Há alguns meses publicamos que o controverso cientista Craig Venter prometia entregar aprimeira espécie de vida sintética até o final de 2009. Agora, o pesquisador estadunidense afirma que Synthia — a sigla da nova vida sintética que ele pretende criar — será feita em laboratório no início de 2010. Synthia é o nome popular para uma espécie que tem especificações genéticas mínimas para ter vida bacterial, baseadas no DNA de um micróbio chamado de Mycoplasma genitalium.
Em janeiro de 2008, Venter anunciou a criação do genoma sintético do M. genitalium, meses após demonstrar uma tecnologia que possibilita a inserção do DNA em uma célula bacterial viva. O cientista e sua equipe agora trabalham para permitir que o DNA inserido não seja rejeitado pela célula hospedeira.
Além desta pesquisa, outras equipes trabalham para construir células completamente sintéticas. O pesquisador George Church, da Universidade de Harvard, anunciou recentemente que sua equipe criou um ribossomo com um sistema de auto-montagem de proteínas. A equipe acredita que o próximo passo, que deve acontecer já em 2010, será fazer com que os ribossomos sintéticos se auto-repliquem. [New Scientist]
Sem comentários:
Enviar um comentário