terça-feira, 31 de agosto de 2010

Avistada nova cratera em Marte que possui água congelada


Algumas das últimas fotos tiradas por uma poderosa nave espacialda NASA mostram uma cratera em Marte que escondia água congelada.

A imagem colorida mostra claramente um pedaço de gelo de água em Marte, no fundo de uma cratera de 6 metros de largura, na superfície. A jovem cratera está no hemisfério norte do planeta. Os cientistas suspeitam que se formou recentemente, entre abril de 2004 e janeiro deste ano.

A cratera de gelo fica mais ao sul do que alguns outros avistamentos de água congelada enterrada. Ela apareceu em uma das centenas de fotos de Marte feitas entre 6 de junho e 7 de julho deste ano.

O caminho de gelo cobre uma área de até dois metros quadrados. Deve ter a mesma profundidade e origem semelhante a outras crateras escavadas no planeta, pois esse caso não foi o primeiro.

Uma nave da NASA pousou no ártico de Marte em maio de 2008 e encontrou evidências de água congelada logo abaixo da superfície usando um braço robótico, e então uma nave espacial em órbita avistou gelo pela primeira vez nas crateras de Marte em agosto de 2008.

O gelo não durou muito, e voltou direto em vapor em um processo conhecido como sublimação. Não há prova definitiva da existência de água líquida em Marte até hoje.

Os cientistas ficaram surpresos porque a cratera de água era 99% pura, com apenas um pouco de poeira de Marte misturada. Portanto, eles especulam que a água do gelo deve ter algumas centenas de milhares de anos, e ser proveniente de um período em que o planeta era líquido.

A camada de gelo poderia ter permanecido isolada do ambiente marciano até 400 mil anos atrás, quando um impacto interrompeu sua cobertura de proteção. Por isso que os cientistas acreditam ser tão pura, porque é muito jovem e não tem sido misturada com outros materiais.

A equipe da NASA pretende tirar fotos adicionais para verificar a cratera no próximo verão marciano. [MSN]

http://hypescience.com/uma-cratera-em-marte-possui-agua-congelada/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Planta se vinga de lagarta que se alimenta de suas folhas


A lagarta do tabaco parece ter sido enganada justamente por seu alimento favorito. Toda vez que ela faz uma refeição com as folhas de tabaco, inadvertidamente converte moléculas liberadas pela planta em produtos químicos que chamam seu predador.

Como muitas plantas, quando o tabaco é danificado – seja por herbívoros com fome ou não –, ele desprende produtos químicos chamados folhas verdes voláteis (FVV). Estas moléculas protegem a planta, atraindo predadores que comem herbívoros.

Porém, pesquisadores descobriram que a mistura de FVV produzida por uma planta de tabaco danificada por uma lagarta e a mistura produzida por uma planta danificada na ausência de lagartas são sutilmente diferentes.

Quando eles lançaram as duas misturas em um campo, aquela que tinha sido produzida na presença de lagartas atraiu mais insetos predadores de lagarta. A análise química mostrou que a saliva da lagarta reage com o FVV puro da planta e produz a versão química mais atraente aos predadores.

Ou seja, a lagarta se entrega para ser alimentada toda vez que se alimenta. Os pesquisadores sugerem que as culturas sejam geneticamente modificadas para liberar um sinal melhorado de defesa contra as pragas. [NewScientist]

http://hypescience.com/plante-se-vinga-de-lagarta-que-se-alimenta-de-suas-folhas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

domingo, 29 de agosto de 2010

Se houver um anti-universo, novo detector será capaz de encontrá-lo


Se o anti-universo, muitas vezes evocado na ficção científica, realmente existir, um detector de partículas enorme a ser montado na Estação Espacial Internacional no próximo ano vai ser capaz de prová-lo.

A máquina de 8,5 toneladas métricas, Espectrômetro Magnético Alfa (EMA), foi carregada em um avião de carga no aeroporto de Genebra. O líder do estudo disse que o programa de pesquisa de 20 anos vai ajudar os cientistas a dar um enorme passo na compreensão do cosmos.

Se houver um anti-universo lá fora, além da borda do nosso universo, o detector espacial vai ser capaz encontrá-lo e trazer sinais de sua existência para nós.

O projeto envolve cerca de 500 cientistas e técnicos em volta do globo. Os cosmólogos dizem que a matéria e a anti-matéria – que se aniquilam mutuamente em contato, liberando energia – devem ter sido feitas em quantidades iguais pela explosão do Big Bang, há 13,7 bilhões de anos atrás. Mas o Universo que surgiu é esmagadoramente constituído de matéria.

Os cientistas esperam que o EMA encontre pistas para o que aconteceu com a anti-matéria, e descubra se existem outros lugares que são quase inteiramente anti-matéria na borda do universo conhecido. Se achá-lo, ele também poderá trazer uma imagem de espelho do local e de tudo o que houver nesse anti-universo, incluindo vida.

Entretanto, o objetivo principal do detector, que tem um ímã super-alimentado em seu núcleo, é “caçar o misterioso escuro”, ou invisível; a matéria que, juntamente com a energia escura, compõe cerca de 95% do universo conhecido.

Os cientistas também esperam que o EMA forneça o conhecimento detalhado da energia cobrada dos raios cósmicos, um campo inexplorado de pesquisa que só pode ser realizada no espaço.

A exploração pode causar muitas surpresas, já que os pesquisadores afirmam que nunca estiveram tão conscientes de sua ignorância, de que não sabem nada do Universo.

Em fevereiro, o detector será carregado em um ônibus espacial e entregue em uma estação espacial em um vôo especial aprovado pelo congresso americano.

O EMA foi desenvolvido por uma equipe internacional, e os custos do projeto, atualmente estimado em cerca de 3.52 bilhões de reais, estão sendo cobertos por 16 países, principalmente da Europa, com participação dos Estados Unidos e da China. [MSN]

http://hypescience.com/se-houver-um-anti-universo-novo-detector-sera-capaz-de-encontra-lo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Jornalistas brasileiros preocupados com Angola


MOÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO DA IMPRENSA EM ANGOLA
Tendo tomado conhecimento dos últimos desenvolvimentos da situação da Imprensa em Angola onde, apesar das evidentes garantias constitucionais em matéria de Liberdade de Imprensa, se assiste recentemente a desenvolvimentos preocupantes, designadamente:

a) A aquisição dos principais semanários de independência editorial por parte de grupos privados caracterizados pela opacidade relativamente à sua estrutura acionista - que não é revelada - e após sucessivas ações de pressão por via de afogamento da receita publicitária de origem pública ou privada;
b) A implantação nos referidos semanários de ações de censura recorrentes, cujo episódio mais recente foi a queima de edições do semanário angolano A Capital na própria gráfica e confisco posterior arbitrário e ilegal de uma outra em vias de distribuição; c) O aumento de sinais de intolerância, parcialidade, diminuição do exercício do contraditório e do pluralismo no seio da mídia em geral;
d) As insistentes preocupações manifestadas pelos jornalistas angolanos ao nível sindical e associativo, corroboradas em alguns casos por órgãos de dignidade legal como o Conselho Nacional de Comunicação Social sobre apreensões abusivas de jornais; preocupações essas reiteradas por diversas instituições da sociedade civil, segundo as quais, esses desenvolvimentos configuram um quadro onde, além de sofisticadas iniciativas de silenciamento da Imprensa independente, por via da apropriação privada, o ressurgimento de práticas de intimidação dos jornalistas atentórias à liberdade de Imprensa e de Expressão, contrárias aos preceitos constitucionais da IIIª República de Angola, a Declaração de Windhoek (reconhecida pela Assembleia Geral da ONU, incluindo Angola); a Declaração sobre a Liberdade Expressão em África:

Os jornalistas reunidos por ocasião do 34º.Congresso Nacional dos Jornalistas brasileiros, em Porto Alegre, Brasil decidem:
1. Manifestar a sua apreensão por esses acontecimentos no domínio da mídia angolana, que traduzem claros sinais de retrocesso em matéria de liberdade de Imprensa e de expressão contrários ao estado de direito democrático assegurado pela constituição da III República de Angola, a Declaração de Windhoek, A declaração sobre a Liberdade de Expressão em África, a Declaração Universal dos Direitos Humanos;
2. Apelar às autoridades angolanas urgentes ações no sentido de garantir o livre exercício profissional da atividade jornalística, no quadro do pluralismo de ideias, independência editorial e diversidade dos meios no âmbito das garantias constitucionais do Estado democrático de direito;
3. Manifestar a sua solidariedade para com os jornalistas angolanos nos seus esforços para garantir a sobrevivência da Imprensa independente e de um jornalismo profissional livre, crítico e editorialmente autônomo, como um dos pilares mais importantes capazes de garantir a efetividade da democracia em Angola;
4. Promover ações de denúncia, solidariedade e mobilização de recursos alternativos à escala internacional

In morrodamaianga.blogspot.com/

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Quebrado o Recorde Mundial de fóssil mais antigo


Você sabe qual é o fóssil mais antigo de que se tem registro no mundo? A resposta pode te surpreender, mas não se trata de um dinossauro. O título pertence a um caracol chamado Kimberella, que viveu há 555 milhões em áreas onde hoje se localizam Austrália e Rússia (os primeiros dinossauros, bem mais jovens, datam de apenas 230 milhões de anos atrás). O nosso amigo Kimberella, contudo, pode deixar de ostentar o recorde de antiguidade.

Pesquisadores da Universidade de Princeton (New Jersey, EUA) descobriram o fóssil de uma esponja que parece ser um pouco mais velhinho: 635 milhões de anos.

Os pesquisadores descobriram fósseis de múltiplos depósitos glaciais (que possivelmente foram geleiras em algum dia no passado), no sul da Austrália, que pareciam ser pedaços de um mesmo organismo. Trabalhando em conjunto com um estúdio de design, eles reconstruíram o tal organismo digitalmente.

Com a tecnologia, conseguiram reconstituir mais ou menos como funcionava a nossa esponja: não diferia muito das atuais. Um sistema de entrada e saída de água, que é a base para respiração e alimentação do organismo. A diferença é que esta esponja teria uma dura casca de cálcio a revestindo, ao contrário das esponjas de nosso tempo.

Mas os fósseis são a primeira evidência física demonstrando que os animais existiam antes de um evento conhecido como “Snowball Earth” (Terra Bola de Neve), no final do período Criogeniano – entre 850 milhões e 630 milhões de anos atrás -, um determinado tempo onde a Terra seria constituída essencialmente de gelo. Assim, a teoria da Evolução abre-se para ainda mais perguntas, que continuam esperando respostas. [The New York Times]

http://hypescience.com/quebrado-o-recorde-mundial-de-fossil-mais-antigo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sua urina pode salvar o mundo – saiba como


Porque deixar seu xixi ir ralo abaixo quando ele pode ser usado para recarregar seu celular? Muita calma, não vá se aliviar no aparelho ainda! De acordo com o cientista Shanwen Tao, a urina pode nos ajudar a resolver o problema de abastecimento de energia mundial.

Tao é um químico e ele acredita que o “ouro líquido” que você rejeita pode fornecer energia suficiente para o funcionamento de fazendas e de escritórios.

O primeiro argumento do cientista é que, ao contrário de combustíveis fósseis, urina é abundante e renovável. Temos quase 7 bilhões de pessoas no mundo produzindo cerca de 10 bilhões de litros de urina diariamente. Adicione os animais que criamos a essa mistura e você terá uma idéia da enorme quantidade de xixi que é produzida no mundo.

Obviamente que todo esse esgoto é um problema. Se deixarmos o xixi ir direto para as águas, sem passar por um tratamento, ele pode arruinar completamente alguns ecossistemas. Além disso o próprio ato de tratar o esgoto consome energia – só os Estados Unidos, 1,5% de toda a energia produzida no país é gasta no tratamento de esgoto.

Então seria uma boa para o Meio Ambiente (e isso inclui você) se a urina parasse de ser despejada nos rios e se seu tratamento não consumisse tanta energia.

O hidrogênio, hoje, pode ser usado para movimentar nossas máquinas, é retirado em grandes quantidades de combustíveis fósseis. Mas é difícil de estocar e de distribuir o hidrogênio assim. Outro método que pode ser utilizado é dividir as moléculas de água durante o uso da máquina, liberando o hidrogênio. Mas é necessária muita energia para dividir a água.

Então por que não usar urina em vez de água? A composição da urina possui hidrogênio e ela é uma substância mais simples de ser dividida.

Segundo Tao esse método, por ser simples e necessitar apenas de um eletrodo, poderia ser usado em lugares remotos para carregar seu celular ou então ligar um rádio.

Uma outra aplicação, dessa vez em larga escala, seria em fazendas criadoras de gado, por exemplo. Se o xixi das vacas fosse separado dos “resíduos sólidos” ele poderia ser usado para fornecer a energia para as máquinas do local (mas como alguém separaria o xixi do esterco da vaca ainda é um mistério).

Talvez a urina não seja a solução ideal ou final para nossos problemas com energia, mas quanto mais fontes de energia verde e renovável tivermos, melhor. [Gizmodo]

http://hypescience.com/sua-urina-pode-salvar-o-mundo-–-saiba-como/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Tornado de fogo é filmado no Brasil


Um raro tornado de fogo foi filmado no município de Araçatuba, em São Paulo. O fenômeno foi causado pelos ventos fortes e secos que provocam os incêndios naturais que estão assolando o país.

O tornado de chamas passeou por campos antes de entrar em uma estrada, causando problemas de trânsito, e depois desapareceu.

Esse fenômeno segue a enorme quantidade de incêndios naturais que estão acontecendo nas regiões mais secas do Brasil há algumas semanas, por causa da falta de chuva. Para prevenir futuras ocorrências como essa, o estado proibiu os fazendeiros da região de queimar as plantações de cana, prática muito comum. [BBC]

http://hypescience.com/tornado-de-fogo-e-filmado-no-brasil/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Descobertos dois novos planetas com inédita atração gravitacional


E seguem havendo descobertas interessantes para além do Sistema Solar. Astrônomos do Caltech (Instituto de tecnologia da Califórnia) anunciaram a descoberta de dois novos planetas, em torno de uma estrela próxima de morrer. Essas duas novas localidades do Universo estão situadas logo ali: a cerca de 223 anos-luz da Terra.

Trata-se de dois gigantescos planetas, cuja composição básica é feita de gases. Os planetas estão próximos um do outro de uma maneira jamais observada antes, devido à sua atração gravitacional mútua.

Esta é a mais recente descoberta de um longo processo de estudos sobre planetas extra-solares, que nos últimos anos têm fornecido descobertas ainda mais estranhas e surpreendentes do que nossos planetas vizinhos, segundo os cientistas do Caltech.

Os astrônomos afirmam que existe um risco real de destruição de todo um sistema planetário quando há uma proximidade gravitacional muito forte entre dois planetas tão grandes. Estas grandes (literalmente) descobertas estão distantes uma da outra apenas 0,35 Unidades Astronômicas (cerca de 53 milhões de km, semelhante ao que separa a Terra de Marte). Exercem uma atração gravitacional mútua que é 4 vezes maior que entre a Terra e o Sol, 700 vezes maior que entre a Terra e a Lua e 3 milhões de vezes maior que a força gravitacional entre a Terra e Marte. Em suma, os planetas estão terrivelmente próximos.

Para detectar casos semelhantes em outros pontos do Universo, os cientistas estão monitorando 450 estrelas de massa equivalente, em torno das quais eles encontram aglomerados de planetas. A massa estelar é determinante para saber o quanto há de planetas em torno, porque a quantidade de matéria-prima disponível para o surgimento de corpos celestes varia conforme a massa da estrela principal.

Estes planetas têm massa semelhante à de Júpiter, mas apresentam uma órbita em torno de sua estrela muito menor que a dele. Enquanto Júpiter completa uma volta em torno do Sol em 12 anos terrestres, estes planetas contornam sua estrela-mãe em no máximo 2,3 anos.

Daqui a algum tempinho, entre 10 e 100 milhões de anos, como explicam os cientistas, essa proximidade acabará por fazer com que os planetas se agigantem, inchem e expulsem todos ou outros corpos celestes e satélites naturais de perto deles, causando uma instabilidade gravitacional que pode afetar grande parte do universo. Quando isso acontecer, se protejam! [msnbc]

http://hypescience.com/descobertos-dois-novos-planetas-com-inedita-atracao-gravitacional/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A 127 anos-luz da Terra. Descoberto o sistema solar mais parecido com o nosso



Tem sete planetas em órbita, um é rochoso e pouco maior do que a Terra e está a 127 anos-luz de distância. É o sistema solar mais parecido com o nosso descoberto até agora, anunciou hoje uma equipa internacional de caçadores de planetas extra-solares — de que os portugueses Alexandre Correia, da Universidade de Aveiro, e Nuno Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, fazem parte.

24.08.2010 - 14:59 Por Teresa Firmino
http://www.publico.pt/Ciências/descoberto-o-sistema-solar-mais-parecido-com-o-nosso_1452689


“Só tem menos um planeta do que o nosso sistema solar. Desde 2006, Plutão é um planeta-anão, como o asteróide Ceres”, sublinha Alexandre Correia, que com este anúncio recebeu uma prenda de aniversário antecipada. Amanhã faz 35 anos.

Para cinco dos planetas, gasosos como Neptuno, os cientistas têm provas fortes da sua existência, segundo os resultados apresentados numa conferência em França, no Observatório de Haute-Provence. Para os restantes dois, há indícios: um será semelhante a Saturno, o outro será o mais pequeno detectado até ao momento. A confirmar-se o tamanho, tem apenas 1,4 vezes a massa da Terra.

Ao longo de seis anos, os cientistas acompanharam uma estrela, conhecida por HD 10180, na constelação da Hidra, com observações num telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO) em La Silla, no Chile. Na equipa estão dois grandes caçadores de planetas, Michel Mayor e Didier Queloz, do Observatório de Genebra, na Suíça, que descobriram o primeiro planeta extra-solar em 1995 e causaram furor mundial. Nuno Santos, de 36 anos, há muito que colabora com a equipa da Suíça.

Desde 1995 já foram detectados mais de 500 planetas. Conhecem-se 15 sistemas solares com pelo menos três planetas. O recorde anterior era um sistema solar com cinco planetas.

Um aparelho de grande precisão instalado no telescópio foi registando movimentos minúsculos da estrela HD 10180, ora para a frente, ora para trás, que a atracção gravitacional de planetas em seu redor causaria. Foi dessa forma que se obtiveram sinais fortes da presença de cinco planetas, com 13 e 25 vezes a massa da Terra, e que demoram entre seis e 600 dias terrestres a completar uma órbita à estrela.

Rochoso mas sem vida
No caso dos dois planetas de que há indícios, o que é idêntico a Saturno atinge 65 vezes a massa da Terra e está mais afastado da estrela: é preciso que passem 2200 dias para completar uma volta. Em contrapartida, o que é pouco maior do que o nosso planeta situa-se tão perto da estrela que o faz apenas em pouco mais de 28 horas. Um ano lá é pouco mais do que um dia na Terra.

“Está mesmo em cima da estrela, está mais perto do que Mercúrio do Sol. Não pode ter vida, isso está completamente fora de questão”, diz Alexande Correia.

E é sólido? “Para ser deste tamanho, tem de ser rochoso.” Segundo os modelos sobre a formação de planetas, até cinco massas da Terra considera-se que é rochoso. “A partir daí, passa a ser gasoso. Tem gravidade suficiente para ter uma atmosfera tão grande como Júpiter ou Saturno”, responde o astrofísico.
Outro aspecto interessante é o da distribuição dos sete planetas pelo sistema solar, obedecendo a uma lei semelhante à que se encontra no nosso sistema solar (a lei de Titius-Bode): cada planeta está quase ao dobro da distância do anterior, explica um comunicado da Universidade de Aveiro.

“Esta descoberta extraordinária também enfatiza o facto de estarmos a entrar numa nova era da investigação de exoplanetas: o estudo de sistemas planetários complexos e não apenas de planetas individuais”, comenta Christophe Lovis, do Observatório de Genebra, que é o primeiro autor do artigo científico sobre a descoberta, a publicar na revista "Astronomy and Astrophysics".
“Os estudos dos movimentos planetários no novo sistema revelam interacções gravitacionais complexas entre os planetas e dão informações sobre a evolução do sistema a longo prazo”, refere Lovis, citado numa nota do ESO.

Pode ainda não ter sido desta vez que se encontrou uma cópia perfeita do nosso sistema solar, incluindo um planeta rochoso a uma distância da estrela que permita a vida. Mas esse momento parece aproximar-se.

Imagem: A representação artística do sistema solar agora descoberto (ESO/L. Calçada)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ilha de lixo misteriosa aparece no Oceano Atlântico


Um caminho vasto de lixo que abrange uma enorme área doOceano Atlântico há muito intriga cientistas, particularmente porque a concentração de plástico no local não aumentou durante os últimos 22 anos, apesar da produção de plástico, tanto como a de lixo, ter aumentado durante esse período.

Agora, um estudo exaustivo, resultando em mais de 64.000 pedaços de plástico recolhidos no Oceano Atlântico ao longo de duas décadas, permitiu que os cientistas resolvessem alguns dos mistérios desse “caminho de lixo”.

Os pesquisadores acreditam que o plástico se quebra em pedaços menores do que os capturados pelo estudo. Como bactérias e outros organismos se criam sobre o plástico, esse peso adicional pode arrastar os restos para profundidades mais baixas dooceano. Segundo a pesquisa, os caminhos de plástico possivelmente atingem quase todo o Atlântico.

Esse caminho de lixo não significa necessariamente uma ilha de lixo flutuante visível sobre as ondas. Apenas 62% das redes dos navios continham quantidades detectáveis de plásticos. O que os pesquisadores coletaram são fragmentos muito pequenos de plástico que vieram de itens de consumo maiores. Cada rede lançada de meia em meia hora alcançava apenas 20 peças de plástico equivalente a cerca de 0,3 gramas no total.

A descoberta incomum de um balde de cinco litros foi uma surpresa: peixes gatilho, que normalmente vivem em torno de recifes no oceano, estavam abrigados lá. Isso sugere que os peixes encontraram abrigo e comida talvez a partir da espuma plástica acumulada no balde.

As peças pequenas de plástico, mais comuns, também abrigam colônias de bactérias que normalmente não podem pertencer à superfície do oceano. Os cientistas ainda não sabem se os micróbios são capazes de usar o plástico como alimento e degradá-lo, ou se o plástico está atuando como substrato para comunidades microbianas.

As origens de todo esse plástico são completamente desconhecidas. Os pesquisadores atualmente não conseguem rastrear o local de onde vieram. Mas estudos de circulação oceânica descobriram que um plástico flutuante pode viajar a partir de Washington ou Miami até esse caminho de lixo no Atlântico em apenas 40 dias.

O próximo passo que os cientistas querem dar é entender o tamanho e o destino do plástico nos oceanos.[LiveScience]

http://hypescience.com/ilha-de-lixo-misteriosa-aparece-no-oceano-atlantico/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

A geleira mais alta do mundo está desaparecendo


A geleira de Puncak Jaya, em Papua, na Indonésia, está desaparecendo – e rápido. Glaciologistas disseram que o campo de gelo poderia sumir completamente já nos próximos anos.

Eles passaram duas semanas perfurando os núcleos de gelo do topo da ilha. Puncak Jaya é o pico de ilha mais alto da Terra, e uma das montanhas mais altas do mundo, classificada entre os Andes e o Himalaia, a 4.884 metros.

A perfuração foi feita apesar das péssimas condições de tempo. As temperaturas giraram em torno de menos 14 graus Celsius, e ventos e chuvas torrenciais chegaram a derrubar uma barraca do acampamento dos pesquisadores. Estas mesmas condições meteorológicas estão contribuindo para o desaparecimento da geleira.

Os núcleos de gelo extraídos chegaram recentemente nos Estados Unidos, onde investigadores vão passar os próximos meses analisando seus detalhes.

Esses núcleos de gelo são como cápsulas do clima enterradas há milhares de anos e contém sucessivas camadas de gelo e neve que foram estabelecidas nas geleiras. As camadas possuem pequenas bolhas, que são amostras da atmosfera que ficaram presas quando cada camada de gelo se formou. Ao estudá-las, os cientistas serão capazes de dizer como o clima vem mudando durante milhares de anos.

A chuva que os pesquisadores enfrentaram durante a perfuração pode ser útil para a análise: eles coletaram amostras de chuva para comparar com dados de 11 estações meteorológicas da região, o que os ajudará a traduzir a história do clima trancada dentro dos núcleos de gelo. A medição dos isótopos estáveis de oxigênio e hidrogênio no gelo também vai ajudar os pesquisadores a calcular as temperaturas do passado.

Outros produtos químicos preservados no gelo revelam mudanças na atmosfera, como as que ocorreram durante grandes erupções vulcânicas. Poeira no gelo pode ser sinal de uma seca, enquanto alguns determinados compostos podem refletir um incêndio.

Os glaciologistas esperam que os novos dados forneçam um registro de longo prazo do fenômeno El Niño, que controla a forma como ocorrem as mudanças climáticas nos trópicos (e também influencia padrões climáticos de outros lugares, inclusive dos Estados Unidos).

Segundo os pesquisadores, a primeira análise dos núcleos está prevista para dezembro.


[OurAmazingPlanet]

http://hypescience.com/a-geleira-mais-alta-do-mundo-esta-desaparecendo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

domingo, 22 de agosto de 2010

8 formas malucas de se demitir



Não basta só desistir de um emprego. Já que você vai abrir mão do seu salário de todo mês, é melhor deixar uma impressão para que se lembrem de você – agora se você quer, mesmo, causar impacto veja os casos que listamos e escolha qual oito maneiras de dizer adeus ao seu patrão é a sua favorita:

1) O COMISSÁRIO DE BORDO QUE SE DEMITIU DENTRO DE UM AVIÃO E SAIU PELA PORTA DE EMERGÊNCIA

Steven Slater, um atendente aéreo da companhia JetBlue, teve uma discussão com um passageiro durante um embarque no aeroporto de Pittsburgh. Não aguentando mais, pegou o interfone e disse: “Para o passageiro que me chamou de *@#$%”, vá se &#@!*”. Slater, então, ativou a saída de emergência e deslizou para o asfalto. Posteriormente, foi preso e acusado de descuido que pôs vidas em perigo e injúria. Por sorte o avião ainda estava no chão.

2) O CARA QUE LARGOU O EMPREGO ATRAVÉS DE UMA CARTA DE DEMISSÃO ESCRITA EM UM BOLO

Neil Berrett deu um aviso de duas semanas da sua intenção de renunciar. A carta foi escrita na cobertura de um bolo delicioso e foi bem recebido.

Caro Sr. Bowers,
Durante os últimos três anos, a minha posição na Hunters Point Naval Shipyard tem sido nada além de pura emoção, alegria e fantasia. No entanto, eu decidi passar mais tempo com minha família e atender a questões de saúde que têm surgido recentemente. Estou orgulhoso de ter sido parte de uma equipe excelente e eu desejo a esta organização só o melhor em seus futuros empreendimentos.

Por favor, aceite esta torta como a notificação que eu estou deixando minha posição em 27 de março.

Atenciosamente,
W. Neil Berrett

Mais tarde, ele apresentou uma carta de demissão em papel, uma vez que seria difícil arquivar o bolo.

3) A GAROTA QUE ESCREVEU SUA DEMISSÃO EM UMA LOUSA E A ENVIOU A TODO O ESCRITÓRIO

Em uma manhã de segunda-feira, uma garota chamada Jenny demitiu-se enviando estas fotos para todo o escritório. Coragem não começa a descrever esta heroína. Nas placas, ela agradece a todos, exceto seu chefe. Para conferir todas as fotos, clique aqui. Hilário! Nota: posteriormente, foi revelado que tudo não passou de uma brincadeira. A garota que supostamente abandonou seu emprego era na verdade uma modelo.

4) O CARA QUE SE DEMITIU COM UM ATO MELODRAMÁTICO EM UMA CAFETERIA

É um jeito bem estiloso de largar o emprego. Nota: o homem no vídeo é Doug Walker e ele atualmente dirige um site chamado That Guy With Glasses com seu irmão Rob Walker. Também ajudam a administrar uma empresa. Seu personagem mais popular é o “Nostalgia Critic”.

5) O PROGRAMADOR QUE SE DEMITIU ATRAVÉS DE UM JOGO DE DEMISSÃO DO SUPER MARIO QUE ELE DESENVOLVEU ESPECIALMENTE PARA A OCASIÃO

Jarrad Woods não queria escrever uma carta chata para dizer a seu chefe e colegas que estava jogando a toalha para tentar a sua sorte no mundo do desenvolvimento de jogos independentes. Em vez disso, anunciou sua renúncia em grande estilo, com uma versão ligeiramente reformulada do Super Mario Bros misturada com uma criação própria. O Mario anda sobre os mesmos blocos familiares do jogo até o final do nível onde pisca uma mensagem: “Eu me demito”.

6) O DESIGNER QUE DEIXOU UM AVISO NO COMPUTADOR DO ESCRITÓRIO

Um designer deixou uma nota no computador, meio desbocada (o designer que vocês tratam como !*&$¨se demitiu, diz a nota) do escritório que avisava que ele estava indo embora, e dava duas opções: “renegociar um novo contrato”, ou “descobrir o quão ferrado o patrão ficaria sem ele”. De acordo com alguém que supostamente sabia o que estava acontecendo, o designer acreditava estar em um trabalho temporário com oportunidade de efetivação, e após três meses de horas extras e puxa-saquismo, ele não havia sido efetivado.

7) O CARA QUE SE DEMITIU VIA TWITTER

Jonathan Schwartz, mais um adepto das maneiras diferentes de se demitir, o fez via twitter. Schwartz trabalhava na empresa Sun desde 2006. Vários dias antes desse tweet, logo após a venda da Sun para a outra companhia, já se sabia que ele renunciaria. Mas ele se sentiu muito corajoso por ter feito isso publicamente.

8 ) O CARA QUE ENVIOU UM VÍDEO DE DEMISSÃO ONDE ELE APARECE NU

Acho que, da lista, esse foi o jeito mais estranho de se demitir – e olha que a competição estava boa. O cara fez um vídeo especialmente para a ocasião, misturando Star Wars, uma vontade de fazer sexo com todo mundo, e ele próprio pelado. [Oddee]

http://hypescience.com/8-formas-malucas-de-se-demitir/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cor dos oceanos altera a rota de furacões


Um dado inusitado está agitando o fantástico mundo da Oceanografia. Descobertas meteorológicas indicam que os desvios de furacões em direção ao sul do Oceano Pacífico está diretamente relacionado à intensidade da coloração azul do Pacifico Norte. Ou seja: quanto mais azul for a água, mais as tormentas marítimas se desviam do local.

Pesquisadores da Universidade de Princeton (New Jersey, EUA) focaram seus estudos em uma área oceânica que é o “berço ” de 40% dos furacões do mundo: o Giro Pacífico Norte. Trata-se de um pedaço de mar entre a costa oeste dos EUA e a costa leste da Ásia, onde as correntes marítimas convergem em círculos, originando os ventos.

A razão dessa relação entre a direção das correntes e a coloração do mar está no fundo do oceano: o fitoplâncton. Base da cadeia alimentar marinha, e compostos de clorofila, eles tornam o oceano mais verde quando se reproduzem em demasia. Logo, quanto mais fitoplâncton no mar, mais verde ele fica.

Cheio de clorofila, o mar retém mais raios solares, o que faz a temperatura da água aumentar. Mais quente, o oceano acelera a intensidade das correntes marítimas, e o contrário desacelera as correntes. Essa oscilação está diretamente atrelada à formação de furacões.

Assim, a equipe de cientistas fez uma suposição: o que aconteceria se todo o fitoplâncton daquela região desaparecesse? A partir de estudos em modelos de computador, concluíram o seguinte: os furacões diminuiriam 70% nas regiões subtropicais (ao norte do Trópico de Câncer e ao sul do Trópico de Capricórnio), mas aumentariam em 20% entre os trópicos, ou seja, na região equatorial. Isso acontece porque a formação deles é “repelida” do Pacífico Norte quanto este esfria. Oceanos quentes são criadouros de furacões.

Com a descoberta, ganha a meteorologia, pois há mais uma ferramenta para ajudar na prevenção de catástrofes. [Our Amazing Planet]

http://hypescience.com/cor-dos-oceanos-altera-a-rota-de-furacoes/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Árvores precisam de “sexo” para sobreviver


Você, leitor informado, provavelmente estranhou o título acima – mas é isso que aponta uma pesquisa com uma espécie (a faia), que cientistas acreditavam que podia se propagar através de mera clonagem.

Obviamente, o sexo das árvores não é como o sexo de humanos. As árvores são fertilizadas por outras companheiras através de pólen propagado pelo vento. A árvore que entra em contato com essa substância vinda de outra árvore da mesma espécie produz sementes que podem gerar outra planta.

A faia, no entanto, é diferente. Alguns cientistas acreditavam que certos representantes da espécie poderiam, de certa forma, “viver eternamente”, já que elas podem se reproduzir de forma não-sexuada – clonando a si mesmas.

Isso não quer dizer que a faia não pode se reproduzir com outras “colegas”, mas a planta recorre à “clonagem” quando não há outras faias ao seu redor – tornando impossível a reprodução sexuada. Ela simplesmente faz com que brote uma nova árvore de suas raízes, que tem a mesma carga genética que ela, ou seja, idêntica a sua “mãe”. Essa estratégia já ajudou as faias a evitar a extinção.

E isso não é uma capacidade exclusiva da faia. Aficionados por jardinagem de plantão sabem que algumas plantas podem gerar outras se uma muda for transplantada para outro lugar. A muda, em essência, é a mesma planta do que sua “mãe”, mas forma um organismo completamente independente – como um clone.

Mas isso significa que a planta, principalmente a faia, que faz essa clonagem como algo espontâneo, poderia viver para sempre. Afinal, a faia poderia se reproduzir infinitamente através desse processo, vivendo, em teoria, para sempre.

Mas pesquisadores da University of British Columbia, no Canadá, descobriram que a história não é bem assim. A fertilidade dos clones vai diminuindo a cada geração, até que chega a um ponto em que a última árvore clonada não consegue mais se reproduzir (através de clonagem ou de reprodução sexuada).

Isso quer dizer que as faias precisam, eventualmente, se reproduzir sexualmente, ou então morrem.

Para fazer a descoberta, os pesquisadores compararam o DNA das plantas originais e de seus clones, buscando por mutações genéticas que poderiam ter ocorrido devido à clonagem. Eles também buscaram diferenciar os primeiros clones dos últimos. Foi então que eles descobriram o declínio da fertilidade, concluindo que a faia não pode ter “vida eterna”.

Você sabia que a maior população de faias clonadas do mundo se chama “Pando” – significa “eu me espalho”? Acredita-se que a faia original tenha mais de 80 mil anos e, como toda a população de faias da região seria, em essência, a mesma, ela seria o organismo vivo mais velho e mais pesado do mundo. [BBC]

http://hypescience.com/arvores-precisam-de-“sexo”-para-sobreviver/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Indiano morre em explosão de telemóvel


Um indiano de 23 anos estava a falar ao telemóvel quando o aparelho explodiu.

Segundo o "Times" indiano, Gopal Gujjar sofreu graves ferimentos na orelha direita, pescoço e ombros, lesões que acabaram por ser fatais.


O indiano foi visto por volta do meio-dia e, nessa mesma noite, foi encontrado morto na sua quinta em Banda, perto de Kota.

Juntamente com o corpo foram encontrados os restos do telemóvel e da bateria. Após a análise das peças, a polícia pensa que o telemóvel que explodiu seria um Nokia 1209, um modelo básico da marca finlandesa lançado em 2008.

Comentários (1)
CORREIA , BARREIRO | 18/08/10 16:01
E AGORA?
TUDO PARECE SEGURO. POIS QUANDO CHEGA A HORA DA VERDADE É O QUE SE VÊ...ESPERO QUE ISTO SEJA SÓ UMA AMOSTRA.
FICAMOS A AGUARDAR.
TODOS DIZIAM QUE NÃO HAVIA PERIGO,MAS AFINAL ELE ESTÁ SEMPRE Á ESPREITA.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

7 religiões das quais você, provavelmente, nunca ouviu falar



Sem querer julgar as crenças que existem pelo mundo todo, certas religiões vão além do estranho quando se trata de fé. Ainda assim, nenhuma crença que se preze é completamente “normal”; todas se baseiam em ideias e fundamentos que geralmente que não tem explicação lógica.

Com muito respeito, podemos numerar pelo menos 7 religiões um pouco mais diferentes do que aquelas que já conhecemos.

1) A RELIGIÃO DE JEDI

George Lucas não tinha ideia do que estava começando com os filmes da saga “Star Wars”. Os filmes iniciaram um movimento religioso que inspirou gerações de nerds a usar sabres de luz (obviamente falsos) e capas de guerreiros. E pior: eles acreditam que a “Força” realmente existe. Segundo a mitologia de Star Wars, a Força é a energia que mantém o universo unido e flui através de todas as coisas. Os Jedis são monges ao mesmo tempo em que são cavaleiros, capazes de controlar e usar a Força, vinculados por um código de moralidade e justiça. O jedaísmo é uma mistura do taoísmo e do budismo, e também incorpora elementos da cavalaria medieval. Não há nenhuma doutrina formal central, por isso é vagamente conhecido como o “Código Jedi”. Embora isso não seja confirmado, existe um boato de que os Jedi mais velhos obrigam membros que queiram aderir à religião a assistir a trilogia original de Star Wars 16 vezes seguidas (somente a primeira trilogia, pois os filmes mais recentes são considerados uma abominação).

2) A IGREJA DE ED WOOD

Ed Wood é conhecido em Hollywood como um dos piores (senão o pior) diretores de todos os tempos. Desde que morreu, ele ganhou status de “cult”, e suas explorações com a câmera foram interpretadas por Johnny Depp no filme de 1994 “Ed Wood”, dirigido por Tim Burton. Seu filme mais célebre é “Plan 9 from Outer Space”, o último de Bela Lugosi. Assim, a Igreja de Ed Wood (ou “Woodismo”) se identifica como de cultura pop, que espera trazer a espiritualidade para as pessoas que não a encontram nas religiões mais populares. Ed Wood é como um salvador (mas não O salvador). Os princípios da religião incluem a defesa da moral e dos ideais de Ed Wood, que prega a mensagem de compreensão total e aceitação, independentemente do que a sociedade moderna possa dizer. A igreja afirma que há mais de 3.000 seguidores do Woodismo pelo mundo.

3) SOCIEDADE AETHERIUS

Em 1954, George King estava sentado sozinho em seu apartamento em Londres, quando de repente “Aetherius” (seria um alienígena?) gritou: “Prepare-se! Você está a tornar-se a voz do Parlamento Interplanetário”. Então, ele fez exatamente isso. King iniciou a “Sociedade Aetherius”, que combina a sabedoria alienígena dos mestres cósmicos e o ioga em algo útil, que trará equilíbrio para a humanidade. Eles acreditam que Jesus, Buda e Krishna são na verdade alienígenas, e uma das suas reivindicações é que os alienígenas os alertaram do desastre de Chernobyl quatro horas antes do evento ocorrer. A Sociedade alega ter cerca de 650 adeptos.

4) RAELISMO

Um francês chamado Claude Vorilhons diz ter sido contatado por extraterrestres e intermediado as relações humano-alienígenas. Os alienígenas o apelidaram de Rael (daí o “Raelismo”). Rael afirma que os alienígenas o levaram ao planeta Elohim, onde ele conheceu Jesus, Buda, Joseph Smith e Confúcio. Os alienígenas disseram três coisas importantes para Rael: que os seres humanos foram criados em um laboratório alienígena 25 mil anos atrás; que os alienígenas vão cair sobre Jerusalém em 2025 e que Rael deve retransmitir uma mensagem para a humanidade de paz e de “meditação sensual” (peraí: meditação com um final feliz?). O Raelismo alega ter cerca de 30.000 seguidores.

5) RELIGIÃO DA CIÊNCIA FELIZ

Ryuho Okawa é o fundador da religião Ciência Feliz, no Japão. Ele acredita que sua missão é trazer felicidade para toda a humanidade (bem fácil). Ele também acredita ser a encarnação do ser espiritual supremo El Cantare. Okawa tem filmes e livros “bestsellers” (alguns dos quais ele diz que foram escritos por ele através dos espíritos de Maomé, Buda, Jesus e Confúcio). Engraçado como todos esses caras parecem ser amigos íntimos dessas grandes figuras religiosas. Ele também fez profecias de que o anjo Gabriel vai aparecer em Bangkok em 50 anos, e que alienígenas vão começar a nos visitar em 300 ou 400 anos. Okawa entrou na cena política e fundou seu próprio partido. Eles querem dobrar a população do Japão a 300 milhões por algum motivo. Ele também lançou vídeos afirmando que a Coréia do Norte está planejando invadir e colonizar o Japão. Eclético, né?

6) ONDAS PANA

Yuko Chino começou o movimento Ondas Pana como uma religião que inclui um pouco de budismo, uma pitada de cristianismo e uma dose de New-Age. Uma de suas causas é a sensibilização para os perigos das ondas eletromagnéticas, que ela diz serem os causadores da mudança climática e da destruição ambiental no mundo. Ela acredita que o fenômeno todo é de fato uma conspiração comunista para bombardear os seus seguidores com ondas nocivas de forma a matá-la. Assim, para se proteger, eles se vestem com roupas brancas, usam máscaras brancas, dirigem vans brancas, e viajam por aí procurando lugares menos poluídos pelas ondas nocivas. Eles também já tentaram sequestrar uma foca famosa para impedir o Armagedom, alegando que um décimo planeta faria com que a Terra trocasse de pólos.

7) MOVIMENTO DO PRÍNCIPE PHILLIP

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, é um deus no sul do Pacífico. A tribo Yaohnanen de Vanuatu acredita que o príncipe Philip é um ser divino, filho de um espírito da montanha que viajou pelos mares para um lugar distante, se casou com uma mulher poderosa, e retornará à sua terra um dia. O movimento é um tipo de “culto a produtos”, onde as tribos se focam na obtenção de bens materiais trazidos das nações industrializadas. Eles vêem esses materiais avançados como tendo sido criados por espíritos ou ancestrais para eles, e que foram injustamente “apreendidos” por outras nações. A maioria desses cultos a produtos foram iniciados durante, ou logo após, a Segunda Guerra Mundial, quando grandes quantidades de mercadorias eram trazidas pelos militares à região. Quando a guerra terminou e as bases se fecharam, as entregas também terminaram. Então, o que os nativos fizeram? Criaram falsos aeroportos e equipamentos de rádio com cocos, na esperança de atrair mais entregas imitando o que tinham visto. Assim, quando o casal real fez uma visita oficial a Vanuatu em 1974 (levando presentes), a lenda do príncipe Philip cresceu ainda mais. Caso você esteja se perguntando, sim, ele soube do gracejo, e decidiu mantê-lo. [StumbleUpon]

http://hypescience.com/7-religioes-das-quais-voce-provavelmente-nunca-ouviu-falar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE