quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Sonda da NASA mostra imagens de uma misteriosa cauda de Mercúrio



Os cometas não são os únicos objetos do sistema solar que tem um rabo: a missão STEREO, da NASA, detectou uma cauda de gás brilhante se esticando para fora do planeta Mercúrio. Ele é cercado por uma camada suspensa de gás muito fino, e a radiação do sol empurra a cauda dos átomos dessa camada por mais de 1,61 milhões de quilômetros.

Os dois satélites envolvidos na missão STEREO foram projetados para observar a atmosfera do sol a partir de posições na órbita da Terra que seguem na frente e por trás do nosso planeta. Ian Musgrave, um pesquisador australiano, estava olhando o banco de dados e imagens on-line da STEREO, quando notou que as imagens gravadas também mostravam as emissões da cauda de Mercúrio.

Quando ele comentou com cientistas do Centro da Universidade de Boston de Física Astronômica o que tinha visto, os profissionais ficaram intrigados. Segundo eles, esse é mais um dos vários casos de detecções por ambos os satélites da STEREO: o “rabo” não é exatamente novo. Alguns anos atrás, astrônomos da Universidade de Boston usaram observações terrenas para mapear a extensão da cauda de uma distância de 2,41 milhões de quilômetros, guiados pela luz emitida por átomos de sódio.

Mas, mesmo assim, eles sabiam que o sódio não era o principal componente do material da cauda. As leituras da STEREO confirmam que outros elementos estão envolvidos. A detecção feita pela missão é interessante porque os níveis de brilho parecem ser forte demais para serem de sódio.

Já faz um tempo que os astrônomos sabem que o planeta Mercúrio tem algumas características em comum com os cometas, embora suas composições sejam muito diferentes. Porém, os cientistas ainda não sabem direito do que essa causa é formada.

Agora, eles estão tentando descobrir todas as possibilidades para a composição química da cauda, um trabalho que vai exigir um aperfeiçoamento das observações da missão STEREO. Segundo os astrônomos, a combinação dos dados anteriores baseados em terra, com os dados novos da missão, é uma forma interessante de aprender o máximo possível sobre as fontes e destinos de gases de escape de Mercúrio. [MSN]

http://hypescience.com/sonda-da-nasa-mostra-imagens-de-uma-misteriosa-cauda-de-mercurio/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

10 tentativas de roubo inacreditáveis



Tem gente que não nasceu com dom para a criminalidade, mas mesmo assim resolveu se aventurar no mundo do assalto. Pena (ou não) que não tiveram sorte. Conheça histórias de roubo que são, no mínimo, muito engraçadas:

1) O LADRÃO QUE ACABOU VIRANDO ESCRAVO SEXUAL POR TRÊS DIAS

Um ladrão russo, armado, invadiu o salão de uma cabeleireira chamada Olga. Aparentemente, a arma não foi párea para a habilidade em artes marciais da mulher. Ela manteve o ladrão em cativeiro por dois dias como seu escravo sexual pessoal. Ele foi amordaçado, mantido algemado a um radiador com algemas peludas cor-de-rosa, e teve que tomar Viagra antes de ser forçado ao ato sexual com a mulher em várias ocasiões. Após aproximadamente 48 horas, o homem foi libertado. Ele foi direto para o hospital para tratar de frênulo (membrana) rasgado. Ele denunciou Olga por “ações de natureza sexual”, que em seguida o acusou de roubo. Olga disse à polícia: “Sim, fizemos sexo umas duas vezes. Mas eu comprei calças jeans novas para ele, dei-lhe comida e até mesmo dei-lhe mil rublos [54,30 reais] quando ele saiu”. Ambos estão sob acusação. Ela pode ser condenada por estupro, ele por roubo.

2) O HOMEM QUE CHAMOU SUA VÍTIMA PARA SAIR

Em um domingo à noite em Columbus, Ohio, EUA, três ladrões assaltaram um casal em sua casa. Duas horas depois, um deles voltou à residência e perguntou à Diana Martinez, uma das vítimas, se ela queria sair com ele em um encontro. A mulher o reconheceu, e pediu para um parente chamar a polícia. Stephon Bennett, 20 anos, foi detido na frente da casa, e atualmente está preso em uma cadeia do condado de Franklin.

3) O LADRÃO QUE FEZ UMA PAUSA NO ROUBO PARA REZAR COM SUA VÍTIMA

Um ladrão armado resolveu assaltar uma caixa do Advance America, e Angela Montez, 43 anos, quando percebeu a intenção do ladrão, começou a chorar e a falar de Deus. Ela disse ao homem que ele ainda tinha a oportunidade de não cometer o crime que havia planejado. O ladrão se comoveu, pediu desculpas à mulher por suas ações, mas seguiu em frente com o roubo. Ele afirmou ter uma criança de 2 anos para sustentar, e pediu para Angela rezar com ele. Os dois se ajoelharam e oraram por cerca de 10 minutos. O ladrão tirou uma bala de seu revólver e deu a Angela, por ela ter sido tão bondosa, dizendo que aquela era a sua única bala, e prometendo não machucá-la. Ele até pediu um abraço. O ladrão levou o telefone celular da mulher, e disse-lhe para ir para o banheiro e não chamar a polícia por 20 minutos. Também levou 20 dólares (33,98 reais) do caixa, deixando o resto do dinheiro na gaveta.

Em 2007, Nicki Jex assaltou uma loja com um vibrador, dentro de uma sacola, fingindo que aquilo era uma arma. O gerente da loja entregou mais de 1.600 reais em dinheiro quando o ladrão lhe apontou a sacola, imaginando que aquilo era uma arma de fogo. O assalto foi capturado em uma câmera de CCTV no interior da loja. Assim que Nicki fugiu, um cliente da loja presente durante a ocorrência, Wayne Vakani, o seguiu. Graças a ele, o ladrão foi encontrado em um bar. Nicki foi condenado a cinco anos de prisão.

5) OS LADRÕES QUE DESENHARAM MÁSCARAS EM SEUS ROSTOS COM CANETA DE RETROPROJETOR

Dois homens, Matthew McNelly e Joey Miller, tentaram arrombar um apartamento em Carroll, Iowa, EUA. O plano tinha uma pequena falha, entretanto. O “disfarce” dos ladrões eram máscaras desenhadas em seus rostos com caneta de retroprojetor – que, caso você não saiba, possuem uma tinta que não sai com facilidade. A polícia americana encontrou os assaltantes depois de uma testemunha ter relatado que viu os dois homens com caras pintadas tentando arrombar o apartamento. Acrescentou que eles estavam vestindo roupas escuras, capuz, e tinham ido embora em um carro grande e branco. Eles foram acusados de tentativa de roubo de segundo grau e foram libertados sob fiança. Até hoje não se sabe se eles estavam tentando fazer máscaras mesmo ou apenas bigodes.

6) O HOMEM QUE SE ARREPENDEU E DEVOLVEU AS JÓIAS QUE TINHA ROUBADO – TRÊS ANOS DEPOIS

4) O HOMEM QUE USOU O VIBRADOR DE SUA NAMORADA COMO UMA ARMA Em 2007, alguém entrou na casa de Suzie Fronterotta em Gallup, Novo México, EUA, e roubou cerca de uma dúzia de jóias e 1.700 reais em dinheiro. As jóias não eram muito caras, mas tinham valor sentimental para a dona. Entre elas estava um colar de 30 anos de idade e um bracelete de pérolas, dadas a ela por um parente no seu leito de morte. Três anos depois, ela recebeu um pacote contendo as mercadorias roubadas. O remetente era anônimo, mas continha uma carta com as suas desculpas: “Por favor, me perdoe, sinto muito por ter roubado você. Muitas coisas ruins aconteceram porque eu roubei você, me desculpe”. Parece que desde que ele roubou teve muito azar, sua esposa até morreu, e então ele decidiu fazer as pazes. A carta também dizia que ele queria pagar os 1.700 reais, quando tivesse dinheiro suficiente. Para devolver a “cortesia”, Suzie disse a polícia para retirar as suas queixas.

7) O LADRÃO QUE FOI DESCOBERTO PORQUE RIU DE UMA PIADA DE SUA VÍTIMA

Um assaltante estava escondido dentro da casa de suas vítimas quando a família chegou à residência. Porém, ele foi descoberto quando riu de uma história engraçada que o marido contou. O casal ouviu a risada e chamou a polícia. Aposto que a piada perdeu a graça rapidinho.

8 ) O LADRÃO QUE TINHA UMA TATUAGEM COM SEU NOME E DATA DE NASCIMENTO

Esse talvez seja um dos ladrões mais “espertos” dessa lista. A polícia não teve que levantar um dedo para identificar o homem depois que ele roubou um carro especialmente equipado com câmeras: o cidadão tinha uma tatuagem enorme no pescoço, que revelava seu nome e sua data de nascimento. Aaron Evans, 21 anos, com a tatuagem “Evans 19-9-87”, foi filmado entrando no Peugeot 106 em um estacionamento, e condenado a sete meses de prisão.

9) O LADRÃO QUE AMEAÇOU FAZER UMA QUEIXA PORQUE O BANCO QUE ELE IA ROUBAR NÃO TINHA DINHEIRO

Um (quase) ladrão de banco ameaçou abrir uma queixa oficial depois de descobrir que o banco que ia assaltar, em Springettsbury Township, Pensilvânia, não tinha dinheiro à mão para entregá-lo. Joseph Goetz entrou no banco logo após ele abrir, de manhã, mas como lá não havia dinheiro, fugiu do local prometendo apresentar uma reclamação ao gerente de banco. Um cliente do banco que tinha vindo a utilizar os serviços drive-thru percebeu o que estava acontecendo e seguiu o ladrão. O cliente chamou a polícia, que parou o veículo de Goetz e o prendeu por suspeita de tentativa de cometer um assalto.

10) A CABRA QUE FOI PRESA POR ASSALTO A MÃO ARMADA

F A polícia da Nigéria prendeu uma cabra por suspeita de tentativa de assalto à mão armada. Os policiais disseram que a cabra era um ladrão armado que usou magia negra para se transformar em um animal para escapar de ser preso. Segundo o relato da polícia, enquanto estavam em patrulha, eles viram alguns criminosos tentando roubar um carro e os perseguiram. No entanto, um deles escapou enquanto o outro se transformou em uma cabra. A crença na feitiçaria é muito comum em algumas partes da Nigéria, a nação mais populosa da África. Moradores chegaram a ir à delegacia para ver o bicho, que foi fotografado por um jornal nacional de joelhos ao lado de um monte de palha. [Oddee]

http://hypescience.com/10-tentativas-de-roubo-hilarias-inacreditaveis/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)ALSA

HYPESCIENCE

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Teria a ONU nomeado um embaixador para contatos extraterrestres?


Em caso de um contato de humanos com extraterrestres, quem seria o nosso melhor representante? Os nomes de Stephen Hawking, Will Smith e uma série de outros candidatos potencialmente qualificados vêm à mente, mas rumores indicaram que as Nações Unidas declararam que esperam nomear a astrofísica malaia Mazlan Othman como embaixadora da ONU do espaço para os assuntos de contatos com extraterrestres. Ela seria a chefe dos seres humanos no caso de uma visita de ETs.

Diversas organizações sobre o assunto divulgaram a notícia, mas a própria Othman nega os rumores. Ela diz que foi chamada para de uma reunião da ONU para falar sobre as visitas de asteróides, e não alienígenas. A Unoosa (Relações Extra-espaciais das Nações Unidas), órgão do qual a malaia é chefe, também desmentiu o boato.

Entretanto, a notícia levantou uma série de perguntas sobre todo o esquema, a maioria delas bem humoradas. Um leitor do site space.com comentou: “Então vamos ver se entendi. Se um ET pousa no meu quintal, me pede uma cerveja, eu devo chamar as Nações Unidas e simplesmente ignorar o que está acontecendo até que o despachem até a Malásia?”. [Live Science]

http://hypescience.com/teria-a-onu-nomado-um-embaixador-para-contatos-extraterrestres/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

6 mitos derrubados sobre as bruxas atuais



Em 1999, Christine O’Donnell (uma atual candidata a senadora nos EUA, considerada uma das musas do governo americano), então inciando na política, apareceu em um programa de TV fazendo duras críticas aos Wiccas. Ela afirmou que participou de um ritual dessa religião neo-pagã, e disse ter presenciado bruxaria e práticas satânicas. Como era política – e bonita, ainda por cima -, muita gente passou a acreditar nela. Mas os integrantes dessa seita foram a público para se defender, e esclarecer alguns pontos sobre o que os leigos chamam simplesmente de “bruxaria”. Confira seis mitos sobre os Wiccas que não se aplicam à realidade:

1 – WICCAS SÃO MALIGNOS

Total inverdade. Como em inglês a palavra “wicca” está diretamente relacionada a “witches”(bruxos), muitos formam a imagem de Wiccas, na cabeça, como bruxos estereotipados das histórias infantis, com caldeirões, magias negras e rituais obscuros. Os adeptos da Wicca, conforme o livro “wicca para a vida”, são contrários a qualquer forma de agressividade. Segundo uma de suas leis, eles devem retribuir qualquer ato bondoso três vezes mais à pessoa que os ajudou.

2 – WICCA É UMA RELIGIÃO ANTIGA

Quem pensa nessa religião, historicamente, deve achar que as origens dela remontam à idade média. Ledo engano. Embora sua filosofia esteja baseada em alguns ritos antigos, da Europa Oriental, que datam mais ou menos dessa época, a Wicca é uma religião muito recente. Apenas nos anos 1950 é que passaram a se organizar e ser reconhecidos.

3 – WICCA NÃO É REALMENTE UMA RELIGIÃO

Principalmente entre os adeptos de algumas religiões populares e consolidadas, surgiu a crença de que os Wiccans não são uma religião que mereça ser levada a sério e receber esse nome. Pelo governo dos EUA, ao menos, são reconhecidos como um culto religioso oficial. No estado de New Jersey, por exemplo, oito feriados Wicca são reconhecidos ao longo do ano.

4 – WICCANS CULTUAM O DIABO

Por alguma razão que se perdeu ao longo do tempo, rituais de bruxaria são relacionados à figura do demônio, diabo, belzebu, o que seja. Se eles são realmente parte ou não da filosofia dos bruxos fictícios, não se sabe. Mas esse conceito sequer existe para os Wiccans. É o cristianismo que deu origem à figura do diabo e do inferno, estas concepções jamais foram aplicadas na doutrina dos Wiccans. E mais: não apenas eles não cultuam o diabo, como também não concebem apenas um único deus. Wiccans são politeístas, assim como os hindus e os budistas.

5 – WICCANS SACRIFICAM ANIMAIS

Segundo as palavras do livro “manual dos wiccans”, eles amam todos os animais: “Nós nunca os prejudicamos ou matamos em nossos ritos ou magias. Sacrifício de sangue de qualquer tipo é contra a nossa lei. Aquela história de ‘olho de salamandra e pé de sapo’ é uma baboseira que não faz o menor sentido”. Logo, a ideia de rituais com sacrifício de bichos não encontra fundamento entre os eles. As únicas oferendas em seus rituais são pães, vinho, frutas ou flores.

6 – WICCANS TÊM UMA “BÍBLIA NEGRA”

Nem negra, nem branca, nem de qualquer outra cor. Wiccans não seguem nenhum livro sagrado em comum. A explicação é que cada adepto, após estudar as leis, pode criar seu próprio livro de referência. Este livro, chamado de BOS (Book of Shadows – livro das sombras), ajuda cada wiccan a praticar a fé a seu modo. [Live Science]

http://hypescience.com/6-mitos-derrubados-sobre-as-bruxas-atuais/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

A superfície da Terra está se deslocando para o Norte


Segundo os cientistas, a superfície da Terra está se deslocando mais do que esperado. Enquanto você lê este texto, o planeta arrasta-se lentamente em direção ao Pólo Norte. Porém, esse deslocamento ao Norte, apesar de maior do que o esperado, só tem alguns efeitos menores sobre satélites, e nenhuma consequência aos seres humanos.

Os cientistas acreditam que a mudança da superfície da Terra é em grande parte devido ao derretimento da camada de gelo que cobria a maior parte do Canadá e uma parte do norte dos Estados Unidos durante a última Era Glacial.

Para calcular o deslocamento, os cientistas combinaram dados de satélites da NASA sobre gravidade, medições de GPS dos movimentos da superfície global e um modelodesenvolvido pela NASA que estima a massa de oceano da Terra a partir de qualquer ponto do fundo do oceano.

Os pesquisadores descobriram que o deslocamento da massa de água em todo o mundo, combinada com a chamada repercussão pós-glacial, está mudando a superfície da Terra em relação ao seu centro de massa em 0,88 milímetros por ano em direção ao Pólo Norte.

A recuperação pós-glacial é a resposta da parte sólida da Terra ao recuo das geleiras e a consequente perda desse peso. Como as geleiras recuaram no final da última Idade do Gelo, a terra que estava sob esse gelo começou a subir, e continua a fazer isso até hoje.

As estimativas anteriores eram de 0,48 milímetros por ano. Segundo os pesquisadores, enquanto esse movimento ascendente do centro da Terra for de menos de um milímetro por ano, isso não terá qualquer impacto sobre a vida no planeta. Mas, se fosse algo parecido com um centímetro, então haveria uma enorme quantidade de mudanças.

No passado, os cientistas criaram modelos que previam que, em relação ao centro de massa da Terra, a crosta sólida na superfície devia estar se movendo para o norte. Atualmente, os dados concretos recolhidos pela pesquisa apóiam a previsão do modelo.

Apesar desse movimento não ter um impacto em nossas vidas, os pesquisadores dizem que poderia afetar o rastreamento de naves espaciais. Além disso, esse deslocamento pode dizer mais sobre como a Terra se deforma sob tensão.[LiveScience]

http://hypescience.com/a-superficie-da-terra-esta-se-deslocando-para-o-norte/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Por que as baleias encalham?


Na Nova Zelândia, biólogos marinhos estão tentando fazer com que os membros sobreviventes (atualmente 24) de mais de 80 baleias encalhadas voltem para o mar. As baleias encalhadas na região noroeste de Auckland são baleias-piloto, espécie conhecida como uma das baleias que mais encalham nas praias. Tal situação trouxe à tona a dúvida que os cientistas têm há muito tempo: o que causa o encalhe de baleias em massa?

O relato do maior encalhe de baleias de uma mesma espécie ocorreu em 1946, quando 835 orcas encalharam perto da cidade de Mar del Plata, na Argentina. A causa do encalhe massivo nunca foi determinada.

Os cientistas têm diversas teorias para explicar por que algumas baleias, que navegam muito bem e são especialistas em navegação por natureza, vem parar em águas rasas e nas praias. Pode ser que apenas uma baleia fique encalhada, ou um grupo inteiro. Alguns casos parecem até intencionais.

Baleias individuais podem encalhar por uma série de razões, como mutações genéticas, infecções ou doenças parasitárias, lesões causadas predadores ou pescadores e velhice.

Já as razões por trás do encalhe em grupo são mais misteriosas. Uma hipótese é que um grupo de baleias pode encalhar acidentalmente ao tentar auxiliar uma baleia já encalhada que está enviando pedidos de socorro.

Porém, esta teoria é difícil de ser comprovada porque a maioria das baleias encalhadas está em “más condições” no momento de resgate, sendo complicado determinar se uma única baleia estava originalmente em perigo.

Outras possibilidades é que a deficiência de nutrientes e a desorientação e fraqueza provocada pela falta de alimentos podem levar as baleias às águas rasas. Elas podem estar seguindo uma presa ou tentando escapar de predadores indo parar na praia.

Clima irregular, poluição da água (por exemplo, derrames de petróleo) e toxinas ambientais também são possíveis causas de desorientação das baleias. Marés vermelhas, que ocorrem quando algas microscópicas florescem rapidamente e liberam toxinas, não só afetam as baleias, mas também moluscos que se alimentam por filtragem e outras partes da cadeia alimentar marinha.

Outra teoria baseia-se nos laços sociais e de parentesco dentro de um grupo. A maioria das espécies de baleias viaja em grupos como estratégia de sobrevivência. A baleia dominante lidera o grupo. Se ela fica doente ou confusa, pode levar o grupo para muito perto da costa, e encalhar na praia.

Por último, mas não menos importante, alguns pesquisadores e ambientalistas sugerem que o pulsar de sonares subaquáticos assusta e desorienta as baleias, especialmente algumas espécies. Dessa forma, uma possibilidade é que elas saem em busca de segurança nas águas rasas.

Por exemplo, as ondas de sonar de frequência média que a marinha dos EUA utiliza para detectar submarinos podem ser prejudiciais. Nas Bahamas, na Califórnia e no Havaí já houve processos e estudos que levaram à Justiça Federal a ordenar a marinha que controlasse seu uso de sonares. No entanto, os cientistas ainda não sabem exatamente como os pulsos sonares perturbam ou prejudicam as baleias, ou porque eles afetam mais determinadas espécies.

Entre os biólogos marinhos, são muitas as possibilidades e poucos os acordos. O mistério permanece. [LifesLittleMysteries]

http://hypescience.com/por-que-as-baleias-encalham/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Foto espacial: as incríveis auroras de Saturno


O que forma as auroras de Saturno é um grande mistério. Para ajudar a resolver essa questão, a sonda Cassini tirou centenas de fotos em infravermelho do planeta que formariam pequenos filmes.

Esses filmes mostraram que as auroras saturnianas mudam não apenas com o ângulo do Sol, mas também com a rotação do planeta. Outras pareceram se relacionar com as ondas na magnetosfera do planeta causadas pelas luas de Saturno.

A foto acima, em cores artificiais, foi tirada em 2007 e você pode ver a aurora no sul do planeta, em verde.

Cientistas esperam que a análise de mais fotos saturnianas ajude a entender não só a aurora do planeta como a aurora da Terra. [Nasa]

http://hypescience.com/foto-espacial-as-incriveis-auroras-de-saturno/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Fotos incríveis: as belas e esfomeadas plantas carnívoras












Não são apenas os animais que se alimentam de plantas: algumas vezes são os bichos que viram a “salada” delas.

Embora haja descrições de plantas se alimentando de humanos, até hoje não encontramos nenhum vegetal que tenha realmente digerido uma pessoa – então aquelas enormes plantas carnívoras prontas para te mastigar são um mito.

Mas não se iluda. Algumas plantas estão longe de serem inofensivas e não se alimentam apenas de insetos, mas de animais maiores.

Uma das mais conhecidas é a chamada “Armadilha de Vênus” (acima), que vive em áreas úmidas e em pântanos, se alimentando de pequenos insetos. Algumas pessoas até as adotam como “plantinhas de estimação” e caçam formigas para alimentá-la. O mais incrível sobre essa planta não é a sua aparência, mas seu mecanismo. Qualquer bichinho que fique preso entre suas “mandíbulas” acaba preso em uma armadilha similar às usadas para prender patas de ursos e outros grandes animais. Depois as folhas se fecham e viram um estômago, borbulhante de enzimas que digerem sua presa.

As plantas “de jarro” usam uma técnica mais simples – elas atraem suas presas usando um perfume irresistível. Quando os bichinhos, encantados com o maravilhoso cheiro, se aproximam, eles caem dentro dela e não conseguem mais sair, sendo digeridos pela belíssima assassina. Esse tipo de planta aparece em todos os tamanhos e as maiores não atraem apenas insetos, como se alimentam de ratos e de pequenos lagartos.

Essa variedade acima de planta de jarro é conhecida como “lírio cobra”, por seu formato peculiar. Ao contrário de suas companheiras, ela não consegue digerir seus lanches sozinha, pois não têm as enzimas necessárias. Bactérias em seu interior fazem o “trabalho sujo” enquanto ela aproveita os nutrientes já processados por elas.

A linda planta orvalho (acima) possui outro mecanismo para fazer com que suas presas fiquem grudadas nela tempo suficiente para serem digeridas. Suas folhas são cobertas de pequenos pêlos que, por sua vez, são cobertos de uma espécie de cola muito poderosa. Quando um inseto inocente fica preso nela a planta se contrai mais ainda, fazendo com que mais pêlos cheios de cola entrem em contato com o bicho, tornando a fuga impossível.

A kudzu (ou kudzilla, como é conhecida entre os americanos) é uma planta nativa do Japão e ela não é carnívora. Mas achamos que ela merecia uma menção honrosa.

Em 1870, aproximadamente, era usada para fabricar chá, papel, gelatina, tinta e mais uma pá de outras coisas. Os EUA, interessados no potencial comercial de tal maravilha, importaram alguns exemplares. Mal sabiam o que estava prestes a acontecer.

Atualmente uma boa parte do sudeste dos EUA está coberto (isso mesmo, coberto – veja as fotos) por kudzu. Essa planta feroz não só cresce sobre as estruturas, como uma trepadeira comum, mas destrói tudo o que estiver em seu caminho, estrangulando tudo em seu caminho. [DarkRoastedBlend]

http://hypescience.com/fotos-incriveis-as-belas-e-esfomeadas-plantas-carnivoras/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

domingo, 26 de setembro de 2010

Foto espacial: a belíssima Nebulosa Véu


Apesar de ter essa aparência delicada, a Nebulosa Véu é feita dos restos de uma violenta explosão estelar, uma supernova que explodiu a 5 mil anos atrás.

Os filamentos de gás brilhante se encontram na direção da constelação de Cisne – tanto que a nebulosa também é conhecida como “A volta de Cisne”.

Ela possui cerca de seis vezes o diâmetro da Lua e está a uma distância de 1500 anos luz. Por ser tão grande e “dividida”, a nebulosa foi catalogada em algumas partes – a “vassoura da bruxa” (NGC 6960) é a mais famosa delas, no fundo da nebulosa, com seu formato característico. [Nasa]

http://hypescience.com/foto-espacial-a-belissima-nebulosa-veu/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

sábado, 25 de setembro de 2010

Força Aérea americana cria equipamentos baseados nos dispositivos do Batman


A Força Aérea americana começou em 2004 um programa chamado BATMAN (que significa Battlefield Air Targeting Man-Aided Knowledge, ou, em português, Conhecimento Auxiliado pelo homem em Alvos aéreos no Campo de batalha), que visa modernizar seus equipamentos e avançar suas tecnologias para os soldados das Forças Especiais em missões secretas.

Sim, o nome não é coincidência: o programa militar é inspirado no super-herói Batman. Segundo o coordenador do programa, os dispositivos do Batman lhe permitem uma vantagem, e é precisamente isso é o que eles estão tentando fazer.

O lema do programa é “mais leve, mais inteligente, mais mortal”. Quanto ao primeiro objetivo, soldados de elite da Força Aérea muitas vezes têm que carregar até 73 kg de equipamentos durante uma missão.

Este equipamento inclui ferramentas de comunicação, capacete, fone de ouvido e computador, além de uma série de baterias para manter todos esses eletrônicos carregados. Em muitos casos, esses equipamentos desatualizados têm sobrecarregado os soldados, impedido o seu momento crítico de decisão, ou dificultando a realização de uma tarefa, o que já causou problemas as Forças Especiais anteriormente.

O BATMAN veio para mudar tudo isso. A versão militar da Batcaverna é um laboratório da força aérea onde pesquisadores concebem, testam e integram tecnologias para aumentar a eficácia das Forças Especiais.

Embora não haja exatamente um “batuniforme”, o programa gira em torno do que os pesquisadores chamam de “chassi humano”, ou a ideia do corpo como um andaime para o equipamento apropriado para a missão.

A principal realização do programa tem sido a redução do peso das baterias em 25%. Células a combustível alimentadas por metanol vão ficando mais leves conforme o metanol é consumido.

O programa também é pioneiro no uso de um pequeno computador, que fornece aos soldados informações logísticas e táticas em tempo real. Equipamentos de reconhecimento de fala, ou que dizem qual o próximo passo que o soldado deve tomar também estão sendo trabalhados – talvez os mais “Batman” de todos.

Outro projeto é o “Bat Gancho”, para recarregar a energia dos equipamentos sem que os soldados tenham que deixar o campo de batalha. Ele trava em uma linha de alimentação de energia e depois uma pequena navalha corta o isolamento do fio.

Nem todos os equipamentos planejados estão prontos, alguns estão em fase de protótipos. Os coordenadores do BATMAN dizem querer eliminar todos os perigos, adicionando segurança aos dispositivos, e extras, como boa visão noturna.

O grande objetivo é que, em áreas mais hostis e remotas, as tropas das Forças Especiais se sintam conectadas e informadas o suficiente para desempenhar seu trabalho com excelência. [MSN]

http://hypescience.com/forca-aerea-americana-cria-equipamentos-baseados-nos-dispositivos-do-batman/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Titanic pode ter afundado por erro de pilotagem


A história tradicional diz que o Titanic afundou por causa de uma colisão contra um iceberg, inevitável, já que o navio estava viajando muito rápido. Mas agora uma nova versão está sendo divulgada. Um livro escrito pela neta do segundo imediato do Titanic, o oficial Charles Lightoller, indica que tudo pode ter acontecido por um erro de pilotagem.

Lightholler sobreviveu, foi considerado um herói nacional, condecorado e tudo mais. Por isso ele teria sentido vergonha de contar a verdade, já que não queria acabar com a sua reputação.

Segundo Louise Patten, o piloto teria tido tempo suficiente para desviar do iceberg, se ele não tivesse entrado em pânico e virado o navio para o lado errado. Ele tentou corrigir o erro, mas era tarde demais e o lado do navio já havia sido atingido.

Até os passageiros e tripulantes que morreram poderiam ter salvos se, em vez de continuar navegando, o navio tivesse parado – isso impediria que a água acabasse entrando muito rápido pelo buraco feito pelo iceberg.

Essa revelação aparece quase 100 anos depois do desastre e muda toda a história do Titanic, tornando-a ainda mais dramática. [Telegraph]

http://hypescience.com/titanic-pode-ter-afundado-por-erro-de-pilotagem/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pesquisadores afirmam que uma civilização antiga morou na Amazônia


A Amazônia, pelo que se observa hoje, não parece ter sido colônia de férias no passado. Porém, um pesquisador da Universidade da Flórida, e um crescente número de antropólogos, acreditam que uma antiga sociedade avançada ocupou a Amazônia no passado.

Em 1541, um aventureiro espanhol descreveu um pedaço da Amazônia como uma cidade que reluzia branco e como uma terra muito fértil. Atualmente, há pouca evidência de tal civilização. Em vez disso, não só aquela região como o resto da floresta tropical é aparentemente inóspita, cheia de vegetação densa e repleta de seres rastejantes assustadores e venenosos.

Do que o espanhol estava falando, então? Seria o caso de uma “ideia falsa”, vendida pelo aventureiro, ou, como pensam alguns pesquisadores hoje, houve tal civilização na Amazônia?

Os pesquisadores acreditam que sutis distúrbios do solo na paisagem amazônica provam a existência passada de uma sociedade complexa – talvez aquela que o espanhol afirma ter encontrado.

Essas evidências são muito frágeis – tanto que podem ser facilmente confundidas com a natureza. Por exemplo, os defensores da teoria da antiga sociedade a associam muito com a distribuição de sítios de “terra preta”, pedaços de terra com solo fértil.

Inicialmente, os investigadores pensaram que a terra preta se formava a partir de depósitos de cinzas vulcânicas ou pantanais antigos.Mas quando foi estudada mais profundamente, verificou-se que a terra preta era o resultado da ocupação humana permanente de um local: uma acumulação de matéria orgânica, da queima de carvão em baixa temperatura e de cinzas de incêndios.

Outra linha de evidência é o padrão de vegetação na Amazônia. Há agrupamentos de árvores de fruto em muitos sítios arqueológicos e áreas adjacentes, o que sugere que pessoas têm enriquecido a floresta com as espécies desejáveis por um longo tempo. Segundo os pesquisadores, as concentrações anômalas de espécies de plantas econômicas na floresta são provavelmente devido à ação humana.

Os críticos da teoria não se convenceram, entretanto. Eles acreditam que mesmo que essas evidências provem que povos viviam na floresta, não equivale necessariamente a dizer que eram uma civilização complexa, composta de milhões de pessoas.

Se essa civilização existiu, para onde foram todas essas pessoas? Porque hoje só vivem poucas tribos nômades na Amazônia? Os pesquisadores acreditam que esta sociedade, como outros grupos indígenas da América do Sul, foi morta pelas doenças trazidas pelos europeus.

O debate continua, e mais uma preocupação foi adicionada à lista das consequências dessa civilização antiga ter existido. Os estudiosos têm medo que as pessoas que querem explorar os recursos amazônicos usem esses dados antropológicos para apoiar a ideia da mineração e da exploração madeireira no futuro. Afinal, se a floresta sobreviveu a uma civilização tão grande antes, como hoje pode ser diferente? [MSN]

http://hypescience.com/pesquisadores-afirmam-que-uma-civilizacao-antiga-morou-na-amazonia/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Invulgar. Nike fecha loja de Manhattan devido a praga de insectos


A principal loja da Nike em Nova Iorque foi forçada a fechar temporariamente as portas para combater uma invasão de percevejos.

Cristina Barreto DIÁRIO ECONÓMICO

A gigante norte-americana de artigos desportivos decidiu fechar o estabelecimento de cinco andares em Manhattan, conhecido por Niketown, para combater a praga de percevejos que tem invadido a cidade de Nova Iorque nos últimos meses.

Um estudo divulgado em Julho pela Associação de Controlo de Pragas dos Estados Unidos e pela Universidade de Kentucky identificou um aumento do número de casos de infestação de percevejos no país. Alguns especialistas suspeitam que estes insectos possam ter criado resistência a pesticidas modernos e que têm se proliferado com mais facilidade por causa do crescimento do turismo internacional.

Segundo o "Daily News", a Niketown não é a única vítima desta praga de percevejos, que tem infestado apartamentos, hotéis e edifícios de escritórios, como o Empire State Building e o Time Warner Center, em Nova Iorque.

Imagem: mcapragas.com.br

Força misteriosa está trazendo uma sonda de volta ao Sistema Solar


Você lembra da Pioneer 10? Ela é uma sonda espacial que deixou o Sistema Solar em 1983. Pois bem, cientistas perceberam que a sonda está sendo empurrada de volta para o nosso sistema, por alguma força misteriosa.

Inicialmente, os astrônomos pensaram que a sonda estava voltando por causa do impulso que uma sobra de gás nos motores da Pioneer que estivesse escapando causaria. Mas a força é praticamente constante. Outras possibilidades como radiação solar e gravidade também foram descartadas.

A força misteriosa é 10 milhões de vezes mais forte do que a gravidade e os cientistas estão acreditando que possa se tratar de uma “nova força da natureza”, desconhecida até então.

A velocidade da sonda, que é, atualmente, 43 mil quilômetros por hora e parece estar diminuindo 9 quilômetros por hora, mas a cada século.

A Pioneer está fazendo os cientistas questionarem o conhecimento que temos sobre a gravidade e o universo.[Gizmodo]

http://hypescience.com/forca-misteriosa-esta-trazendo-uma-sonda-de-volta-ao-sistema-solar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Conheça 7 papas nada santos



Embora, para os cristãos, só Jesus tenha sido perfeito na Terra, e apesar de ninguém esperar que os papas sejam absolutos santos, algumas histórias envolvendo amantes, crimes e festas no Vaticano parecem profanas demais para ser verdade. Confira sete escândalos de papas corruptos que deixaram suas marcas de maneiras não muito agradáveis:

7) PAPA CLEMENTE VII (1523-1534)

Apesar de ser indiferente à Reforma Protestante (um movimento de reforma na Europa, no qual várias denominações se separaram da Igreja Católica), o papa Clemente VII ficou mais conhecido por outro motivo: estava sempre disposto a mudar seu ponto de vista político para coincidir com o de quem tinha mais poder e riqueza no determinado momento. Ele trafegou entre alianças com a França, a Espanha e a Alemanha, embora tenha se inclinado para as forças políticas francesas antes de sua morte em 1534, depois de comer um cogumelo venenoso. Como resultado de sua fidelidade oscilante, seus críticos, como Carlos V, o compararam a um pastor que tinha fugido do seu rebanho para retornar somente como um lobo.

6) PAPA LEÃO X (1513-1521)

O papa Leão X era estritamente contra a Reforma Protestante, movimento inspirado pelo argumento de Martinho Lutero contra os métodos inescrupulosos da igreja de arrecadar fundos baseado no medo das pessoas de não ir para o paraíso. Que cara irônico. O Papa Leão X não só permitia, como incentivava os fiéis a pagarem por seus pecados – literalmente. O líder religioso colocava preços nos pecados dos outros e obrigava-os a dar-lhe dinheiro em troca de sua absolvição. E sim, ameaçava os fiéis de que suas almas não seriam capazes de entrar no céu, se eles não pagassem por pecados como crimes de assassinato, incesto e roubo.

5) PAPA JÚLIO II (1503-1513)

Apesar do juramento do clero de celibato sagrado, Júlio alegadamente tinha várias amantes e, pelo menos, uma filha ilegítima (algumas fontes indicam que ele tinha duas outras filhas, que morreram durante a infância). Em 1511, o conselho fez acusações de atos sexuais indecentes contra ele, alegando que ele era “um vergonhoso sodomita coberto de úlceras”. Embora fosse um fã de artes e esculturas antigas recolhidas, Júlio também teria forçado Michelangelo a concluir a Capela Sistina antes do tempo que o artista pediu. Segundo registros, Michelangelo nunca chegou a terminar o túmulo do papa Júlio, após ele ter morrido.

4) PAPA ALEXANDRE VI (1492-1503)

É, não somente o papa Júlio II era um “suposto” clérigo celibatário. Alexandre VI também teve várias amantes, incluindo Giulia Farnese (conhecida como Júlia, a Bela), e teve numerosos filhos ilegítimos com a antiga amante Vannozza dei Cattani (que era casada na época). Seus caminhos hedonistas eram tão descarados que, mesmo com o crime e a violência tomando as ruas de Roma, o papa ocupou-se com comédias, banquetes pródigos e bailes – todos pagos com fundos da igreja católica. Sua vida de playboy não para por aí: surgiram até mesmo boatos de que o papa organizava orgias.

3) PAPA BENTO IX (1032-1048)

Tal papa foi tamanha calamidade que outros religiosos não pouparam críticas severas à figura. Bento IX ganhou poder e riqueza em uma idade precoce, aos 20 anos, como resultado de laços de sua família com a igreja. Ele herdou o título de papa por ser sobrinho do papa João XIX e pelo Papa Bento VIII. Ele rapidamente desenvolveu uma imagem de “cruel e imoral”. O Papa Victor III escreveu que Bento IX cometia “estupros, assassinatos e outros atos indescritíveis. Sua vida como papa foi tão vil, tão má, tão execrável, que eu estremeço só de pensar nisso”. São Pedro Damião tinha coisas similares a dizer de Bento IX, descrevendo-o como “banquete de imoralidade” e “um demônio do inferno sob o disfarce de um padre”, que organizava orgias patrocinadas pela igreja e participava regularmente de bestialidades. Em seu último ato de corrupção como papa, Bento IX decidiu que queria se casar, e vendeu seu título para seu padrinho por 680 kg de ouro.

2) PAPA JOÃO XII (955-964)

Alcançando o título de Papa aos 18 anos, João XII foi rapidamente considerado preguiçoso e infantil. Acusações mais severas seguiram de seus críticos, que incluíam sacerdotes e autoridades religiosas. Líderes da igreja disseram que ele invocava demônios, assassinava e mutilava vários homens, cometia incêndio culposo, e jogava jogos de azar. Também afirmaram que ele “transformou o palácio papal em um bordel”, cometendo adultério com muitas mulheres, incluindo duas viúvas e sua sobrinha, bem como a namorada de seu pai. Seu reinado como papa terminou nos seus 20 e poucos anos, quando ele morreu de um derrame, enquanto estava supostamente na cama com uma mulher casada.

1) PAPA ESTEVÃO VI (896-897)

Essa talvez a seja a história mais macabra dessa lista. Provavelmente o mais desequilibrado de todos, o papa Estevão VI queria de todo jeito se vingar de seu predecessor, o papa Formoso, por achar que tinha sido injustiçado por ele. Porém, seu inimigo já estava morto. Estevão então ordenou que o cadáver de nove meses fosse exumado, vestido com vestes sagradas papais e apoiado em um trono para ser julgado por seus crimes. Um diácono respondeu em nome do falecido. Estevão se enfureceu e jorrou acusações no defunto, por achar que ele recebeu injustamente o título de papa. O cadáver perdeu o julgamento, e Estevão declarou que ele foi um papa vazio. Ele, então, cortou seus três dedos usados para dar bênçãos e ordenou que o corpo fosse retirado de suas vestes e despejado em um cemitério para estrangeiros. Logo após esse episódio, um terremoto atingiu Roma, destruindo a basílica papal. O cadáver foi desenterrado mais uma vez, e atirado para um rio. Algumas pessoas compassivas o “pescaram” e deram a Formoso um enterro mais adequado. No entanto, o julgamento macabro voltou a assombrar Estevão, pois os danos do terremoto foram tomados como um sinal de Deus. Tumultos e multidões que apoiavam Formoso prenderam Estevão em um calabouço, onde mais tarde ele foi encontrado estrangulado até a morte. [LifesLittleMysteries]

http://hypescience.com/7-papas-nada-santos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE