Um homem que esteve inconsciente por cinco anos conseguiu se comunicar com seus médicos usando apenas seus pensamentos. Esse novo estudo indica que a comunicação com pessoas em coma profundo é possível.
O paciente, que teve dano cerebral causado por um acidente de carro, conseguia responder perguntas simples com “sim” ou “não” do tipo “o nome do seu pai é Thomas?”. Os especialistas dizem que isso significa que o procedimento deve ser tentado em todos os pacientes em coma.
Após detectar sinais de que ele estava, de certa forma, alerta, os médicos pediram que o paciente tentasse responder sim ou não para as perguntas. A comunicação “tradicional” foi impossível, mas eles puderam ler as respostas nas ondas cerebrais da pessoa.
» Depois de 23 anos médico descobre que paciente não estava em coma
O paciente respondeu corretamente a todas as perguntas dos médicos, surpreendendo a todos. O método usado pelos cientistas, chamado FMRi, tem 100% de acerto no cérebro de uma pessoa normal, mas nunca havia sido usada em uma pessoa em estado vegetativo.
A comparação das respostas de um paciente saudável para sim e não (acima) com as respostas do paciente em estado vegetativo
A descoberta, além de representar uma grande mudança na forma com que os pacientes em coma são tratados, poderá alimentar ainda mais a polêmica sobre a questão da eutanásia? [Reuters]
http://hypescience.com/27504-comunicacao-coma-comunicar-se-com-pessoa-em-coma/
Sem comentários:
Enviar um comentário