terça-feira, 5 de outubro de 2010

Por que alguns comerciais de TV têm um volume muito maior do que os programas?


Você está tranqüilo, assistindo seu programa preferido, quando há um intervalo comercial – o volume da TV aumenta tanto que seus tímpanos parecem que vão estourar. Mas porque, afinal, isso acontece se você nem tocou no seu controle remoto? Seria uma jogada de marketing?

O congresso dos Estados Unidos criou uma lei que proíbe que as emissoras aumentem o volume na hora do intervalo comercial. Mas, segundo engenheiros de áudio, o problema não é apenas a legislação.

Basicamente, tudo depende de como o comercial é filmado. Se os aparelhos usados para a captação do som estão configurados para determinado volume é difícil arrumar o som da gravação depois dela, na hora da edição. E quando isso chega nas mãos do pessoal que trabalha nas emissoras, eles até tentam padronizar o volume para não ter discrepâncias muito grandes mas, por vezes, é impossível fazer isso sem comprometer a qualidade do som. E, para evitar ter um anunciante muito irritado com a emissora (além dos telespectadores) porque ninguém pôde escutar a propaganda, eles acabam deixando o anúncio mais alto mesmo.

Além disso, o efeito de aumento de volume é ainda mais perceptível quando você está ouvindo um talk show, por exemplo, cujos sons são, em grande parte, vozes humanas. O programa entra no intervalo e surge um anúncio, com uma trilha sonora mais chamativa – mesmo que a diferença de volume não seja tão expressiva, ele irá parecer mais alto.

Mas é óbvio que publicitários estão conscientes disso e podem, propositalmente, deixar os volumes de gravação mais altos para que seus anúncios também tenham um volume maior quando forem veiculados. O problema é que o consumidor associa a experiência completa do anúncio ao produto. Ou seja, se ele leva um choque com o aumento de volume de uma determinada propaganda, ele irá acabar com raiva da propaganda e, por conseqüência, raiva do produto. Assim que as empresas anunciantes tiverem consciência disso, é possível que a padronização do volume aconteça. [Gizmodo]

http://hypescience.com/por-que-alguns-comerciais-de-tv-tem-um-volume-muito-maior-do-que-os-programas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário