sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

John Titor





John Titor é o nome usado em vários bulletin boards postados entre 2000 e 2001 por um internauta que alegava ser um viajante no tempo do ano de 2036. Nessas postagens, ele fez diversas previsões (algumas vagas, outras bem específicas)1 sobre eventos que aconteceriam num futuro próximo, entre 2004 e 2036. Ele descreveu um cenário de caos e guerra no qual os Estados Unidos foram divididos em cinco regiões menores, o meio ambiente e a infraestrutura foram devastados por um ataque nuclear e várias outras potências mundiais foram destruídas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Titor

Até hoje, a história tem sido recontada em diversas mídias, incluindo um livro publicado em 2003 intitulado John Titor: A Time Traveler's Tale (ISBN 1-59196-436-9), hoje fora da imprensa; uma peça de teatro de 2004, Time Traveler Zero Zero, baseada na história de John Titor e uma franquia japonesa chamada Steins;Gate, original de 2009, que incluia uma visual novel, um mangá e um anime que têm como um dos seus principais temas a história de John Titor. Ele também foi assunto de discussões no programa de rádio Coast to Coast AM.2 Neste aspecto, a história de Titor pode ser considerada única por ter atingido uma considerável repercussão a partir de uma mídia à época limitada: um fórum de discussão.
As postagens de John Titor
Em novembro de 2000, no fórum "Instituto Viagem no Tempo", o internauta que mais tarde seria conhecido como John Titor começou a postar, sob o pseudônimo TimeTravel_0, mensagens que discutiam sobre viagem no tempo em geral (no início sem previsões ou referências a possíveis eventos futuros). Ele foi o primeiro a descrever "em seis partes" uma máquina do tempo, informando do que ela precisaria para funcionar (ver abaixo). Ele também respondia a perguntas de outros usuários do fórum sobre como tal máquina funcionaria.
Pouco tempo depois, TimeTravel_0 alegou ser um viajante no tempo do futuro e começou a postar descrições variadas sobre como era seu tempo. Gradualmente, ele começou a revelar uma imagem mais complexa do futuro. Embora muitas de suas postagens dissessem respeito à condição do mundo no futuro, Titor também respondeu a perguntas tanto no fórum quanto no IRC, 3 . Ele também falava de eventos mais atuais; por exemplo, em uma postagem ele disse que "A importante descoberta que permitirá a tecnologia de viagem no tempo aconterá perto do ano de [2001] quando o CERN ativar sua maior instalação". 4
O nome "John" não foi apresentado até janeiro de 2001, quando TimeTravel_0 começou a postar no fórum "BBS Art Bell" (que requeria um nome ou pseudônimo para cada conta). Ele enviou suas últimas mensagem em março de 2001. Com o passar do tempo, alguns dos tópicos acabaram corrompidos; mas as postagens de Titor tinham sido salvas nos discos rígidos dos outros participantes e foram copiadas para Anomalies.net, junto com novas discussões sobre a ciência por trás da viagem no tempo de Titor assim como sobre suas predições. Por volta de 2003, vários sites reproduziram as postagens de Titor, rearrumando-as em narrativas. Nem todos se referem às datas originais de postagem.5
Pontos principais
Em suas postagens online, Titor alegou ser um soldado americano do ano de 2036 originário da cidade de Tampa, na Flórida. Ele teria sido designado para um projeto governamental de viagem no tempo. Supostamente, Titor foi enviado de volta a 1975 para recobrar um computador IBM 5100 que ele dizia ser necessário para depurar diversos programas antigos de computador em 2036 (uma possível referência ao problema do ano 2038 nos sistemas Unix). O 5100 executa as linguagens de programação APL e BASIC. Titor foi selecionado para essa missão especificamente, dado que seu avô paterno esteve diretamente envolvido na montagem e programação do 5100.
Titor alegou estar em uma escala no ano 2000 por "razões pessoais"; i.e., para coletar oitografias perdidas na (futura) guerra civil e para visitar sua família, de que ele falava com frequência. Titor também disse que esteve, por alguns meses, tentando alertar qualquer um que escutasse sobre a ameaça da propagação da doença de Creutzfeldt-Jakob através de produtos com carne de vaca e sobre a possibilidade da guerra civil dentro dos Estados Unidos. Quando questionado sobre esses assuntos por um participante online, Titor também expressou um interesse em mistérios sem explicação como extraterrestres (assunto que, mesmo em seu tempo, continuaria misterioso). Titor sugeriu que OVNIs e visitantes alienígenas podem também ser viajantes no tempo de um futuro muito mais longe que o seu, que possuem máquinas do tempo superiores às suas.
Máquina do tempo6
Numa de suas primeiras postagens, ele descreveu a máquina do tempo como "unidade de deslocamento no tempo de massa estacionária alimentada por duas singularidades duplamente positivas girnado no topo", produzindo uma "senoide Tipler deslocada padrão". Sua primeira postagem foi mais explícita, dizendo que a máquina continha:
Duas unidades de armazenamento magnético para as microssingularidades duplas.
Uma variedade de injeção eletrônica para alterar as microsingularidades de massa e gravidade.
Um sistema de ventilação de raios X e congelamento.
Sensores de gravidade ou uma comporta variável de gravidade.
Quatro principais relógios de césio.
Três principais unidades computacionais.
De acordo com as postagens, o dispositivo foi instalado na parte traseira de um Chevrolet Corvette conversível de 1967 e mais tarde movido para um caminhão de 1987 que possuía tração nas quatro rodas.
Titor, além disso, afirmou que o "modelo Everett-Wheeler da física quântica" estava certo. Esse modelo, mais conhecido como a interpretação de muitos mundos, postula que todo resultado possível de uma decisão quântica na verdade ocorre em um "universo" separado. Titor afirmou que esse é motivo pelo qual o paradoxo do avô não ocorreria; de acordo com a lógica do argumento, Titor estaria matando uma pessoa diferente de seu avô numa linha do tempo distinta da dele.
"...O paradoxô do avô é impossível. De fato, todo paradoxo (temporal) é impossível. A teoria de Everett-Wheeler-Graham ou dos múltiplos mundos está correta. Todos os possíveis estados quânticos, eventos, possibilidades e resultados são reais, eventuais, e estão ocorrendo. As chances de todas as coisas acontecerem em algum lugar, durante algum tempo no superverso é de 100%."7
Previsões8
Uma das primeiras previsões de Titor foi de uma guerra civil nos Estados Unidos que estaria relacionada com "ordem e direitos".9 Ele afirmou que essa guerra começaria em 2004,10 com desordens civis envolvendo as eleições presidenciais daquele ano. Esse conflito civil, que segundo ele teria "um evento semelhante ao cerco de Waco todo mês e pioraria mais e mais",10 chegaria "praticamente às portas de todos"9 e atingiria seu ápice em 2008.
Titor afirmou que quando ele tinha 13 anos de idade, em 2011, ele lutou com a "Fighting Diamondbacks", uma unidade de infantaria de espingarda da Flórida, por pelo menos quatro anos. Entretanto, em outras postagens ele postulou que se escondeu durante a guerra. Como um resultado da guerra, os Estados Unidos se dividiram em cinco regiões, com base em vários fatores e diferentes objetivos militares. A guerra civil, de acordo com Titor, terminaria então em 2015 com uma breve, porém intensa, Terceira Guerra Mundial:
"Em 2015, a Rússia lança um ataque nuclear contra as maiores cidades dos Estados Unidos (que são o "outro lado" da guerra civil de acordo com a minha perspectiva), da China e da Europa. Os Estados Unidos contra-atacam. As cidades americanas são destruídas junto com o AFE (American Federal Empire, Império Federal Americano). Então nós (no interior) vencemos. A União Europeia e a China foram também destruídas."11
Titor se refere à troca como o "Dia N". Washington, D.C. e Jacksonville, Flórida são especificamente mencionadas como cidades atingidas. Após a guerra, Omaha, Nebraska é a nova capital da nação.
Titor é vago quanto às motivações e causas exatas da Terceira Guerra Mundial. Numa de suas observações, ele caracterizou as hostilidades como decorrentes dos "choques de fronteira e superpopulação"12 mas fala também do presente conflito entre árabes e judeus como um prenúncio da Terceira Guerra Mundial.
Análise das afirmações
Previsões fracassadas
As postagens enfrentaram ceticismo quando foram publicadas, mas era impossível provar de antemão que os eventos previstos não iriam acontecer. Já que Titor afirmou que a interpretação de muitos mundos da física quântica estava correta, o que significa que sua viagem foi efetivamente de um universo paralelo e que as coisas poderiam acontecer diferentemente de como ele previu, os detalhes que ele apresentou são infalsificáveis.
Uma das primeiras declarações de Titor foi a de que a CERN descobriria a base para a viagem no tempo perto de 2001, com a criação dos "buracos negros" em miniatura cerca de seis meses após sua partida. Nada semelhante a isso foi noticiado em tempo algum. Um artigo que seria publicado por volta do tempo em que ele previu a criação dos buracos negros em miniatura pela CERN (um tema recorrente, também atribuído a Fermilab e Brookhaven em várias épocas)13 foi tomado por alguns como uma evidência para sua afirmação, mas esses eventos também não ocorreram. Nenhuma guerra civil não esteve nem remotamente perto de eclodir após as eleições americanas de 2004, sem nenhum conflito adicional em 2008 da maneira que Titor descreveu.
Um exemplo particularmente óbvio envolve os Jogos Olímpicos, sobre os quais Titor afirmou: "Como um resultado de muitos conflitos, não, não houve Jogos Olímpicos oficiais depois de 2004."14 A realização normal dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006,15 dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 e dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 e assim por diante refuta claramente esse argumento.
Problemas com a tecnologia
No contexto da imagem de demonstração provida por John Titor, o fato do feixe do apontador laser estar fazendo uma curva revela uma inconsistência óbvia, pois objetos perto do feixe não estão curvados também. O enquadramento da janela visível do fundo, por exemplo, deveria aparecer distorcido em proximidade a um grande gradiente de gravidade, mas não aparece. Alguns especularam que o "feixe" é na verdade uma fibra ótica.16
Titor afirmou que ele foi enviado para o passado para adquirir um computador IBM 5100, pois este poderia traduzir diversos tipos de códigos em seu tempo. De acordo com o engenheiro da IBM Bob Dubke, as declarações de Titor a respeito da habilidade pouco conhecida do IBM 5100 de emular e depurar sistemas de estrutura principais estavam corretas.17 Defensores dizem que essa informação não era publicamente disponível em 2000 ou 2001 quando Titor fez sua declaração,18 o próprio Titor afirmou que esse recurso foi "descoberto" não antes de 2036, quando o Unix, como a fonte subjacente por trás de todos os sistemas operacionais de computador que continuam executando infraestruturas locais e outras tarefas computacionais, estava a apenas dois anos de não ser capaz de funcionar mais devido às limitações de números inteiros de 32 bits.19
Entretanto, essa capacidade de emulação era amplamente conhecida na indústria e foi comentada em várias publicações que lidavam tanto com o IBM 5100 como com os microcódigos programáveis em geral.20 Referências a este fato estiveram também disponíveis na Internet antes de 1999 e portanto precederam as postagens de Titor. Isso é um pedaço bastante obscuro de trívia, mas que sugere que quem quer que estivesse postando conhecia bem a máquina ou então tinha pelo menos um interesse geral em computadores antigos.21
Problemas com a história
Numerosos comentários apontaram amplas similaridades entre a história de Titor e o romance pós-apocalíptico de ficção científica Alas, Babylon de Pat Frank.22 Alas, Babylon se passa numa pequena cidade na Flórida um pouco antes e depois de uma guerra nuclear e descreve a luta pela sobrevivência de uma família após essa guerra. No livro, o protagonista vive na cidade mítica de "Fort Repose" (Repouso do Forte) , enquanto Titor afirmou que vive no "Forte", antes conhecido como Universidade da Flórida (UF). Uma análise dessas declarações também sugere diversas inconsistências dentro da história. Por exemplo, em algumas postagens Titor postula que o dinheiro é bastante usado e que as pessoas ainda têm cartões de crédito, apesar de sua outra afirmação de que o banco centralizado não mais existe (pensamento que provavelmente não excluiria a possibilidade da moeda particular estar sendo usada). Em outra publicação ele especulou que o atual dólar americano seria utilizável no seu tempo, mas isso só ocorreria após a reorganização do governo federal de acordo com a sua própria história, possivelmente fazendo com que a moeda seja menos valiosa.23 Na maioria dos casos, ele afirma que teve sua educação básica na Universidade da Flórida, mas em outras postagens ele diz que foi escolarizado em casa.24
Outros problemas com a história incluem inconsistências relativas aos comentários de Titor. Sua primeira aparição parece ter ocorrido não em 2000, mas no verão boreal de 1998 através de duas mensagens de fax para um programa da rádio Art Bell, Coast to Coast AM. Quando ele começou a postar sua história online, o bug do milênio Y2K (1-1-2000) aconteceu, porém não trouxe quaisquer problemas. Ainda nas mensagens de 1998 para a rádio Art Bell ele disse, "Y2K é um desastre. Muitas pessoas congelam até a morte tentando ir a climas mais quentes. O governo tenta manter o poder instituindo a lei marshall [sic]..." 25
Na história online ele afirmou que uma parte de sua missão era previnir a futura guerra mundial mudando a história. Ainda em outubro de 2000, um mês antes de ele começar a postar, ele apareceu numa sala de bate-papo IRC do Reino Unido. No chat, sua resposta à questão de Yareisa sobre ser possível ele mudar o futuro que ele estava prevendo foi a seguinte: "Já é tarde demais. Eu só desejo que as coisas não tenham que ocorrer da mesma maneira que elas ocorreram." 26
Inquérito da história
O programa de TV italiano Voyager - Ai confini della conoscenza transmitiu uma investigação da história de John Titor em 19 de maio de 2008.27 Mike Lynch, o detetive privado contratado para tal investigação, supôs que não existem traços de registros, nem no passado distante, de qualquer John Titor ou família Titor. Além disso, a John Titor Foundation não tinha escritório e seu endereço é uma caixa de correio alugada; sem fitas, gravações, ou evidência de algum Titor; e somente Larry Haber, um advogado e dono dos direitos comerciais que envolvem John Titor, confirmou sua existência. A conclusão de Lynch é de que John Titor pode ser John Rick Haber, um expert em computadores que é ou foi irmão de Larry Haber.

Sem comentários:

Enviar um comentário