quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Curiosity encontra misterioso objeto metálico em rocha marciana





Uma imagem feita pelo robô Curiosity, em 30 de janeiro, agitou a internet na última semana, por conter um objeto estranho à paisagem arenosa e de pedras desgastadas: uma protuberância, aparentemente metálica, no meio de uma rocha marciana.
A fotografia foi feita logo depois de Curiosity ter feito seu primeiro buraco na superfície do planeta, para criar poeira diretamente da pedra e analisá-la em busca de sinais de vida.
Desde que a imagem ganhou a internet, novas fotografias foram divulgadas, como esta imagem em 3D (use óculos anaglifos para ver):
Basicamente, a protuberância parece diferente da rocha da qual está saindo, o que indica que deve ser feita de material mais resistente à erosão.
Só que se trata de um objeto pequeno, com não mais de 0,5 cm. Talvez seja uma intrusão metálica, ou o núcleo de um meteorito que ficou preso na rocha durante milhões de anos.
O objeto faz parte de uma imagem panorâmica, que pode ser conferida abaixo.
Quanto ao teste para encontrar vida, somente o pré-teste foi feito, e novos buracos estão sendo criados. A análise da areia de dentro do buraco vai dar uma ideia da história anterior da rocha.
Por enquanto, os minerais encontrados em uma outra perfuração são os melhores sinais de vida em Marte que já foram vistos. O trabalho prossegue na Cratera Gale, onde se espera que o impacto que a originou tenha trazido rochas muito antigas. [DailyMail, UniverseToday]
hypescience.