segunda-feira, 22 de julho de 2013

Fotógrafo pega fogo ao tirar foto de vulcão


Você talvez já tenha se deparado com essa fotografia emblemática, que tem rodado a internet nos últimos dias. Nela, o fotógrafo especializado em registrar imagens de vulcões, Kawika Singson, aparece com seu tripé durante uma sessão de fotos justamente de um vulcão ativo. A lava, no entanto, estava tão quente que chegou a provocar chamas no tênis e na base do tripé de Singson. A foto foi tirada por seu colega Chris Hirata.
O fotógrafo escolheu essa imagem como foto de capa do seu perfil no Facebook e adicionou a seguinte descrição: “Sempre tentando ser criativo, pensei que seria muito legal (e quente!) tirar uma foto da lava com meus sapatos e meu tripé em chamas ao fotografar a lava, de modo que foi isso que fiz”, escreveu.
Perguntado sobre a veracidade da imagem, Singson diz com convicção: “A lava é real, as chamas são reais e estava realmente quente! Eu consegui suportar o calor apenas por alguns segundos”.
A foto foi tirada no dia 4 de julho em algum lugar no Havaí. No entanto, mesmo após muito ser questionado sobre isso, Singson não quis dar as localizações exatas. “É um segredo, e além disso eu não quero que as pessoas vão lá para se machucar”, disse.
Singson diz que esta é a primeira vez que alguma peça de roupa sua ou equipamento pega fogo devido à proximidade de lava. Seus sapatos já haviam soltado fumaça antes, mas nunca realmente entrado em chamas.
Nem é preciso advertir que você não deve tentar esta façanha em casa (ou no vulcão mais perto dela). Isso é incrivelmente perigoso devido ao fato de que é possível cair na lava derretida logo abaixo, uma vez que apenas uma fina camada de pedra separam, no caso, o fotógrafo da lava. A situação é semelhante à de uma camada pouco espessa de gelo em cima de um lago congelado. Singson confirma. “Havia apenas uma fina camada de rocha sólida em cima do magma”.
Kawika Singson é um fotógrafo de paisagem baseado em Kailua-Kona, no Havaí, especialista em registrar situações da vida selvagem de sua terra. Uma das características de suas fotografias é o local onde são feitas, geralmente em pontos de difícil acesso ao público. Você pode curtir mais do trabalho de Singson em seu site oficial. [Bored Panda e Petapixel]
http://hypescience.com/