quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Toyota faz recall de 870 mil carros por causa de aranhas


A Toyota está fazendo um recall de 870.000 veículos (Camrys, Venzas e Avalons), todos dos anos 2012 e 2013; os Toyotas vendidos no Brasil não se encontram entre os veículos do recall.
O motivo é uma parte do sistema de ar-condicionado, que pode fazer com que o air-bag seja liberado sem necessidade. Em alguns casos, o problema foi causado por aranhas.
Aparentemente, as teias das aranhas podem bloquear o tubo de drenagem que sai do condensador do ar-condicionado, o que faz com que água pingue sobre o módulo de controle do air-bag, causando um curto-circuito.
Isso pode fazer com que a luz de alerta do air-bag se acenda no painel do carro, ou então que o air-bag do motorista realmente seja acionado, algo que sempre acontece de forma explosiva. Até agora, já foram relatados 35 casos da luz no painel acendendo e três casos em que o air-bag foi acionado.
Por enquanto, as investigações da Toyota só encontraram como causa consistente dos bloqueios as tais teias de aranha, mas ainda não há certeza se foram elas que causaram todos os incidentes. Por meio de seus revendedores, a empresa está aplicando correções para impedir o gotejamento.
Esta não é a primeira vez que aranhas causam problemas para carros. Em 2011, a Mazda fez um recall de 52.000 sedans Mazda6, porque aranhas estavam construindo teias dentro do tubo de respiro do tanque de gasolina.[io9, Money CNN, Exame]
http://hypescience.com/toyota-faz-recall-de-870-mil-carros-por-causa-de-aranhas/