esses são os fatos da pirocinesia, ou combustão espontânea, um dos fenômenos mais desconcertantes de natureza paranormal. Com violência e uma velocidade espantosa, chamas intensas e inexplicáveis podem consumir em minutos, residências e corpos humanos.

De acordo com o Dicionário do Cético, “os céticos não acreditam que haja casos de CHE bem documentados, embora haja algumas centenas de histórias acerca de pessoas e cadáveres que entraram em combustão espontânea”.

Trabalhadores recolhem os restos da cadeira em que a sra. Mary Reeser de St. Petersburg, na Flórida transformou-se numa coluna de fogo em 1º de julho de 1951

Muitas delas são relatórios de policiais perplexos com corpos parcialmente queimados junto a tapetes ou mobílias intactas.”

“Que mais pode ser? Perguntam. Bem, porque não um cigarro aceso deixado cair sobre a roupa, ou alguém que incendeia a vitima. A maior parte destas vitimas são idosos que podem ter sido queimados pelos seus assassinos ou que acidentalmente pegaram fogo a si mesmos”.

Mas como explicar corpos reduzidos a cinzas, ou gravemente queimados com as roupas intactas e mobílias, assoalhos e paredes um pouco chamuscadas? A atividade de um soldador piromaníaco armado com um lança-chamas?

Uma perna do joelho para baixo, foi o que sobrou do dr. J. Irving Bentley de Coudersport, Pensilvânia, em dezembro de 1966

Em 1996 na França, e no Chile, no fim de 2007, alguns casos interessantes de pirocinese foram relatados. Muitas hipóteses já foram levantadas, a atividade de microondas, distúrbios elétricos, gases inflamáveis.

Na França, treze incêndios de causas desconhecidas atraíram a atenção de cientistas, e foram atribuídos a influência de fiações elétricas subterrâneas.

No Chile em novembro de 2007, incêndios inexplicáveis atingiram as localidades de Cumpeo, La Chispa e Temuco. Até o momento não se chegou a nenhuma conclusão.

Em Cumpeo e La Chispa, os incêndios estariam relacionados a presença de uma família. Um caso semelhante aparentemente aconteceu na Rússia em 1987 e os incêndios relacionavam-se a presença de um menino de 13 anos.

Postado por Carlos de Castro às Terça-feira, Abril 08, 2008

http://arquivosdoinsolito.blogspot.com/search?q=combust%C3%A3o

Sem comentários:

Enviar um comentário