quinta-feira, 6 de maio de 2010

Conheça a “Flor-cadáver”


Se você é um apreciador de flores, vai ficar interessado (ou não) em conhecer uma espécie rara: a Titan Arum, chamada também de Flor-cadáver, desabrochou pela primeira vez em uma estufa na Universidade do Oeste de Illinois (EUA). Logo após o precioso momento, a flor exalou um potente cheiro de carne apodrecida.

Dê uma olhada (já que uma cheirada não seria muito desejável) na flor, que desenvolveu esse péssimo odor para atrair besouros e moscas que se alimentam de carne em putrefação. Esta flor, com mais de 1,10m de altura, está sendo cultivada naquela estufa desde a década de 1880.

Natural da Indonésia, a planta começou a desabrochar no domingo, e passou mais de meio dia aberta, até ser polinizada. Segundo um dos cultivadores, o cheiro esteve presente durante todo o tempo em que o vegetal permaneceu aberto, em especial no período de pico do desabrochar, quando a planta chega a elevar sua temperatura. O processo atinge este pico e depois decresce, mas a “Flor-cadáver” ainda cheirava mal quando tornou a se fechar.
[Live Science]

http://hypescience.com/conheca-a-“flor-cadaver”/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário