sábado, 12 de dezembro de 2009

Chineses acham fóssil de `dragão´ alado



20/03/2007

G1
A equipe liderada por Pi-peng Li, da Universidade Normal de Shenyang, batizou o bichinho de Xianglong zhaoi num artigo na edição desta semana da revista científica "PNAS". O fóssil tem um estado de preservação quase milagroso, como é comum entre os animais pré-históricos da região de Liaoning, uma das grandes jazidas fossilíferas da China. Pedaços de músculo e pele do bicho ficaram impressos na rocha, o que permitiu reconstruir em detalhe suas curiosas "asas".

http://tecnocientista.info/hype.asp?cod=4972

Diferentemente do que acontece com os dragões da lenda, as estruturas se projetam dos lados do corpo do bicho. Várias de suas costelas se alongam para um lado e para outro, dando apoio a uma membrana de colágeno que forma as asas propriamente ditas.

O lagarto, com 15 cm da ponta do focinho à ponta da cauda fina, provavelmente vivia em árvores. É o que indica o formato de suas patas e dedos, compridos e dotados de garras curvas que ajudariam a escalar troncos. Ele não conseguiria "bater" essas asas: tal como certas espécies de esquilos e até um outro lagarto, do gênero Draco, que existe hoje, ele saltava e usava a membrana das costelas para planar.

Mesmo assim, o pequeno réptil provavelmente manobrava um bocado bem no ar. É o que indicam as proporções das asas, muito parecidas com as de aves pequenas e de vôo ágil, como pardais.


Imagens: Reconstrução mostra como seria o lagarto em pleno vôo
há 130 milhões de anos. (Foto: Zhao Chuang e Xing Lida)
O fóssil original achado na China.

2 comentários: