Você sabia que existem cerca de 6mil línguas diferentes no mundo? Segundo estimativas, a cada duas semanas a última pessoa que sabe algum idioma que não é mais usado morre. Então é de se surpreender que, em vez de testemunhar a morte de algum idioma em desuso, dois lingüistas tenham encontrado uma língua completamente desconhecida.
A linguagem é chamada Koro e é usada pelos 800 habitantes de uma pequena vila localizada nos pés do Himalaia (região que abriga outros 120 dialetos cujo uso não é muito popular – o lado indiano da cordilheira aparece na foto acima).
A descoberta do Koro é importante por que é uma língua simplesmente muito diferente. De acordo com seus descobridores, ela não soa e nem é estruturada como nenhuma outra língua que conhecemos.
Pense que a concepção que os habitantes dessa vila têm do mundo é completamente diferente da nossa, porque não há palavras exatamente equivalentes. Por exemplo, o “amor” como conhecemos não existe para eles, porque não há uma palavra que o descreva e sim alguma outra que descreve um fenômeno parecido.
Sabe aquela história de que a palavra “saudade” só existe em português? Exatamente – só que com um idioma inteiro. O Koro, até agora, não pode ser traduzido em outra língua. [Gizmodo]
Sem comentários:
Enviar um comentário