segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Teorias astronômicas tentam explicar Estrela de Belém


Aos fiéis, pode parecer blasfemo questionar uma imagem tão forte do Natal como a estrela de Belém, mas sua possível existência vem sendo objeto de um acalorado debate astronômico há décadas. Seria possível que algum evento cósmico real pudesse ter direcionado os Três Reis Magos, como relata a tradição cristã, ao local onde Jesus nasceu?

Por Redação, com BBC - de Londres
http://correiodobrasil.com.br/imagens/bbc.gif  http://correiodobrasil.com.br
Esse debate requer uma grande premissa – de que a história da estrela e da viagem sejam verdadeiras. O astrônomo David Hughes, da Universidade de Sheffield, publicou seu primeiro trabalho com a revisão de teorias sobre a famosa estrela nos anos 1970. Após passar muitos anos estudando as explicações astronômicas e revisando histórias bíblicas associadas, ele é hoje um especialista no assunto.
Os três reis seriam sábios religiosos de um grupo de astrônomos e astrólogos reverenciados na Babilônia antiga. Eles estudavam as estrelas e os planetas e interpretavam o significado por trás de eventos cósmicos. Qualquer coisa muito rara era considerada um presságio, então a estrela deveria ter sido tanto rara quanto visualmente espetacular. Além disso, diz Hughes, ela teria uma mensagem muito clara para os Magos.
Isso leva o astrônomo a concluir que a estrela de Belém provavelmente não era uma estrela e que provavelmente o fenômeno estava relacionado a mais do que um único evento.
Conjunção tripla
Representações mais comuns dos Três Reis Magos mostram estrela de Belém como cometa
– Se você ler a Bíblia com cuidado – diz Hughes – os Magos viram algo quando estavam em seu próprio país, provavelmente a Babilônia, então viajaram até Jerusalém e foram falar com o rei Herodes.
Segundo a história, os Magos contaram a Herodes sobre o sinal que tinham visto e, segundo Hughes, “quando saíram de Jerusalém para Belém, eles viram algo de novo”.
A melhor explicação de Hughes para essa série de eventos é algo conhecido como conjunção tripla entre Júpiter e Saturno – com os dois planetas aparecendo próximos no céu por três vezes em um curto período.
– Isso acontece quando você tem um alinhamento entre o Sol, a Terra, Júpiter e Saturno – explica Hughes.
Tim O’Brien, diretor-associado do Observatório Jodrell Bank, em Cheshire, na Inglaterra, sugere que isso teria parecido fora do comum.
– É incrível o quanto nossa atenção é atraída quando vemos dois objetos muito brilhantes se juntando no céu – explica.
E uma vez que os planetas se alinhem em suas órbitas, a Terra “ultrapassa” os outros, o que significa que Júpiter e Saturno pareceriam então mudar de direção no céu da noite.
– Naquela época, as pessoas se guiavam muito pelos movimentos dos planetas – diz O’Brien.
O que é ainda mais significativo é que o evento teria ocorrido na constelação de Peixes, que representa um dos signos do zodíaco.
– Você somente teria uma conjunção tripla como essa a cada 900 anos – diz ele, então para os astrônomos da Babilônia há 2 mil anos isso teria sido o sinal de algo muito significativo.
Seta sobre a Terra
A segunda explicação mais comum para a estrela de Belém é a de um cometa muito brilhante. Apesar de serem certamente espetaculares e etéreos em suas aparições, eles são essencialmente “grandes e sujas bolas de neve” viajando pelo espaço.
– Quando eles chegam próximos do Sol, esse gelo derrete e os ventos solares sopram esse material para o espaço, então você tem a cauda de matéria saindo do cometa – explica O’Brien.
Essa cauda, que aponta para o lado oposto do Sol, é uma das coisas que tornou a ideia de um cometa como a estrela de Belém popular, explica Hughes.
– Muitas pessoas já disseram que os cometas parecem observar a Terra de cima, porque parecem às vezes como uma seta – diz Hughes.
O registro mais antigo de uma aparição foi a de um cometa brilhante que apareceu na constelação de Capricórnio no ano 5 a.C., registrada por astrônomos na China. Outro candidato menos provável, mas mais famoso, é o cometa Halley, que esteve visível por volta do ano 12 a.C.
Aqueles que apostam nessa teoria argumentam que o cometa de 5 a.C estaria no hemisfério sul do céu visto de Jerusalém, com a cabeça do cometa próximo ao horizonte e a cauda apontando verticalmente para cima.
– Muitas pessoas gostaram da ideia do cometa, então ele aparece bastante nos cartões de Natal. O problema é que eles não são tão raros. Eles também eram algo comumente associados a eventos como morte, doença e desastre. Então, se ele contivesse uma mensagem, seria um mau presságio – observa Hughes.
‘Boa candidata’
Outra teoria é a de que a estrela era a luz do nascimento de uma nova estrela, ou nova. Há registros – novamente de astrônomos do Extremo Oriente – de uma estrela nova na pequena constelação de Áquila em 4 a.C.
– As pessoas que gostam dessa teoria dizem que essa nova estrela estaria posicionada diretamente sobre Jerusalém – diz Hughes.
Robert Cockcroft, gerente do planetário McCallion, da Universidade McMaster, em Ontário, no Canadá, diz que uma estrela nova é “uma boa candidata” para a estrela de Belém.
– Ela pode ‘aparecer’ como uma nova estrela em uma constelação e apagar novamente nos meses seguintes. Ela também não é muito brilhante, explicando por que não temos nenhum registro dela no Ocidente – explica.
Cockcroft sugere que isso também teria dado aos Três Reis Magos algo para seguir. Enquanto outros “presságios” poderiam ser necessários para levar os Magos a viajar na direção oeste a Jerusalém, ele diz, eles levariam meses para chegar lá, “quando Áquila e a nova estrela teriam subido no céu para aparecer ao sul”.
– Belém fica ao sul de Jerusalém, então os Magos poderiam ter ‘seguido’ a estrela até Belém – afirma.
Teorias improváveis
Outras teorias mais improváveis, mas divertidas, também foram propostas ao longo dos anos, comenta Hughes. Uma que ele descreve como particularmente pouco provável foi sugerida em 1979 em um trabalho acadêmico do astrônomo grego George Banos. Ele propôs que a estrela de Belém era na verdade o planeta Urano.
Banos sugeriu que os Magos teriam descoberto o planeta quase 1.800 anos antes de o astrônomo William Hersche ter registrado formalmente a descoberta, em 1781.
– Sua ideia era de que os Magos descobriram Urano, que o planeta era a estrela de Belém e que eles então tentaram acobertar a descoberta – explica Hughes. 
Imagem: A estrela de Belém teria guiado os Três Reis Magos até o local onde nasceu Jesus

Três mil vespas asiáticas mortas a maçarico


Um ninho com um metro de altura e com cerca de três mil vespas asiáticas foi ontem à noite destruído a maçarico na zona de Real, em Braga. Os vizinhos tinham alertado Alfredo Marques, apicultor que reside naquela zona, que percebeu de imediato que se tratava de uma espécie invasora.

NUNO CERQUEIRA http://www.jn.pt

"Esta vespa veio da China para França e está a espalhar-se pela Europa. Atualmente os franceses têm brigadas de combate a este tipo de vespa", explicou, enquanto a PSP de Braga cortava a variante de Real, sob o olhar de centenas de curiosos que temiam um ataque "asiático". "Da China só vem porcaria", protestava um habitante na zona, enquanto as autoridades realizavam um perímetro de segurança.
Uma vez que o ninho estava a 15 metros de altura, numa árvore junto ao Hospital Veterinário, os Sapadores de Braga utilizaram um auto-escada para se aproximarem. "Vamos queimar, pois é uma das formas de combater esta vespa que destrói as produções de mel dos apicultores", explica Luís Quinteiro, da loja Colmeia.
"É uma vespa agressiva. O veneno que contém é suficiente para inchar um braço. Um pouco por todo o Alto Minho é uma ameaça séria", refere o apicultor. O ninho de vespas foi queimado e a combustão durou cerca de vinte minutos, sob o olhar de muita gente.
foto Paulo Jorge Magalhães / Global Notícia
O ninho estava a 15 metros de altura, numa árvore junto ao Hospital Veterinário


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Calendário maia termina e milhares ao redor da Terra esperam o fim do mundo


O alinhamento planetário que os terráqueos começam a observar, sentir e participar, a partir desta quinta-feira, acontecerá entre esta sexta e o domingo, com seu ápice entre 11:16 hs e 11:26 hs da manha do dia 22 de Dezembro.

http://correiodobrasil.com.br

O planeta Terra, a Lua e o Sol estarão alinhados com Alcyone, a estrela maior, o centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Astrologicamente marca um momento especial por tratar-se de um evento que ocorre a cada 25 mil anos e encerra o calendário estruturado pela civilização Maia. Segundo um especialista ouvido pelo Correio do Brasil, “as energias planetárias se organizam especialmente, levando-nos a viver um momento cósmico onde uma extraordinária oportunidade estará disponível, para que muitos possam passar por uma iluminação. É esperado que milhões de almas se beneficiem desta oportunidade espiritual única”, afirmou a escritora britânica Diana Cooper, autora do livro livro Angel Answers.
Esta é a esperança de milhares de turistas que subiram uma montanha com forma de pirâmide na região sudeste da Sérvia. Segundo algumas testemunhas, o local emite ondas eletromagnéticas benéficas. A região da montanha Rtanj, de 1.570 metros de altura, “não tem mais quartos vagos”, afirmou à agência francesa de notícias AFP Nebojsa Gajic, gerente do hotel Rtanj, um dos poucos da região.
– Temos 30% a mais de turistas que nos anos anteriores. Talvez pela história do fim do mundo, mas também por um seminário marcado para 20 de dezembro. Muitas pessoas ligaram e suplicaram por um quarto para que pudessem sobreviver – relata Gajic.
Além dos turistas tradicionais sérvios, muitos europeus viajaram para a região.
– Nunca tivemos tantos estrangeiros nesta época do ano – afirmou Marina Zikic, secretária de Turismo de Boljevac, município onde fica Rtanj. Zikic destacou, no entanto, que grande parte das reservas dos hotéis foi motivada pelo seminário “Espírito de Rtanj”, que reúne cientistas de diferentes orientações atraídos pela insólita geografia do local.
Desespero na China
A despedida do mundo, no entanto, é mais tumultuada na China. Quase mil integrantes da seita Deus Todo-poderoso, que prega o fim do mundo em 21 de dezembro em coincidência com a suposta profecia maia, foram detidos em várias províncias chinesas. Ao todo, mais de 400 detenções foram anunciadas na véspera pelas autoridades da província de Qinghai (noroeste), 357 integrantes da seita foram investigados e detidos na província pobre de Guizhou (sudoeste).
No Cantão (sul da China) outros 27 membros da seita foram detidos na cidade de Foshan. Em Wuxi, foram registradas dezenas de detenções, assim como na Mongólia Interior (norte), em Jiangxi e Fujian (sudeste) e em Xinjiang (noroeste). O grupo Deus Todo-poderoso, fundado no início dos anos 1990 na província central de Henan, foi incluído na lista de seitas proibidas em 1995 e seu fundador, Zhao Weishan, fugiu para os Estados Unidos. Esta seita também fez um pedido a seus adoradores para derrubar o Partido Comunista chinês, a quem chama de “grande dragão vermelho”, e promete aos seus fiéis uma nova era dirigida por um Cristo feminino.
As ideias de apocalipse aumentaram na China depois do sucesso do filme “2012″, em parte inspirado pela suposta profecia vinculada ao fim do mundo pelo calendário maia.
Em segurança
Para quem preferir ver o fim do calendário maia na França, as autoridades daquele país prepararam um esquema especial para impedir a superlotação de um pequeno vilarejo que, segundo líderes de grupos esotéricos, oferece a salvação nesta sexta-feira. A fama da cidade de Bugarach, no sudoeste do país, como centro “místico” e “mágico”, aumentou nos últimos anos, graças à imprensa e à ação de grupos esotéricos na internet.
Muitos sites circulam, há anos, boatos sobre o vilarejo, que fica na encosta de uma montanha com o mesmo nome. O local seria “um estacionamento de ovnis (objetos voadores não identificados)”, um local “sagrado” que ofereceria refúgio para quem quisesse escapar do “apocalipse” de 21 de dezembro. Essa data, segundo profecia baseada em interpretações do calendário maia, marcaria o fim de uma era de 5 mil anos – para alguns, o “fim do mundo”.
Em entrevista à agência britânica BBC, porém, Éric Freysselinard, secretário de segurança pública da região do Aude, onde fica Bugarach, afirma que “essas histórias de extraterrestres e de apocalipse não têm nenhum fundamento”.
– Vai fazer frio, chover e não vai acontecer nada ali. Por razões de segurança, vamos bloquear os acessos ao vilarejo se houver muita gente – disse ele.
Freysselinard, que quer evitar a entrada de grupos de “pessoas agitadas” (fanáticas) em Bugarach, afirmou que irá adaptar o esquema de segurança em função da evolução da situação “e do comportamento dos visitantes”. Uma centena de policiais e bombeiros, foram deslocados para a cidade na última quarta-feira, como parte das medidas de segurança, que ficarão em vigor até o dia 23 deste mês.
Os policiais ergueram barreiras nas estradas ao redor para controlar o fluxo de veículos. O camping local ficará fechado no período e passeios na montanha estão proibidos, como também a realização de festividades nas ruas. O acesso ao pico da montanha de Bugarach, com 1,2 mil metros de altura, também está proibido. Não será possível nem sobrevoá-lo até o dia 23. Apenas os moradores, que receberam um passe, e pessoas autorizadas podem circular livremente pelo vilarejo.
Conversa fiada
Presidente da Rússia, o ex-agente do serviço secreto (KGB, na sigla em russo) Vladimir Putin faz pouco de toda essa movimentação. Ele afirmou, nesta quinta-feira, que o fim do mundo irá ocorrer, sim, mas em 4,5 bilhões de anos, e não no dia 21 de dezembro, porque “é o funcionamento de nosso sol”. No entanto, disse que não tem medo do momento no qual “o reator se apagará e tudo terá terminado”.
– Por que ter medo se é inevitável? – questionou o presidente russo.
A data, na América Central e no México, será celebrada no dia 21 de dezembro como o fim de uma grande era no calendário maia. Nesta sexta-feira, muita gente vai olhar para o céu e pensar:
– Os maias estavam enganados!.
Essas pessoas não sabem, mas estarão imitando um ritual diário protagonizado centenas de anos atrás por indivíduos de uma das civilizações mais sábias que já habitaram o planeta Terra. Os maias eram fascinados pelas estrelas. Sem telescópios, sustentavam os estudos em observações a olho nu. Mesmo assim, obtiveram desempenho notável em descrever as posições do Sol, da Lua, de Marte e Vênus. Tanto é que o propalado calendário maia – na verdade, uma conjunção de calendários diferentes, interligados e cíclicos – é muito preciso, embora não se contasse com instrumentos científicos utilizados hoje.
Um ciclo termina nesta sexta-feira. E outro começa imediatamente: “O tempo para eles era cíclico, portanto nada mais natural do que acabar um e começar outros”, explica o historiador Vinícius de Lima Borba.
– A crença ainda via essa troca de calendário como uma troca de ‘humanidade’ – daí dizer que a nossa vai acabar para começar outra – concluiu, sobre o calendário Maia. 

domingo, 16 de dezembro de 2012

Encontrada herdeira de fortuna secreta


Um homem de 69 anos morreu, na casa que habitava sozinho, na cidade de Carson City, no Estado americano de Nevada, e as autoridades ficaram surpreendidas ao encontrar, na garagem, uma fortuna em barras e moedas de ouro. Esta semana, foi encontrada a única herdeira deste milionário secreto.


As autoridades americanas ficaram surpreendias ao encontrar sete milhões de dólares (mais de cinco milhões de euros) em barras e moedas de ouro na casa de um homem, de 69, anos que morreu, em Carson City, no Estado de Nevada.
Walter Samaszko Jr. vivia sozinho e tinha apenas 200 dólares (cerca 153 euros) numa conta bancária. Era muito reservado e diz quem o conheceu que "odiava o governo".
Em junho, os vizinhos chamaram as autoridades devido ao cheiro nauseabundo que vinha da casa de Walter. Foi então que encontraram o corpo do homem, que estaria morto há um mês, na sequência de problemas cardíacos.
Na sua propriedade, descobriram-se diversas barras e 2695 moedas de ouro, algumas datadas dos anos 1880, guardadas em caixas na garagem.
Quando o caso se tornou público, várias pessoas alegaram que eram familiares do falecido... mas só na semana passada as autoridades de Carson City anunciaram ter encontrado a única herdeira da fortuna de Walter, com base numa rigorosa pesquisa genealógica.
Imagem: Walter Samaszko Jr. tinha fortuna desconhecida
foto DR