terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Radiação misteriosa é encontrada no centro da Via Láctea


Novas imagens da missão espacial europeia Planck mostram ilhas desconhecidas de formação estelar e um misterioso brilho de emissões radioativas em nossa Via Láctea.
“As imagens revelam dois aspectos interessantes da nossa galáxia”, afirma o cientista da missão, Krzysztof M. Gorski. “Elas mostram um brilho ao redor do centro da galáxia, e gás gelado aonde nunca vimos antes”.
“O brilho vem da região que circunda o centro da galáxia e parece uma forma de energia produzida quando os elétrons aceleram através de campos magnéticos”, comenta outro cientista, Davide Pietrobon.
“Nós estamos em um quebra-cabeça, porque esse campo brilha mais em ondas mais curtas do que a luz similar emitida em todo o resto da galáxia”, adiciona Gorski.
Várias explicações foram propostas para esse comportamento diferente.
“As teorias incluem um grande número de supernovas, ventos galácticos e até a aniquilação de partículas de matéria escura”, afirma Greg Dobler, colaborador do projeto.
A radiação só pode ser percebida depois que todas as outras fontes de emissão, como nevoeiro galáctico e sinais de monóxido de carbono, foram identificadas e removidas da lista de possibilidades. [ScienceDaily]
http://hypescience.com/radiacao-misteriosa-e-encontrada-no-centro-da-via-lactea/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
Hypescience

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Despertar dos Mágicos (76). Os ritos mágicos e a verdadeira poesia não têm outra finalidade.


Os sonhadores vêem através das malhas um mundo quadriculado, só distinguem aberturas enganadoras, agem em conseqüência e não sabem que esses quadros são apenas os fragmentos insensatos de um todo enorme.

Louis Pauwels e Jacques Bergier. DIFEL

Esses sonhadores não são, como talvez o suponhas, os lunáticos e os poetas; são os trabalhadores, os sem repouso do Mundo, os possessos da loucura de agir. Assemelham-se a escaravelhos feios e laboriosos que se arrastam ao longo de um cano liso para nele mergulharem ao chegar lá acima. Dizem que velam, mas aquilo que julgam uma vida não é em realidade senão um sonho, determinado antecipadamente nos mínimos pormenores e subtraído à influência da sua vontade. Existiram e ainda existem alguns homens que souberam que sonhavam, os pioneiros que avançaram até aos baluartes atrás dos quais se esconde o eu eternamente desperto - videntes como Descartes, Schopenhauer e Kant. Mas eles não possuíam as armas necessárias para a tomada da fortaleza e o seu apelo ao combate não acordou os adormecidos. Velar é tudo.
O primeiro passo para esse objetivo é tão simples que qualquer criança o pode dar. Só aquele que tem o espírito falsificado esqueceu como se caminha, e mantém-se paralisado sobre os seus dois pés, pois não se quer privar das muletas que herdou dos
seus antecessores. Velar é tudo.
Vela em tudo o que fazes! Não te julgues já desperto. Não, tu dormes e sonhas.
Reúne todas as tuas forças e espalha um instante pelo teu corpo este sentimento: agora, eu vejo!
Se o conseguires, reconhecerás imediatamente que o estado no qual te encontravas surge então como uma modorra e um sono.
É o primeiro passo hesitante do longo, muito longo percurso que leva da servidão ao completo poder.
Desta forma avança, de despertar em despertar.
Não existe pensamento tormentoso que desta maneira não possas banir. Ele fica para trás e já não te pode atingir. Estendeste sobre ele como a copa de uma árvore se eleva por sobre os ramos secos.
As dores afastam-se de ti como folhas mortas quando essa vigília se apossa igualmente do teu corpo.
Os banhos gelados dos brâmanes, as noites de vigília dos discípulos de Buda e dos ascetas cristãos, os suplícios dos faquires não são mais que os ritos estereotipados indicando que ali se erguia outrora o templo daqueles que se esforçavam por velar.
Lê as escrituras Sagradas de todos os povos da Terra. Em cada uma delas passa comoum fio vermelho a ciência dissimulada da vigília. É a escada de Jacob, que combate toda a noite com o anjo do Senhor, até que chegue o dia e obtenha a vitória.
Deves subir, um após outro, os degraus do despertar, se queres vencer a morte.
O degrau inferior já se chama: gênio.
Como devemos nós chamar os degraus superiores? Ficam desconhecidos da multidão e são tidos como lendas.
A história de Tróia foi considerada uma lenda, até que finalmente um homem arranjou coragem de investigar por si próprio.
Sobre esse caminho da vigília, o primeiro inimigo que encontrarás será o teu próprio corpo. Ele lutará contigo até ao primeiro cantar do galo. Mas se vislumbrares a luz da vigília eterna que te afasta dos sonâmbulos que supõem ser homens e ignoram que são deuses adormecidos então o sono do teu corpo desaparecerá também e o Universo submeter-se-á a ti.
Então poderás operar milagres, se quiseres, e já não estarás reduzido, como um humilde escravo, a esperar que um cruel e falso deus seja suficientemente amável para te cumular de presentes ou te cortar a cabeça.
Há evidentemente a felicidade do bom cão fiel: servir um amo. Ela deixará de existir para ti - mas sê franco para contigo próprio: gostarias tu, mesmo agora, de trocar o lugar com teu cão?
Não te deixes apavorar pelo medo de não atingires o objetivo nesta vida. Aquele que descobriu este caminho regressa sempre ao mundo com uma maturidade interior que lhe torna possível a continuação do seu trabalho. Ele nasce como gênio.
O caminho que te mostro está semeado de acontecimentos estranhos: mortos que conheceste hão-de erguer-se e falar-te! São apenas imagens. Silhuetas luminosas aparecer-te-ão para te abençoar. São apenas imagens, formas exaltadas pelo teu corpo que, sob a influência da tua vontade transformada, morrerá de uma morte mágica e se tornará espírito, tal como o gelo, atingido pelo fogo, se dissolve em vapor.
Quando tiveres abandonado em ti o cadáver é que então poderás dizer: agora o sono afastou-se de mim para sempre. Então dar-se-á o milagre em que os homens não acreditam - porque, enganados pelos seus sentidos, não percebem que matéria e força são a mesma coisa - nem compreendem, esse milagre que, mesmo se o enterrarem, não haverá cadáver no caixão.
Só então poderás diferenciar o que é realidade ou aparência. Aquele que tu encontrares só poderá ser um dos que seguiram o caminho antes de ti.
Todos os outros são sombras.
Até ali tu não sabes se és a criatura mais feliz ou a mais infeliz. Mas nada receies. Nem um sequer dos que seguiram pelo caminho da vigília, mesmo se alguma vez se perdeu, jamais foi abandonado pelos seus guias.
Quero dar-te um sinal pelo qual poderás reconhecer se uma aparição é realidade ou miragem: se ela se aproxima de ti, se a tua consciência se perturba, se as coisas do mundo exterior são vagas ou desaparecem, desconfia. Acautela-te! A aparição não passa de uma parte de ti próprio. Se não a compreendes, é apenas um espectro sem consistência, um gatuno que consome uma parte da tua vida.
Os gatunos que adquirem a força da alma são piores do que os gatunos do Mundo. Atraem-te como fogos-fatuos nos pântanos de uma esperança enganadora, para te deixarem só nas trevas e desaparecerem para sempre.
Não te deixes enganar por nenhum milagre que eles pareçam fazer por ti, por nenhum nome sagrado que se derem, por nenhuma profecia que exprimam, nem mesmo se esta se realizar; eles são os teus inimigos mortais, expulsos do inferno do teu próprio corpo e com os quais tu lutas pelo domínio.
Sabe que as forças maravilhosas que eles possuem são as tuas próprias - desviadas por eles para te manterem na escravatura. Eles não podem viver fora da tua vida, mas se os venceres ficarão aniquilados, como ferramentas mudas e dóceis que poderás empregar segundo as tuas necessidades.
Inúmeras são as vítimas que eles fizeram entre os homens.
Lê a história dos visionários e dos sectários e compreenderás que o caminho que segues está semeado de crânios.
Inconscientemente a humanidade ergueu contra eles um muro: o materialismo. Esse muro é uma defesa infalível, é uma imagem do corpo mas é também o muro de uma prisão que dissimula a vista.
Atualmente estão dispersos e a fênix da vida interior ressuscita das cinzas nas quais esteve deitada durante muito tempo, como morta, mas os abutres de outro mundo também começam a bater as asas. É por isso que deves tomar cuidado. A balança sobre a qual deporás a tua consciência mostrar-te-á quanto podes ter confiança nessas aparições. Quanto mais desperta ela estiver, mais se inclinará a teu favor.
Se um guia, um irmão de outro mundo espiritual te quer aparecer, deve poder fazê-lo sem despojar a tua consciência. Podes pousar a mão sobre ele como Tomé o incrédulo.
Seria fácil evitar as aparições e seus perigos. Basta conduzires-te como um homem vulgar. Mas que ganhas com isso?
Continuas a ser um prisioneiro na jaula do teu corpo até que o carrasco Morte te conduza ao cadafalso.
O desejo dos mortais de verem os seres sobrenaturais é um grito que desperta até os fantasmas do inferno, porque semelhante desejo não é puro; - porque é mais avidez do que desejo, porque quer tomar de qualquer maneira em vez de gritar para aprender a dar.
Todos aqueles que consideram a Terra como uma prisão, todas as pessoas piedosas que imploram a libertação evocam sem se aperceberem o mundo dos espectros. Fá-lo igualmente tu próprio. Mas conscientemente.
Para aqueles que o fazem inconscientemente existirá uma mão invisível que os possa retirar do pântano onde se atolam? Eu não o acredito.
Quando sobre o caminho do despertar atravessarás o reino dos espectros, reconhecerás pouco a pouco que eles são simplesmente pensamentos que de súbito poderás ver com os teus próprios olhos. Eis porque te são estranhos e parecem ser criaturas, pois a linguagem das formas é diferente da do cérebro.
Então chegou o momento em que a transformação se dá: os homens que te rodeiam transformar-se-ão em espectros.
Todos aqueles que amaste serão, de súbito, larvas. Mesmo o teu próprio corpo.
Não se pode imaginar mais terrível solidão que a do peregrino no deserto, e quem não sabe encontrar aí a fonte da vida ? morre de sede.
Tudo o que aqui te digo se encontra nos livros dos homens piedosos de todos os povos: a vinda de um novo reino, a vigília, a vitória sobre o corpo e a solidão.
E no entanto um abismo intransponível nos separa dessas pessoas piedosas: elas supõem que se aproxima o dia em que os bons entrarão no paraíso e os maus serão atirados para o inferno. Nós sabemos que um tempo virá em que muitos despertarão e serão separados dos adormecidos que não podem compreender o que significa a palavra vigília. Nós sabemos que não existe o bom e o mau, mas apenas o exato e o falso. Eles crêem que velar significa manter os seus sentidos lúcidos e os olhos abertos durante a noite, de forma que o homem possa fazer as suas orações. Nós sabemos que a vigília é o despertar do eu imortal e que a insônia do corpo é uma conseqüência natural. Eles crêem que o corpo deve ser descurado e desprezado porque é pecador. Nós sabemos que não existe pecado; o corpo é o começo da nossa obra e vimos à Terra para transformar em espírito. Eles crêem que deveríamos viver na solidão com o nosso corpo para purificar o espírito. Nós sabemos que o nosso espírito deve primeiramente isolar-se para transfigurar o corpo.
Só a ti te cabe a escolha do caminho a tomar: ou o nosso ou o deles. Deves agir segundo a tua própria vontade.
Não tenho o direito de te aconselhar. É mais salutar colher segundo a tua própria decisão um fruto amargo sobre uma árvore, do que ver pendurar um fruto doce aconselhado por outrem.
Mas não faças como muitos que sabem que está escrito:
examinai tudo e só conservai o melhor. É preciso ir, nada examinar e agarrar a primeira coisa que aparecer.
Gustav Meyrinck: Excerto do romance Le Visage Vert, traduzido pelo doutor Etthofen e Mc Perrenoud. Ed. Emile-Paul Frères, Paris, 1932.
O PONTO PARA ALÉM DO INFINITO
Do Surrealismo ao Realismo Fantástico. - O Ponto Supremo. -Desconfiar das imagens. - A loucura de Georg Cantor. - O yogi e o matemático. - Uma aspiração fundamental do espírito humano. - Um excerto de uma genial novela de Jorge Luis Borges.
Nos capítulos anteriores pretendi dar uma idéia dos possíveis estudos sobre a realidade de outro estado de consciência. Nesse outro estado, se existe, todo o homem possesso do demônio do conhecimento encontrará talvez uma resposta à pergunta seguinte, que ele acaba sempre por pôr a si próprio:
Não haverá um sítio a descobrir, em mim próprio, desde o qual tudo o que me acontece seria imediatamente explicável, um sítio de onde tudo o que vejo, sei ou sinto seria imediatamente decifrado, quer se tratasse do movimento dos astros, da disposição das pétalas de uma flor, dos movimentos da civilização de que faço parte, ou dos mais secretos movimentos do meu coração? Será que essa imensa e louca ambição de compreender, que eu passeio, como que a despeito de mim próprio, através de todas as aventuras da minha vida, não poderia ser, um dia, inteiramente e de uma só vez satisfeita? Será que não existe no homem, em mim próprio, um caminho que conduza ao conhecimento de todas as leis do mundo? Será que não repousa no fundo de mim a chave do conhecimento total? André Breton, no segundo manifesto do Surrealismo, julgava poder definitivamente responder a esta pergunta: Tudo leva a crer que existe um certo ponto do espírito de onde a vida e a morte, o real e o imaginário, o passado e o futuro, o comunicável e o incomunicável, o alto e o baixo cessam de ser vislumbrados contraditoriamente.
É evidente que não pretendo, por minha vez, dar resposta definitiva. Aos métodos e ao aparelho do surrealismo quisemos substituir os métodos mais humildes e o aparelho mais pesado daquilo a que nós chamamos, eu e Bergier, o realismo fantástico. Vouportanto fazer apelo, para estudar este assunto, a vários planos do conhecimento. À tradição esotérica. Às matemáticas de vanguarda. E à literatura moderna insólita. Elaborar um estudo sobre planos diferentes (aqui, o plano do espírito mágico, o plano da inteligência pura e o plano da intuição poética), estabelecer comunicações entre eles, verificar por comparação as verdades contidas em cada fase e fazer finalmente surgir uma hipótese na qual se achem integradas essas verdades, tal é exatamente o nosso método. O nosso volumoso livro hirsuto não é senão um começo de defesa e ilustração desse método.
A frase de André Breton: Tudo leva a crer. . . data de 1930. Teve um êxito extraordinário. Não deixou ainda de ser citada, comentada. É que, de fato, uma das características da atividade do espírito contemporâneo é o interesse crescente pelo que se poderia chamar: o ponto de vista para além do infinito. Este conceito está vivo nas tradições mais antigas, assim como nas matemáticas mais modernas. Ele preenchia o pensamento poético de Valéry, e um dos maiores escritores vivos, o argentino Jorge Luís Borges, consagrou-lhe a sua mais bela e surpreendente novela, dando a esta o título significativo:
O Alepb. Este nome é o da primeira letra do alfabeto da língua sagrada. Na Cabala, ela designa o En-Sof, o sítio do conhecimento total, o ponto de onde o espírito distingue de um só golpe a totalidade dos fenômenos, das suas causas e dos seus sentidos. Numerosos textos dizem que essa letra tem a forma de um homem que mostra o céu e a Terra, para indicar que o mundo de baixo é o espelho e o mapa do mundo de cima.
O ponto para além do infinito é esse ponto supremo do segundo manifesto do surrealismo, o ponto Ômega do P.e Teilhard de Chardin e a finalidade da Grande Obra dos Alquimistas. Como definir claramente esse conceito? Tentemos. Existe no Universo um ponto, um sítio privilegiado, de onde todo o Universo se desvenda. Nós observamos a criação com instrumentos, telescópios, microscópios, etc. Mas, ali, bastaria ao observador encontrar-se nesse sítio privilegiado: num ápice, o conjunto dos fatos aparecer-lhe-ia, o espaço e o tempo se revelariam na totalidade e a última significação dos seus aspectos.
Para fazer compreender aos alunos do primeiro ano o que poderia ser o conceito de eternidade, o padre jesuíta de um célebre colégio servia-se da seguinte imagem: Imaginai que a Terra seja de bronze e que uma andorinha, de mil em mil anos, a roce com a sua asa. Quando desta forma a Terra tiver desaparecido, só então começará aeternidade. . . Mas a eternidade não é apenas a infinita lentidão do tempo. É outra coisa que a duração. É preciso desconfiarmos das imagens. Servem para transportar a um nível de consciência mais baixo a idéia que não poderia respirar senão noutra altitude e entregam um cadáver no rés-do-chão.
As únicas imagens capazes de transportar uma idéia superior são aquelas que criam um estado de surpresa na consciência, de expatriação, próprias para elevar essa consciência até ao nível onde vive a idéia em questão, onde é possível captá-la na sua frescura na sua força. Os ritos mágicos e a verdadeira poesia não têm outra finalidade. Eis porque não procuraremos dar uma imagem desse conceito do ponto para além do infinito. Será mais eficaz que dirijamos o leitor para o texto mágico e poético de Borges.
Imagem: Jardim labiríntico em homenagem a Jorge Luis Borges, em Veneza (620)
veja.abril.com.br

Janeiro trouxe calor e extremos para o globo


O primeiro mês de 2012 foi classificado como o 19º janeiro mais quente desde 1880, quando as temperaturas globais passaram a ser registradas e mantidas, de acordo com os U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA).
O NOAA informou que a temperatura combinada da terra e da superfície do oceano durante o mês atingiu 12 graus Celsius, superando a média para o século 20.
Janeiro de 2012 foi um mês de extremos climáticos no Hemisfério Norte. A América do Norte, partes do norte da Europa e da Ásia, sul da América do Sul e a maior parte da Austrália tiveram temperaturas acima da média. Enquanto isso, o Alasca, China, Mongólia, Cazaquistão, centro-sul da Rússia, grande parte do Oriente Médio, norte da Índia, norte da África e o sudoeste da Groenlândia experimentaram algo incomum.
Trata-se de um ano de temperaturas quentes para grande parte da superfície do planeta, acima da média verificada durante 2011. Só os Estados Unidos vivenciaram uma série de desastres relacionados ao tempo sem precedentes, de secas, passando por queimadas e até um furacão.[LiveScience]
http://hypescience.com/janeiro-trouxe-calor-e-extremos-para-o-globo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
Hypescience

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Társio, o único primata que se comunica em puro ultrassom


Os társios podem estar gritando como loucos e você não ter nem ideia. Isso porque eles são os únicos primatas que tem “chamadas” constituídas de puro ultrassom, que o ouvido humano não capta.
A pesquisadora Marissa Ramsier e seus colegas ficavam intrigados quando viam os társios filipinos (Tarsius syrichta) abrirem a boca como se quisessem fazer um chamado, e não saia nenhum som.
Então, eles colocaram 35 dos animais silvestres na frente de um detector de ultrassom, que revelou que o que eles assumiam como bocejos eram, na verdade, gritos agudos além do alcance do ouvido humano.
Os pesquisadores já sabiam que alguns primatas podiam emitir e responder chamadas com componentes ultrassônicos, mas nenhum era conhecido por usar apenas frequências ultrassônicas em uma chamada.
A frequência dominante do chamado de ultrassom do társio filipino foi de 70 kilohertz, entre as mais altas registradas em qualquer mamífero terrestre. Eles podem ouvir até 91 kHz, bem além do limite de 20 kHz da audição humana.
Baleias, golfinhos, gatos domésticos e alguns morcegos e roedores são os únicos mamíferos conhecidos que se comunicam desta forma.
Ter o equivalente a um canal de comunicação privado poderia ajudar os társios a avisar uns aos outros de predadores como lagartos, cobras e pássaros, que não podem detectar essas frequências. Espionagem de insetos também pode ajudá-los a localizar suas presas.
Embora o talento escondido dos társios possa ser único, mais estudos poderiam revelar outros primatas que usam chamadas de puro ultrassom. Segundo Ramsier, muitos primatólogos já observaram comportamentos de animais abrindo a boca de uma forma silenciosa, e é certamente possível que alguns destes comportamentos sejam acompanhados por vocalizações ultrassônicas.[NewScientist]
http://hypescience.com/tarsio-o-unico-primata-que-se-comunica-em-puro-ultrassom/
Hypescience

Relatório diz que “controle da mente” é o futuro das guerras


Um novo relatório concluiu que as guerras do futuro podem ser decididas através da manipulação da mente das pessoas.
A pesquisa adverte que as potenciais aplicações militares de avanços na neurociência têm de ser acompanhadas mais de perto.
“Novas tecnologias de imagem permitirão novos alvos no cérebro, e enquanto alguns serão de vital importância para a medicina, outros podem ser usados para incapacitar as pessoas”, disse o cientista Rod Flower, da Universidade de Londres.
O relatório descreve como essa tecnologia está permitindo que organizações como a Defense Advanced Research Projects Agency dos EUA (a DARPA, Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa) testem maneiras de melhorar a agilidade mental e capacidades dos soldados americanos.
A neurociência também pode permitir que soldados operem armamento remotamente, através de interfaces mente-máquina.
Outra pesquisa poderia ser usada para fabricar gases e eletrônicos que desativem temporariamente as forças inimigas. Isso potencialmente viola direitos humanos, através da interferência de processos de pensamento, e gera a ameaça de matanças indiscriminadas.
Por exemplo, o painel de cientistas envolvidos no relatório destacou uma situação ocorrida em 2002, em que forças de segurança russas acabaram com um cerco reféns em um teatro de Moscou preenchendo o local com fentanil, um gás anestésico. Junto com os criminosos, 125 reféns morreram.
A Convenção de Armas Químicas é vaga sobre se tais incapacitantes são legais. Os cientistas pedem que ambiguidades como essa sejam resolvidas.[NewScientist]
http://hypescience.com/relatorio-diz-que-controle-da-mente-e-o-futuro-das-guerras/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
Hypescience

Com Google X, você verá o mundo como o Homem de Ferro


Informações sobre o protótipo do Google X, um óculos de alta tecnologia, revelam que ele se parecesse com o modelo Thumps, da Oakley. Supostamente, o modelo da Google terá uma câmera na frente, usada para apreender informações e usar aplicativos de realidade aumentada, e será capaz de tirar fotos. O protótipo parece ter um flash para auxiliar nessa função. A câmera é muito pequena, e terá poucos megapixels.
Uma característica muito legal do óculos é que o sistema de navegação é, por enquanto, baseado em movimentos de cabeça. Dizem que é muito fácil de se usar e, depois de um tempo, quando já se está adaptado, fica tão natural que é quase indistinguível para quem vê de fora.
Outros aparatos incluem um sistema para captar som, e um processador quase equivalente a um smartphone Android. Até porque, ele também vai funcionar como um smartphone.
Para quem se interessou, ainda existem muitas dúvidas quando ao lançamento do produto. Por enquanto, ele é um segredo que apenas poucos antenados conhecem, e a Google aparentemente não tem certeza se o óculos terá um apelo comercial. É provável que daqui a pouco surja uma versão beta para teste. Fique ligado! [9To5Google]
http://hypescience.com/com-google-x-voce-vera-o-mundo-como-o-homem-de-ferro/
Hypescience

Carro voador a um passo da realidade


Hoje em dia, convivemos com estradas em mau estado e até mesmo o transporte aéreo comercial virou uma lição de paciência. Isso nos faz pensar: cinquenta anos depois que “Os Jetsons” chegaram as nossas TVs, onde estão os carros voadores que foram prometidos para o futuro?
A resposta: carros ainda não estão voando por aí, mas podem estar prestes a surgir em nossas vidas fora dos desenhos e filmes.
O Skycar 100 LS e Skycar 200 LS são dois novos projetos da Moller International, que fica na Califórnia, EUA. Utilizando decolagem vertical, eles são projetados para decolar como um helicóptero, voar como um avião e ser um veículo de rua legal para curtas distâncias.
Já o Transition, desenvolvido pela Terrafugia Inc., é conhecido no comércio como uma aeronave trafegável. O veículo de dois lugares foi projetado para voar a cerca de 170 km/h, dobrando as asas após o pouso na estrada.
Um dos problemas de construir carros voadores é que eles precisam ser regulamentados pela aviação e as pessoas podem precisar de habilitação de pilotos de lazer. Os Skycars, por exemplo, são versões menores do Skycar Moller M400, um modelo de quatro passageiros que está em desenvolvimento há décadas, mas ainda enfrenta um caminho longo de desenvolvimento para que possa ser regulado de acordo com as normas da aviação nos EUA.
Os 100 LS e 200 LS, por outro lado, teriam apenas um ou dois assentos, e seriam suficientemente leves para se encaixar nos padrões norte-americanos. Eles também podem ser mais rápidos e menos caros para produzir.
Expectativas otimistas à parte, os desafios dos carros voadores permanecem. Uma das perguntas que surgem, por exemplo, é: como veículos que atravessam estradas e o céu podem ser gerenciados e monitorados? Qual será o tipo de licença necessária para eles?
Quanto à comercialização, como é que as empresas podem transformar um brinquedo caro em uma forma aceita de transporte? O preço de um Transition é de quase 500 mil reais nos EUA, o que significa que você provavelmente não vai ver seu vizinho com um desses na garagem em breve.
Você gostaria de um? Acha que ficarão populares em breve? Comente! [MSN]
http://hypescience.com/carro-voador-a-um-passo-da-realidade/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
Hypescience

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

“Capa da invisibilidade” pode proteger edifícios de terremotos


Você já deve conhecer a ideia de “capa da invisibilidade”, difundida principalmente através dos livros da série Harry Potter. Muitas pesquisas já tentaram fazer essa capa se tornar realidade.
Agora, matemáticos da Universidade de Manchester desenvolveram uma teoria para um dispositivo tipo a capa de invisibilidade, que poderia proteger os edifícios de terremotos. Peraí: como assim?!
Os cientistas estão trabalhando com a teoria de capas de invisibilidade que, até recentemente, era apenas objeto de ficção científica.
Nos últimos tempos, no entanto, muitos pesquisadores foram ficando perto de alcançar esse dispositivo em uma variedade de contextos.
O trabalho da equipe de Manchester centra-se na teoria dos dispositivos de camuflagem que poderiam eventualmente ajudar a proteger os edifícios e estruturas das vibrações de desastres naturais como terremotos.
Os cientistas sugeriram que, ao “camuflar” componentes de estruturas com borracha pressurizada, ondas poderosas, como as produzidas por um terremoto, não vão “ver” o edifício – elas simplesmente vão passar em torno da estrutura, evitando danos graves ou destruição.
A nova técnica é uma das mais recentes das tecnologias de camuflagem a serem desenvolvidas – uma técnica que faz com que um objeto fique quase invisível para ondas, sejam elas de luz, som ou vibração.
O edifício, ou componentes importantes dentro dele, poderiam, teoricamente, ser “camuflados”, escondidos por esse “revestimento” invisível.
Essa “invisibilidade” pode ser muito útil para proteger estruturas-chave, como usinas nucleares, torres elétricas e escritórios do governo da destruição por ataques naturais ou terroristas.
História da capa da invisibilidade

A pesquisa inicial em camuflagem de ondas de luz começou há cerca de seis anos atrás, mas muito pouco trabalho foi feito em ondas de corpos sólidos, como ondas produzidas por terremotos, apesar de sua fundamental importância em várias áreas, incluindo a proteção de edifícios e seus componentes.
Nos últimos anos, os cientistas começaram a considerar outros tipos de onda, como ondas sonoras e elásticas.
Teoricamente, a nova pesquisa mostrou que um material naturalmente disponível – a borracha – pode ter um efeito de camuflagem para um tipo específico de onda elástica.
Agora, a equipe está trabalhando duro em teorias mais gerais, para entender como essa teoria pode ser realizada na prática. O potencial para controlar a direção e velocidade das ondas elásticas foi provado; se a teoria puder ser transportada até objetos maiores, então pode ser usada para criar capas para proteger edifícios e estruturas.[ScienceDaily]
http://hypescience.com/capa-da-invisibilidade-pode-proteger-edificios-de-terremotos/
Hypescience

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Imagens do maior e mais misterioso ‘buraco negro’ da Terra [vídeo]


O vídeo é uma palestra do fotógrafo Carsten Peter da National Geographic que recentemente explorou um gigantesco sistema de cavernas no Vietnã que pode ser o maior sistema de cavernas do mundo.

As dimensões são tão colossais que a caverna tem até vegetação que, em alguns pontos, chega a parecer uma floresta. Segundo Carsten era um ambiente tão etéreo e com galerias tão colossais que em certos pontos ele temia ouvir o rugido de um dinossauro.

· 8 cavernas incríveis ao redor do mundo

Em certos momentos o grupo ouviu sons muitos estranhos e altos que pareciam ser de asas batendo. Carsten imagina que poderiam ser até mesmo pterodátilos, ele brinca, mas eles nunca chegaram a encontrar a causa do som já que os ecos na caverna tornavam a sua localização impossível.

Todo este mapeamento que foi recentemente efetuado é apenas uma visita superficial, a ponta do iceberg, segundo o fotógrafo.

· As 7 mais estonteantes cavernas do mundo

Se você não entende inglês pode ligar o cc e ativar tanto a transcrição como a tradução automática. Não é perfeito já que a transcrição automática erra muito… mas é melhor do que nada. [YouTube]

http://hypescience.com/maiores-cavernas-do-mundo/

Hypescience

Foto: redemoinho oceânico gigante


Qualquer coisa que lembre um desastre natural parece ser péssimo e só trazer danos, mas nem sempre esse é o caso.
Os oceanos da Terra têm tempestades e climas que rivalizam em tamanho e escala com os ciclones tropicais. Mas, em vez de destruição, essas tempestades, mais conhecidas como redemoinhos, são mais propensas a dar vida ao mar, muitas vezes em lugares que seriam de outra forma estéreis.
A imagem acima foi tirada pelo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS), um satélite terrestre da NASA.
A foto em cor natural mostra um redemoinho ocorrido em 26 de dezembro de 2011, com 150 quilômetros de largura e uma explosão de fitoplâncton (traçada em azul claro), a aproximadamente 800 quilômetros ao sul da África do Sul.
O redemoinho em sentido anti-horário provavelmente começou na Corrente das Agulhas, uma corrente marítima que corre ao longo da costa do sudeste da África e em torno da ponta da África do Sul.
Redemoinhos Agulhas tendem a estar entre os maiores do mundo, transportando água quente e salgada do Oceano Índico para o Atlântico sul.
Alguns redemoinhos, como este, agitam o oceano o suficiente para levantar nutrientes do fundo, fertilizando as águas mais superficiais e provocando florações de minúsculos organismos vegetais.[LiveScience]
http://hypescience.com/foto-redemoinho-oceanico-gigante/
Hypescience

El Diablo: cozinhando na boca de um vulcão ativo


Fã de natureza? Então temos uma dica: o que poderia ser mais natural do que comer um churrasco feito em um vulcão?
Apesar de soar como uma maluquice, saúde e segurança não são preocupações nesse restaurante. Conhecer o El Diablo é uma boa pedida, porque ele possui chefs que cozinham alimentos no calor produzido por um vulcão ativo.
Localizado em uma ilha espanhola chamada Lanzarote, a noroeste de Marrocos, El Diablo é um restaurante único com acesso a seu próprio vulcão.
Claro, não é uma montanha vomitadora de lava, porque se esse fosse esse o caso, não haveria como comer nada lá, a não ser lava. O vulcão em questão é mais parecido com um buraco no chão, através do qual o calor vulcânico irrompe das profundezas da Terra.
Antes da existência de um restaurante ali, os visitantes da área vulcânica eram servidos com um prato de sardinha e vinho.
No entanto, em 1970, Cesar Manrique decidiu criar um restaurante formal na área. Assim, com a ajuda dos arquitetos Eduardo Caceres e Jesus Soto, uma grelha gigante foi construída para fazer uso do imenso calor abaixo da superfície da Terra.
A construção, é claro, não foi fácil. Todo o calor que emanava fez com que trincheiras de escavação para a fundação fossem impossíveis. Então, eles puseram nove camadas de rocha de basalto a fim de fornecer uma base para a estrutura.
E é assim que El Diablo nasceu. A grade é usada para preparar vários pratos de carne e peixe que são servidos no restaurante.
Comida tradicional das Canárias agora é servida no El Diablo, mas a comida é apenas uma das atrações que o lugar oferece.
Muitas pessoas fazem questão de visitar o vulcão restaurante por causa dos arredores deslumbrantes. A paisagem da ilha, apesar de estéril, é incrível. A melhor época para visitá-la é durante o pôr do sol, quando as luzes desaparecendo criam efeitos espetaculares sobre as areias dos vulcões.
O tour Volcan Grill é operado na área toda terça-feira, das 18h00 às 21h30. Por 50 euros (cerca de 115 reais), você pode desfrutar da paisagem, uma refeição de três pratos e transporte de ida e volta para seu hotel.[OddityCentral]
http://hypescience.com/el-diablo-cozinhando-na-boca-de-um-vulcao-ativo/
Hypescience

Albert Einstein era mesmo um aluno medíocre?





Não, Einstein não era um aluno medíocre. Na verdade, seu problema era menos intelectual e muito mais comportamental: Albert não suportava autoritarismo, tinha má atitude e era temperamental.
Com cinco anos, Albert Einstein teve aulas particulares com um tutor. Isso não durou muito tempo, porque Albert jogou uma cadeira em seu professor porque estava de mau humor. No mesmo ano, Einstein também começou a aprender violino.
A história escolar de Albert é conturbada. Desde 1885, quando ele tinha seis anos, fez parte de uma escola católica de Munique, conhecida como Petersschule. A mãe de Albert escreveu uma vez à irmã: “Ontem Albert recebeu suas notas. Novamente, ele foi o número um, e seu boletim foi brilhante”.
Em outubro de 1888, ele mudou para a escola de gramática Luitpold. Como não foi capaz de lidar com a atitude autoritária da escola, e foi tendo mais e mais problemas graves com alguns de seus professores, abandonou a escola de gramática em dezembro de 1894 sem um diploma. Sua professora uma vez disse-lhe que “ele nunca chegaria a lugar nenhum”.
Para poder estudar no Instituto Politécnico Suíço, em Zurique, Albert Einstein teve que fazer um exame vestibular em outubro de 1895. Seu desempenho em física e matemática foi excelente. Em algumas das outras áreas testadas, no entanto, não foi suficiente.
Albert Einstein não passou no exame! Posteriormente, ele seguiu o conselho do diretor da Universidade de Zurique e foi para uma escola em Aarau, na Suíça, em outubro de 1895, para fechar a lacuna em seu conhecimento.
Em setembro de 1896, ele passou com sucesso em escrita e oral. Em outubro de 1896, ele começou a estudar no Instituto
Politécnico da Suíça. Sua ambição era obter o diploma de professor das disciplinas de matemática e física. Em julho de 1900, concluiu com êxito seus estudos.
Em resumo, no decorrer do seu tempo escolar, Albert Einstein passou a ser um aluno muito bom em matemática e ciências. Nas outras disciplinas escolares, ele era um aluno mais “moderado”.
É claro que este fato não tem nada a ver com uma falta de inteligência. Ele simplesmente não queria entender que também deveria aprender coisas que não lhe interessavam – como qualquer outro aluno de ensino médio hoje em dia.
Em seu certificado de qualificação para a universidade, logo abaixo, as disciplinas as quais ele estava menos interessado podem ser facilmente detectadas. Mas a nota média em sua certidão foi 5, ou seja, “bom”! De qualquer forma, o “aluno moderado” passou a ser um dos mais importantes cientistas do século 20. É isso que chamamos de virada, né?[EinsteinWebsite]
http://hypescience.com/albert-einstein-era-mesmo-um-aluno-mediocre/
Hypescience

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cientista russo diz que há provas de vida em Vênus


Leonid Ksanfomaliti, um eminente cientista russo, afirma que há provas de vida em Vênus em fotografias granuladas tiradas por uma sonda soviética, décadas atrás.
Ksanfomaliti, que faz parte do Instituto de Pesquisa Espacial em Moscou, analisou as fotografias, tiradas na superfície do planeta pela sonda Venus-13 em 1982. Elas mostram o que seria um inseto gigante parecido com um escorpião.
Mas as visões do membro da Academia Russa de Ciências não foram tão bem aceitas. Especialistas afirmam que o que é descrito como um disco e um escorpião mudam de localização de uma foto para a outra.
O professor diz que as imagens revelam um corpo, um disco e uma “aba preta”, que “emergem, flutuam e desaparecem”. “E se nós nos esquecermos das teorias correntes sobre a não existência de vida em Vênus, os objetos morfológicos nos permitem dizer que existe”, comenta.
Até hoje, não houve nenhuma comprovação de vida no planeta, que tem uma temperatura de 464 graus e uma gravidade 0,9 vezes maior do que a da Terra.
Mas Jonathon Hill, que processa muitas imagens tiradas durante as missões da NASA, afirma que as versões em alta resolução tiradas da nave Venera 13 mostram que o objeto parecido com um caranguejo é na verdade um componente mecânico, e não um ser vivo.
O mesmo objeto aparece em uma foto tirada por uma sonda idêntica, a Venera 14, que pousou perto desse local. [Telegraph]
http://hypescience.com/cientista-russo-diz-que-ha-provas-de-vida-em-venus/
Hypescience

Como o laser pode tornar seu HD mil vezes mais rápido


A razão pela qual as pessoas estão tão felizes com discos rígidos sólidos é porque eles são super rápidos. Mas se você pensa que o seu é rápido, espere até ver os novos HDs com laser que chegarão no mercado.
Uma equipe de cientistas demonstrou uma nova forma fantástica de armazenar arquivos em sistemas magnéticos, que usa lasers e pode armazenar informações até mil vezes mais rápido do que um HD comum. Nós estamos falando de gigabytes – talvez até terabytes – por segundo. Mas como?
O que os pesquisadores descobriram é que o aquecimento pode ser usado para escrever informações, e os lasers podem fazer a temperatura subir de maneira extremamente eficiente.
Alexey Kimel, um dos pesquisadores, comenta que “por séculos pensamos que o calor apenas destruía o magnetismo. Agora nós conseguimos demonstrar com sucesso que, de fato, isso é um estímulo para guardar informações em um meio magnético”.
Usando pulsos de laser de 60 femtossegundos – 60 quadrilhões de um segundo – é possível rapidamente aquecer uma pequena porção de material magnético dos discos rígidos. Esse aquecimento consegue mudar o estado da magnetização, armazenando todos os dados. Somando todas as etapas, qualquer armazenamento leva menos de cinco picossegundos – cinco trilhões de um segundo. Essa técnica permite que você armazene dados com tamanhos de gigabytes em um segundo.
Tem que haver algo ruim, certo? Sempre há. Enquanto o conceito para armazenar dados já é sólido, a equipe ainda não conseguiu descobrir um modo de lê-los novamente, de maneira rápida. Não seria muito prático armazenar muito rápido e levar milhares de vezes mais tempo para ler os arquivos depois. Nada que a ciência não consiga resolver… [GizModo]
http://hypescience.com/como-o-laser-pode-tornar-seu-hd-mil-vezes-mais-rapido/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29
Hypescience

As 5 teorias mais engraçadas da física


O vencedor do Nobel, Ernest Rutherford, afirmou que “toda ciência é física ou coleção de figurinhas”. (Ironicamente, ele ganhou o prêmio em química, e não física). Os físicos talvez não sejam os caras mais modestos do mundo, mas se tem uma coisa em que eles se destacam é no campo dos nomes para teorias. Aqui estão alguns dos melhores – e seus significados. E se você souber de mais alguma, compartilhe!
1 – AMADURECIMENTO DE OSTWALD
Imagine uma superfície com condensação, como uma garrafa d’água. No começo, o fenômeno se resume a gotas. Mas se você esquecer a garrafa por um tempo, sem tocá-la, vai notar que aquelas pequenas formas vão ficando maiores. Isso é o fenômeno do Amadurecimento de Ostwald.
A premissa básica é que as gotas maiores são “energeticamente mais favorecidas” do que as menores. Isso porque as partículas na superfície são menos estáveis do que as no meio, e as gotas menores têm maior proporção de moléculas na superfície do que as menores. Para ficarem mais estáveis, as menores acabam se juntando, tornando-se maiores. Então, se observar bem, você consegue ver as pequenas virando grandes.
Mesmo que você nunca tenha observado o fenômeno por tempo suficiente, já o deve ter presenciado no sorvete esquecido no congelador. Aqueles cristais duros, que eram pequenos e eventualmente ficaram grandes, são o exemplo desse fenômeno.
2 – ESTRADA DE VÓRTICES VON KARMAN
No campo da mecânica dos fluidos, os físicos analisam o andamento e as formas dos líquidos pelo espaço. Uma das mais fantásticas formas já observadas é o conjunto de redemoinhos que objetos como barcos deixam para trás, no mar. Conforme o barco se move, ele divide a água em dois. E quando ela se reúne novamente, cria um padrão de vórtices conhecido como Estrada de Vórtices Von Karman.
O fenômeno é importante em várias questões. Prédios altos, chaminés e periscópios de submarinos, por exemplo, têm que lidar com o fenômeno. Conforme essa força chega, as estruturas vibram fortemente.
E não são apenas objetos grandes que tem de lidar com isso. O bater de asas dos insetos também cria pequenos redemoinhos no ar. Mas ao invés de sofrer as consequências, os pequenos animais viram suas asas um pouco antes da subida, acompanhado o movimento do ar.
3 – ANTI-TELEFONE TAQUIÔNICO
Quer mandar mensagens para o passado? Sem problemas, apenas pegue seu anti-telefone taquiônico. A ideia de falar com o passado – usando a física, pelo menos – começou em 1907, quando Albert Einstein pensou na ideia de enviar sinais mais rápidos do que a luz.
Mas ele não deu esse estranho nome para a teoria; foi Gregory Benford quem cunhou o termo, em 1970.
Exemplificando: suponha que Alice e Roberto façam o seguinte acordo: ela vai enviá-lo uma mensagem às três da tarde se, e apenas se, ela não receber uma dele a 1h. Ao receber a mensagem de Alice às duas horas, Roberto imediatamente manda uma mensagem ao passado, para chegar a uma. Mas a segunda troca de falas só vai ocorrer se a primeira não acontecer.
Essa ideia exige algo chamado de “partículas taquiônicas” – que não existem nem em teoria, quem dirá no mundo real.
4 – O TEOREMA DA BOLA PELUDA
Você já tentou pentear um coco? Qualquer físico diria para você não fazer isso.
Se você tem uma bola com pelos do mesmo tamanho, é impossível que eles fiquem bem colocados na superfície do objeto. Pense em uma cabeça. Se você tenta pentear tudo bonitinho vai acabar com uma parte “lambida” e outra com uma marca, onde você começou a puxar os cabelos.
Isso tem implicações em várias coisas, dos ciclones à computação gráfica. Engenheiros de nanotecnologia usaram esse teorema para criar pequenas bolas com pelos dourados que conseguem grudar umas nas outras. E porque o vento não deixa de ser um monte de cabelos voando pelo planeta, sempre vai existir um local onde ele não sopra – o começo do penteado.
5 – O TEOREMA ENORME
Esse se refere a um teorema que é, literalmente, enorme. Conhecido como o grupo dos simples finitos, o teorema enorme exigiu mais de 100 matemáticos, centenas de publicações e 15 mil páginas para ser comprovado, tornando-o a maior prova matemática de todos os tempos.
O que esses especialistas estudaram é que todo grupo de números simples finitos pertence a uma dessas quatro categorias: cíclica, alternada, grupo simples do tipo mentira, ou esporádica.
A pesquisa desse teorema começou em 1832, e não foi completada até 2004. Há, provavelmente, poucos matemáticos no mundo que o compreendem por completo. E para falar a verdade, nem os especialistas sabem direito o que estão ganhando com essa conclusão. Mas para um recorde mundial, até que estão indo bem. [LifeLittleMysteries]
http://hypescience.com/as-5-teorias-mais-engracadas-da-fisica/
Hypescience

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

As 20 mais assustadoras criaturas das profundidades





O fundo do mar pode ser um lugar muito assustador. Cientistas e mergulhadores em geral já tiveram a oportunidade de fotografar criaturas das profundezas com rostos não muito amistosos. Com essa grande variedade, não foi difícil elencar vinte dos mais exóticos exemplares de fauna marinha.
20 – PEIXE-DIABO NEGRO
Dificilmente uma criança reconheceria o nome Melanocetus johnsonii, mas um exemplar dessa espécie amedrontou milhares delas quando perseguiu Nemo e Dory no filme “Procurando Nemo”, sucesso entre o público infantil. Além de assustador, esse peixe tem uma interessante estratégia de caça: como vive em áreas muito profundas do mar, onde a luz praticamente não penetra, ele usa um apêndice bioluminescente bem em frente aos dentes, que atrai as presas e serve como uma vara de pescar brilhante.
19 – LESMA DO MAR
Um show de luzes e cores é proporcionado por várias espécies de lesmas do mar, que juntas fazem parte da ordem Opistobranchia. Você pode pensar que este não é realmente um animal assustador, mas várias espécies de lesma do mar são carnívoras, têm garras afiadas e dentes afiados chamados de rádulas. Algumas chegam a ultrapassar 30 centímetros de comprimento.
18 – “VIPERFISH” DENTE DE SABRE
Uma combinação entre olhar penetrante e dentes longos e afiados faz deste peixe uma ameaça natural. Várias espécies do gênero Chauliodus habitam águas tropicais, onde suas compridas presas penetram mais facilmente na carne das vítimas.
17 – OURIÇO DO MAR
Strongylocentrotus purpuratus é o nome científico de um animal arisco, redondo e completamente espiculado. As dezenas de pontas são especialmente desenhadas para protegê-lo dos predadores. E podem vir em várias cores: as principais são preto, marrom, roxo, vermelho e verde oliva.
16 – TUBARÃO BOCA GRANDE
Ele vive em águas profundas e é um dos principais predadores das zonas abissais dos oceanos. Em sua boca, cujo comprimento passa vários centímetros da linha de cada um dos olhos, estão a postos mais de 50 fileiras de pequenos, firmes e pontudos dentes, sempre prontos para estraçalhar suas presas.
15 – PEPINO DO MAR
Sua aparência pode não ser lá das mais assustadoras. Apesar disso, as espécies da classeHolothurioidea podem ser um perigo muito maior do que se imagina. Quando atacados ou ameaçados por um predador, os pepinos do mar liberam uma substância tóxica (e letal, em alguns casos) chamada Holoturina, daí o nome.
14 – HOLOTHURIANS
Dentro da classe dos pepinos do mar, na verdade, há alguns exemplares que nem chegam a se parecer com pepinos. Algumas espécies, no entanto, são redondas e tem tentáculos espiculados ao longo do corpo, que se parecem com raízes de árvore. Alguns indivíduos são ricos em cores exuberantes, o que enaltece seu lado exótico.
13 – PEIXE-DRAGÃO NEGRO
Se você já havia se surpreendido com o peixe-diabo negro, que tem um apêndice luminoso no meio do rosto para atrair suas presas, o peixe-dragão negro (Bathophilus indicus) vai ainda mais longe. Ao longo da barriga, ele tem órgãos luminosos dispostos de maneira irregular, que brilham na escuridão das águas que habita. Ele é capaz de mudar as suas partes acesas conforme suas movimentações, o que cria falsas silhuetas e engana suas vítimas. Como se isso não bastasse, seus olhos são equipados com uma espécie de “lanterna” que ajuda a localizar melhor as vítimas.
12 – MIRACÉU
A versão brasileira do nome para estes peixes, pertencentes à família Uranoscopidae, não é à toa: a estratégia de caça destas espécies é se enterrar na areia e ficar apenas com o rosto de fora, virado para cima. Os miracéus penetram no solo de uma maneira com a qual podem sair rapidamente, e passam longos períodos de tocaia, esperando uma presa aparecer.
11 – MOREIA
Em inglês, elas se chamam Moray eel (“eel” é enguia), um indicativo de que são enguias, mas no Brasil as mais de 200 espécies da família Muraenidae são conhecidas por moreias. Algumas delas, como aGymnothorax bathyphilus, têm uma cara realmente assustadora: dentes que variam de tamanho conforme a espécie e olhos muito penetrantes.
10 – MOREIA ONDULADA
Ainda dentro do mesmo gênero, descobrimos espécies que combinam sua cara intimidatória com um impressionante jogo de luzes e cores ao longo do corpo. É o caso da Gymnothorax undulates, que apresenta manchas marrons em um corpo de um verde tão intenso que parece brilhar.
9 – CABRINHA DE CHIFRE
O nome dado pelo guia prático de peixes marinhos parece inocente, mas quem vê um exemplar da espécie Peristedion miniatum por perto se depara com um monstro. Seu corpo é revestido por várias camadas, como se fossem armaduras, e ao longo do tronco se encontram espinhos pontudos que o ajudam a caçar suas presas.
8 – PEIXE-OGRO
As listas de campeões entre os peixes com dentes mais assustadores não podem deixar de fora oAnoplogaster cornuta, cujas presas se parecem com as de um vampiro. Em proporção ao resto corpo, é um dos maiores dentes do mundo animal. Mas o peixe ogro, na verdade, é amedrontador apenas em uma foto ampliada: seu comprimento raramente vai além dos 16 centímetros.
7 – CAMARÃO-IMPERADOR
Já falamos nesta lista sobre os pepinos do mar, que soltam uma poderosa substância tóxica quando são molestados por predadores. Mas existe uma espécie, Periclimenes imperator, que consegue tirar benefícios do corpo dos pepinos do mar. O camarão imperador é parasita, não apenas de pepinos do mar como de outros animais, tais como a lesma do mar. É identificado por suas patas de um forte tom de roxo.
6 – LULA-VAMPIRA-DO-INFERNO
O nome científico já começa assustando o observador: Vampyroteuthis infernalis. Em bom português, a lula-vampira-do-inferno foi batizada dessa forma devido ao vermelho vivo e brilhante de sua pele, sem falar nos olhos luminosos e nas membranas que colam seus tentáculos uns aos outros, fazendo-os parecerem asas de morcego.
5 – TATUÍRA
Você já ouviu falar na tatuíra? Este nome brasileiro define um grupo de crustáceos gigantes, que mais parecem um besouro ampliado em umas mil vezes. Apesar disso, os animais do gênero Bathynomushabitam mares a profundidades significativas. Os maiores exemplares chegam a alcançar mais de 40 centímetros de comprimento, o que requer duas mãos adultas para segurá-los.
4 – PEIXE-CAIXÃO
O formato desse peixe está entre os mais inusitados do fundo do mar: é um corpo quase quadrado, acima do qual se destaca uma larga boca e olhos escuros. Apesar disso, o que confere particularidade ao Chaunax endeavouri é um pequeno par de pernas abaixo do tronco, que o ajuda a se locomover.
3 – ÁGUA-VIVA
Fotografada em zonas abissais do mar, onde os raios de sol não mais conseguem se espalhar, as espécies de água-viva (do gênero Aequorea) aparecem com contornos feitos em uma brilhante luz fantasmagórica, que parece fosforescente. O tamanho das águas-vivas pode ser mais um fator assustador: algumas espécies chegam a ter tentáculos de 30 metros de comprimento.
2 – MEDUSA
Embora os americanos também a chamem de jellyfish (“água-viva”), as espécies do gênero Atolla são conhecidas por nós como medusas. Assim como vários outros animais bioluminescentes, as medusas usam a luz para caçar. A diferença é o método: elas giram seu corpo luminoso em forma de roleta para hipnotizar a vítima e dar um bote fatal.
1 – PEIXE-MÃO MANCHADO
Este peixe junta duas características curiosas. A primeira, menos interessante, é que ele tem o corpo todo malhado, como se fosse uma onça pintada. Mas o Brachionichthys hirsutus, natural das águas da Austrália, é notório por ter pequenos braços na parte frontal do corpo, o que lhe permite em nadar pelo oceano ou “andar” pelo fundo do mar. [LiveScience]
http://hypescience.com/as-20-mais-assustadoras-criaturas-das-profundidades/
Hypescience