quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Máquina do Big Bang Bate incrível novo recorde


O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), conhecido como “a máquina do Big Bang”, registrou as primeiras colisões de prótons de alta energia. Físicos esperam que estas colisões ajudem na compreensão do fenômeno conhecido como matéria escura, a anti-matéria e, principalmente, dos eventos que levaram à criação do universo há 15 bilhões de anos.

As colisões registradas aconteceram no dia 22 de dezembro, e foram produzidas por dois feixes de partículas que circulavam em direções opostas a 1,18 trilhões de elétron-volts. O experimento Atlas, um dos quatro detectores de partículas do Colisor, detectou as colisões de prótons.

A energia dos prótons marca um novo recorde mundial de aceleração, e é o primeiro que registra colisões entre os feixes de prótons. Os operadores da máquina planejam mais colisões com energia mais baixa, para que os experimentos possam ser calibrados corretamente e o equipamento fique pronto para mais testes. Pesquisadores acreditam que no próximo ano os feixes possam chegar a 3,5 trilhões de elétron-volts. [MSNBC]

http://hypescience.com/25797-maquina-do-big-bang-bate-incrivel-novo-recorde/

Sem comentários:

Enviar um comentário