O que você obtém quando mistura xenônio, fluorido e submete a mistura a uma pressão semelhante à do centro da Terra? A ultra-bateria, capaz de armazenar mais energia condensada do que qualquer outra bateria no planeta!
O material usado para fazer a bateria é o difluorido de xenônio (XeF2), um cristal branco usado, atualmente, para unir condutores de silicone. O cristal então é colocado em um recipiente pequeno, que mede apenas 5 x 7,5cm – o recipiente possui dois pequenos fragmentos de diamante que pressurizam a substância em um espaço diminuto.
Normalmente, as moléculas do xenônio, por ser um gás nobre, ficam muito longe uma das outras, mas a pressão exercida pela célula faz com que elas se juntem. Quando a pressão alcança a marca de “um milhão de atmosferas”, as moléculas formaram estruturas metálicas em 3 dimensões, armazenando toda a energia mecânica (e uma quantidade enorme de energia).
Segundo especialistas, essa é a forma de armazenamento de energia condensada mais efetiva (sem contar a energia nuclear). As possíveis aplicações do material vão desde supercondutores até combustível.[io9]
Sem comentários:
Enviar um comentário