Da mesma forma que você amarra o cadarço de seus tênis, a luz pode ser amarrada
Quando você vê a luz que sai daquelas ponteiras laser que eram moda há alguns anos atrás, não imagina que a luz faz desvios e curvas, pois o raio parece reto. Mas, na verdade, a luz viaja como em um riacho – fluindo – e pode fazer ondas e redemoinhos.
Esses redemoinhos de luz são chamados de vórtices ópticos. A intensidade de luz próxima desses vórtices pode chegar a zero. E a luz que percebemos está cheia desses vórtices, mesmo que não notemos os pontos escuros.
Os pesquisadores descobriram que esses vórtices podem ser criados com hologramas, que podem dirigir o fluxo da luz. Para criar esses nós, eles expuseram um laser a uma série de hologramas. Os hologramas agem como um obstáculo no caminho da luz e faz com que parte da luz mude de intensidade ou se desvie.
O uso do laser da forma atual pode sofrer várias mudanças com a nova descoberta. E, para você que se interessou pelas imagens e quer fazer seus próprios nós de luz, os ingredientes são “simples”: hologramas e um raio laser. [LiveScience]
Sem comentários:
Enviar um comentário