Para os entendidos do ramo, é muito importante que você faça uma minuciosa avaliação antes de escolher a cor do carro que pretende comprar. Há uma série de consequências, tais como a dificuldade ou facilidade em vender o veículo depois e a quantidade de sujeira que fica aparente. E um estudo da Holanda apresenta mais uma preocupação para os potenciais compradores de carro: algumas cores aumentam a chance do carro ser roubado.
As cores preta, azul e prata representaram, em 2009, 86% das vendas de carros novos. São as cores mais populares. Para focar o estudo em um tópico, os pesquisadores observaram quais os carros mais roubados entre os 15 modelos mais populares, com no máximo três anos de uso.
A partir de dados estatísticos sobre furtos de carros, eles descobriram que as cores mais populares são justamente as mais visadas por assaltantes. O carro azul, preto e prateado foi mais roubado do que o das demais cores, tais como verde, amarelo, vermelho, laranja, rosa… quanto mais o carro é visado por compradores, mais é visado por ladrões.
E a principal razão para essa preferência, segundo os pesquisadores, não é propriamente o fato de que carros com cores comuns passam despercebidos nas ruas e cores exóticas chamam uma indesejada atenção. Sem dúvida, esse fator também pesa na decisão, e é devido a isso, como também apurou a pesquisa, que eles preferem carros opacos aos brilhantes.
Mas o principal motivo é mesmo o maior valor que se consegue revendendo o veículo roubado para um receptador. De acordo com o estudo, 85% dos ladrões de carros o fazem para revender o automóvel – os demais 15% se dividem entre desmontar o carro para vender as peças ou usá-lo para algum outro tipo de assalto.
E o estudo percebeu que os ladrões estão sempre atentos à popularidade temporária dos carros para fazer essa escolha. Conforme um gráfico que compuseram, pode-se perceber que o carro vermelho teve grande popularidade de compra nos anos 90, período em que os roubos a veículos dessa cor também eram altos, apesar de chamar atenção da polícia nas ruas. Na última década, a procura por novos carros vermelhos caiu, e com ela foram reduzidos os assaltos nessa cor. [Life's Little Mysteries]
Sem comentários:
Enviar um comentário