sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Mistério Resolvido: navio desaparecido há 169 anos, e cuja tripulação praticou canibalismo, é encontrado no Canadá







Esta história é descrita como um dos maiores mistérios vitorianos de todos os tempos. Dois navios com 129 homens a bordo e equipados com as melhores tecnologias da época simplesmente desapareceram sem deixar rastros. E agora, 169 anos depois, um deles foi encontrado.

http://oaprendizverde.com.br/

Em 1845, o comandante Sir John Franklin conduziu uma tripulação de 129 homens para o ártico canadense a bordo de dois navios: o HMS Erebus e o HMS Terror. Mas eles nunca voltaram.
Durante os onze anos seguintes, autoridades britânicas financiaram expedições de busca, mas nada foi encontrado, e o desaparecimento dos navios tornou-se um dos maiores mistérios da era vitoriana.
Nas décadas que se seguiram, descobriu-se que os navios foram abandonados pelos homens após ficarem presos no gelo em algum ponto perto da Ilha King William. Índios Inuit, habitantes milenares de regiões como o Canadá e Groelândia, disseram que devido às horríveis condições e fome extrema, os marinheiros começaram a brigar entre si e comer uns aos outros. Em outras palavras, para não morrerem de fome, a tripulação cometeu atos de canibalismo. As falas dos índios foram corroboradas por arqueólogos no começo do século passado, quando os ossos de alguns marinheiros foram encontrados com sinais de ranhuras causadas por dentes.
A maioria da tripulação era da região de Medway, sudoeste da Inglaterra. Embora a maioria deles tenha desaparecido sem deixar rastros, incluindo o próprio Sir John Franklin, um deles teria sido visto novamente por um parente.
John Hartnell, que fazia parte da tripulação junto a seu irmão no Erebus, foi um dos três marinheiros enterrados na ilha canadense de Beechey. Seu túmulo foi marcado com pedras e descoberto 139 anos depois por uma equipe de arqueólogos.
A descoberta do navio foi bastante comemorada na Inglaterra. O arqueólogo William Battersby disse que essa é a “maior descoberta desde o faraó egípcio Tutankhamon.”
O anúncio foi feito pelo governo canadense e não foi divulgado qual dos navios foi encontrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário