Uma pesquisa de administradores do Google está estudando os efeitos, na sociedade, das milhões de postagens diárias nesses espaços da web. Segundo eles, basta observar, quantitativamente, o que mais é escrito pelos usuários do mundo todo, para que se tenha um indicativo do que o povo quer; e assim podem-se fazer projeções do que está por vir.
Tudo começou quando eles fizeram uma pesquisa sobre procura de carros. As conversas na internet, em que se discutiam preferências sobre esta ou aquela marca, determinado modelo, davam pistas muito fiéis sobre o ranking de vendas de automóveis no mês seguinte.
Mas os pesquisadores garantem que a avaliação não funciona apenas para pesquisas de mercado. Estudos profundos na população podem ser feitos a partir dos meios de comunicação virtual. Durante a campanha eleitoral de Barack Obama rumo à Casa Branca, o pessoal do Google já anteviu a vitória graças às postagens no Twitter.
Algumas previsões podem também ter utilidade direta para as pessoas. A partir da pesquisa em que o termo “procura de empregos” apareceu postado, foi possível fazer uma projeção da taxa de desemprego daquele ano. Outro exemplo: procurando por lá determinados nomes de marcas e produtos, é possível saber o que está sendo mais vendido. A filosofia deles, assim, é algo como “diga-me o que twittas e te direi quem és”. [New Scientist]
Sem comentários:
Enviar um comentário