Quem
quer que tenha lido a Bíblia sabe que tem muitos camelos nela. Eles aparecem
mais de quarenta vezes no Antigo Testamento, a maior parte no livro do Gênesis,
como no versículo em que Abraão manda um servo com camelos procurar uma noiva
para seu filho (Gênesis 24:10).
Entretanto,
uma nova pesquisa aponta que não poderia ter nenhum camelo no Gênesis. O motivo
é simples – os historiadores acreditam que estas histórias estão ambientadas
entre os anos 2000 e 1500 aC, e o camelo teria sido introduzido em Israel entre
930 e 900 aC.
Para chegar a esta informação, datação de radiocarbono
foi utilizada em evidências recuperadas de escavações (ossos de camelos
recolhidos de minas de cobre). Tudo começou com uma constatação interessante –
os ossos só apareciam em camadas datadas do final do século 10 e por todo o
século 9 aC.
Este período coincide com a invasão do rei egípcio
Sheshonq I, conhecido na Bíblia como Sisaque (I Reis 14:25-26, II Crônicas
12:5-9), no ano 925 aC, levando à especulação de que talvez os dois eventos
estejam conectados.
Uma das hipóteses é que após a conquista de Israel e
Judá, o faraó reorganizou a extração e comércio de cobre, e introduziu os
camelos como um meio mais eficiente de transporte, substituindo as mulas e
jumentos usados anteriormente.
As consequências econômicas e sociais deste gesto simples
provavelmente foram imensas – os grandes desertos do Levante não podiam ser
atravessados de jumento ou mula, mas o camelo podia ser usado para viajar de
oásis para oásis.
Mas onde teria sido domesticado o camelo? A melhor
candidata é a região da Península Arábica, no início do primeiro milênio aC. A
análise do perfil da mortalidade dos esqueletos dos camelos que foram escavados
– sexo, lesões nos ossos das patas decorrentes de estresse repetitivo como
animais de carga, etc – leva a esta conclusão.
E os camelos já eram velhos conhecidos dos moradores
daquela região. Escavações encontraram ossos de camelos de períodos anteriores,
talvez até mesmo antes do Neolítico (cerca de 9700 aC), só que provavelmente
eles eram animais selvagens e livres, que nunca tiveram que carregar um lingote
de cobre.
E os camelos dos patriarcas, como ficam? A explicação
mais plausível é que a história foi escrita muito tempo depois que ela
aconteceu ou da época a que ela se refere. Os estudiosos apontam que o Gênesis
tem partes, como a história de Noé, que foram escritas durante o exílio
babilônico, séculos depois dos patriarcas, e décadas depois do reinado de Davi.
Vivendo em um mundo que há séculos usava os camelos, não parecia lógico
escrever uma história sobre um patriarca e não dar a ele camelos, muitos
camelos. [Universidade de Tel Aviv, New York Times, National Geographic]
hypescience
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