domingo, 8 de julho de 2012

ENIGMAS


 1)      COMO CONSEGUIRAM?
Dois camelos estavam no deserto virados em direções opostas. Um estava voltado para o leste e o outro diretamente para oeste. Como podem olhar um para o outro sem andar, virar-se ou sequer mexer as cabeças?
 http://www.iupe.org.br/ass/matematica/ENIGMAS.htm
2)      ABDUL, O JOALHEIRO
Certa noite entrou um ladrão na loja de Abdul. O ladrão encontrou uma gaveta cheia de diamantes. Sua primeira idéia foi leva-los todos, mas foi incomodado por sua consciência e decidiu contentar-se com a metade.
E assim, pegou metade dos diamantes e foi saindo da loja.
Mas então pensou: “Vou levar mais um”, e levou.
E então foi embora da loja depois de roubar a metade dos diamantes e mais um.
Estranhamente, poucos minutos depois, um segundo ladrão entrou na loja e pegou a metade dos diamantes restantes e mais um.
Depois um terceiro ladrão entrou e pegou a metade do resto e mais um.
Um quarto ladrão, entrou e roubou a metade dos que restavam e mais um.
E um quinto ladrão, não pegou nada porque todos os diamantes já tinham sido levados.
O problema é: quantos diamantes haviam inicialmente na gaveta?

3)      QUANTOS CAVALOS?
Um certo sultão tinha muitos cavalos. Certa vez, alguém lhe perguntou quantos eram eles, e a resposta foi a seguinte: Se você somar um quarto do número de cavalos a um terço do mesmo número, terá dez a mais que a metade do número de cavalos. Quantos cavalos tinha o sultão?

4)      A ÁRVORE MÁGICA
Uma certa árvore mágica, dobrava de altura a cada dia.
Foram necessários cem dias para que a árvore chegasse à sua altura final. De quantos dias ela precisou para chegar à metade desta altura?

5)      QUANTAS ESPOSAS?
Um certo homem tinha uma esposa a menos que seu irmão mais velho. O irmão mais velho, por sua vez, tinha uma esposa a menos que um tio dos dois. O irmão mais novo tinha apenas a metade das esposas do tio. Quantas esposas tinha cada um dos três?

6)      QUAL É A ALTURA DAS PLANTAS?
Temos duas plantas: uma dá flores vermelhas e a outra dá flores azuis. A planta da flor vermelha é sete centímetros mais alta que a da flor azul. Se a da flor vermelha fosse quatro centímetros mais baixa, teria o dobro da altura da planta que dá flores azuis. Qual é a altura das duas?

7)      UM ENIGMA MUITO ANTIGO
Foi formulado em 310 d.C. por um homem chamado Metrodoro.
Demócares viveu um quarto de sua vida como menino, um quinto como rapaz, um terço como proprietário, e mais treze anos depois disso tudo.
Quantos anos ele viveu ao todo?

8)      UM ENIGMA LÓGICO
Hassan era muito amigo de Ali e de Ahmed. E os seguintes fatos a respeito deles eram verdadeiros:
1.      Ou Ali ou Ahmed era o mais velho dos três.
2.      Ou Hassan era o mais velho ou Ali era o mais jovem.
Quem era o mais velho, e quem era o mais novo?
RESPOSTAS:

1)      Os dois camelos estavam um de frente para o outro o tempo todo, e assim voltados em direções opostas.

2)      O mais fácil é resolver o problema de trás para diante. O quarto ladrão deve ter encontrado 2 diamantes, o terceiro ladrão 6, o segundo ladrão 14 e o primeiro, 30.

3)      Ele tinha 120 cavalos. Esta resposta pose ser descoberta por tentativa e erro, ou então resolvendo a equação x/4 + x/3 = 10 + x/2.

4)      Ao contrário do que possa parecer, a resposta não é 50 dias e sim é 99 dias. No nonagésimo nono dia, a árvore atingiu à metade de sua altura plena; no dia seguinte, dobrou de tamanho e chegou à sua altura final.

5)      O irmão mais novo tinha 2, o irmão mais velho tinha 3, e o tio tinha 4.

6)      A planta que dá flores vermelhas tem dez centímetros de altura, e a que dá flores azuis tem apenas 3 centímetros, o que pode ser encontrado por tentativa ou por erro ou resolvendo as equações simultâneas v = 7 + a, e v – 4 = 2a (v para vermelho, a para azul).

7)      A resposta poderia ser obtida resolvendo a equação x/4 + x/5 + x/3 + 13 = x. Mas, prefiro a solução que apresento a seguir, baseada no senso comum: Um quarto, mais um quinto e mais um terço somam 47/60, de modo que os restantes 13/60 da vida de Demócares foram iguais a 13 anos. E 13/60 equivalem a treze de 60, logo a resposta é 60 anos.

8)      De acordo com o Fato 1, Hassan não pode ser o mais velho dos três, e portanto, com base no fato 2, Ali era o mais jovem de todos. Então de acordo, com o Fato 1, já que Ali não era o mais velho dos três, o mais velho só pode ser Ahmed. Assim, Ahmed é o mais velho, depois vem Hassan, e Ali é o mais novo.
Imagem: mfcmamonas.no.comunidades.net

Sem comentários:

Enviar um comentário