sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fenómeno


Criminalidade real em Angola é um fenómeno social complexo Jornal de Angola

O comandante-geral da Polícia, Ambrósio de Lemos disse em Luanda, que do seminário sobre “O estado actual da criminalidade em Angola e medidas para o seu combate”, vão sair conclusões que servirão como referência na busca de melhores soluções para a contenção de fenómenos criminais.

Ambrósio de Lemos, que falava na abertura do evento, sublinhou que o workshop, promovido em conjunto com as Faculdades de Letras e de Direito da Universidade Agostinho Neto, vem satisfazer alguns princípios defendidos pela “nossa corporação na prevenção e combate ao crime, tais como o da responsabilidade dos diferentes actores sociais na busca de soluções para melhor proteger os cidadãos”.

A criminalidade, disse Ambrósio de Lemos, é um mal que enferma todos os países e Angola não foge a este flagelo, com características próprias de evolução e pela natureza e tipicidade dos actos.

“Há registos de casos pouco comuns no país, tais como de marido que mata a mulher por causa de um simples atraso na confecção da refeição; mãe que mata a filha por esta não ter conseguido vender o seu negócio; pai que viola a filha de menor de idade; filho que viola a mãe; irmão que viola a irmã, entre outros”, acentuou Ambrósio de Lemos.

A mais alta patente da Polícia Nacional adiantou que o agente policial deve situar-se de acordo com os dados fornecidos pelo cidadão, porque conhece melhor o seu campo social.

“O cidadão compreende melhor as relações e os comportamentos de diferentes grupos sociais”, lembrou o comandante Ambrósio de Lemos.

O professor universitário Bênção Cavila Abílio, que dissertava sobre o tema “Criminalidade actual em Angola e medidas para o seu combate: reflexão na perspectiva psicológica”, referiu que, em 2009, dos 42.293 crimes registados no país, os de ofensas corporais voluntárias simples, com 9.831, e os de furto, com 8.305, ocupam os lugares cimeiros.

“Podemos, assim, afirmar que a criminalidade real em Angola é um fenómeno altamente complexo, e de difícil medição, uma vez que, dificilmente, podemos chegar a uma aproximação sobre a sua realidade, sem usar os métodos que a criminologia e as ciências criminais sugerem”, disse.

Na óptica de Bênção Abílio, o combate à delinquência começa na escola ou igreja, numa idade em que ainda se consegue ensinar a criança a distinguir o bem e o mal.
http://angonoticias.com/
Imagem: http://4.bp.blogspot.com/_

Sem comentários:

Enviar um comentário