quinta-feira, 25 de junho de 2009

China bloqueia acesso ao Google


O site global do Google foi bloqueado esta noite na China, com o regime autoritário de Beijing a marcar uma escalada nas restrições no acesso a informação de fora do país, avança o Financial Times.

JORNAL DE NEGÓCIOS

Patrícia Abreu
pabreu@negocios.pt


O site global do Google foi bloqueado esta noite na China, com o regime autoritário de Beijing a marcar uma escalada nas restrições no acesso a informação de fora do país, avança o "Financial Times".

De acordo com o jornal, as tentativas para aceder ao Google.com e ao Gmail de diferentes computadores em Beijing às nove da manhã locais falharam, mas os sites podiam ser acedidos a partir de servidores por requisição, um sinal que um site está a ser bloqueado pela censura. O serviço, pelo menos em Beijing, voltou duas horas depois.

O bloqueio teve lugar depois do Google aparentemente ter resistido a uma ordem para restringir o acesso a sites estrangeiros através do Google.cn.

“Recebemos relatórios que a maioria dos utilizadores não podem aceder ao Google.com na China. Estamos a investigar o assunto e esperamos que o serviço seja restaurado rápido”, adiantou o Google em comunicado, citado pelo FT.

Os media locais ligados ao regime político acusaram ontem o motor de busca de permitir o acesso a sites de fora da china através do Google.cn, apesar do governo ter suspenso o acesso na semana passada.

Sem comentários:

Enviar um comentário