quarta-feira, 30 de junho de 2010

Satélite vulcânico de Júpiter tem atmosfera fedorenta


Io, uma das luas de Júpiter, é um dos lugares mais estranhos do nosso Sistema Solar. Sua paisagem é construída por enormes montanhas, há níveis enormes de atividade vulcânica sob sua superfície e a atmosfera é feita de gases fedorentos.

Você pode até se perguntar como sabemos que um satélite remoto é fedorento se não estivemos lá. Mas um novo estudosobre Io revelou detalhes impressionantes sobre sua atmosfera.

Astrônomos usaram telescópios localizados no Havaí para procurar por assinaturas de químicos que estariam presentes na lua – incluindo monóxido de enxofre, dióxido de enxofre e clorito de sódio (quem sabe um pouco de química sabe que tudo o que envolve enxofre não é muito cheiroso). Esses gases, segundo as descobertas, estão concentrados na face de Io que fica mais afastada de Júpiter.

Os gases estão perto dos centros com maior atividade vulcânica, o que sugere que é a quantidade de vulcões de Io que faz com que o ambiente seja fedorento. Mesmo assim é surpreendente que a lua consiga reter esses gases. Por seu tamanho diminuto, ela não deveria ter atmosfera.

Cientistas acreditam que isso se deve à proximidade de Io com Júpiter (eles estão separados apenas por 420 mil quilômetros). A proximidade de Júpiter cria uma espécie de “maré”, similar a que a Lua exerce na Terra – mas com as camadas inferiores do satélite, que seriam deslocadas, gerando, assim a enorme atividade vulcânica e os conseqüentes gases. [Space.com]

http://hypescience.com/satelite-vulcanico-de-jupiter-tem-atmosfera-fedorenta/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Foto incrível: um mundo de árvores


Na verdade, esse não é um outro planeta habitado apenas por plantas gigantes, muito menos uma pintura surrealista. É umaimagem composta por oito fotos, tiradas na Ilha Reunion, que fica no Oceano Índico.

A imagem, mais do que bonita, pode ser também um jogo do estilo “onde está Wally?”! Veja se consegue encontrar:

· A tenda do fotógrafo

· O vulcão ativo Pico de La Fournaise

· Uma praia

· A cidade de Saint Phillippe

Outro fator que torna essa imagem incrível é que, no meio dela, se encontra o centro de nossa galáxia, a Via Láctea. [Nasa]

http://hypescience.com/foto-incrivel-um-mundo-de-arvores/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Conheça o site de relacionamentos apenas para pessoas inteligentes


Lembra-se que escrevemos um artigo sobre o “beautifulpeople.com”, um site de relacionamento que só aceita pessoas bonitas? Graças à colaboração de um leitor, descobrimos o “inteligentpeople.com”, que só aceita pessoasinteligentes.

Segundo o site, apenas pessoas com QI superior ao da média podem entrar, para encontrar pares que tenham inteligência equiparável.

Para ser admitido como membro do site, você deve fazer um teste de QI. Mande seu e-mail para eles aqui e você receberá um código de ativação que o levará diretamente para o teste.

E então, qual é sua opinião? O site é apenas uma resposta ao “beautifulpeople.com”? É tão preconceituoso quanto o primeiro? Ou é uma boa idéia?

Agradecemos ao leitor Theo que nos deu a dica!

http://hypescience.com/conheca-o-site-de-relacionamentos-apenas-para-pessoas-inteligentes/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

terça-feira, 29 de junho de 2010

Um novo oceano está nascendo na África


Segundo cientistas da Royal Society, um novo oceano está nascendo no meio da África. Geólogos que trabalham na região de Afar, na Etiópia, dizem que, eventualmente, esseoceano irá dividir o continente em duas partes – mas vai levar, aproximadamente, 10 milhões de anos para que isso aconteça.

A equipe de cientistas disse ter testemunhado mudanças incríveis na formação geológica de Afar nos últimos cinco anos. Segundo eles, o continente está se abrindo sob os pés dos habitantes do lugar.

Em 2005 uma fenda de 60km de comprimento e oito metros de largura se abriu em um período de apenas 10 dias. Lava do interior da Terra está aflorando pela fenda, contribuindo para que ela se separe e cresça ainda mais.

Outros especialistas da Universidade de Bristol apontam o fato de que, como algumas regiões próximas da fenda estão abaixo do nível do mar, a água, provavelmente, vai tomar conta da região, criando o novo oceano.

Os pesquisadores acreditam que, ao observar esse fenômeno, eles podem entender melhor o processo pelo qual a Terra passou para adquirir as configurações atuais. [BBC]

http://hypescience.com/um-novo-oceano-esta-nascendo-na-africa/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Foto incrível: vulcões vistos de cima


Que nosso planeta é coberto por inúmeros vulcões (alguns ativos, outros não) você já sabe. Mas você já viu como eles são vistos de cima? Aposto que não viu nada parecido com essa imagem. Essa foto foi tirada pela câmera Aster, que está a bordo de um satélite da Nasa e fica orbitando a Terra.

Esses vulcões como topos nevados compõem as Ilhas“Quatro Montanhas”, e ficam localizados no Alasca, nos Estados Unidos.

Ali está o ainda ativo Monte Cleveland, atualmente muito observado por emitir nuvens de poeira que podem afetar as viagens aéreas na região. Na foto, ele é o vulcão do meio, o que possui trilhas escuras sobre a neve. Essas listras são feitas de cinzas e de outros detritos expelidos pelo vulcão.

Estima-se que 20 vulcões tenham pequenas ou grandes erupções todos os dias, no mundo todo. [Nasa]

http://hypescience.com/foto-incrivel-vulcoes-vistos-de-cima/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

As 7 luas mais bizarras do Sistema Solar








Satélites podem ser até parecidos com planetas em relação ao tamanho, mas quando se trata de “personalidade”, eles com certeza são mais excêntricos. Há mais de 20 luas para cada planeta no Sistema Solar e elas são extremamente diferentes uma das outras.

Há luas tão complexas como a Terra, como a famosa Titã. Há também possíveis ninhos para a vida, como a gelada Europa.
Conheça as luas mais bizarras do Sistema Solar:

1. O INFERNO GELADO:

Banhada de radiação e cheia de vulcões em erupção constante, a lua Io é considerada o inferno do Sistema Solar. Ela é uma lua de Júpiter e é o astro com mais vulcões conhecido pelo homem (ela expele 100 vezes mais lava do que todo o material que os vulcões da Terra conseguiriam expelir) – apesar de ser muito fria e estar coberta por uma camada de gelo sulfuroso. Io também tem belos lagos de pedra derretida. O mais famoso é Loki Patera, que tem mais de 200 km de largura. Atualmente parece que Io está ficando mais “fresquinha” porque sua órbita está menos elíptica. Daqui a alguns milhões de anos, sua órbita estará tão mudada que ela irá esfriar e o inferno do Sistema Solar vai parecer menos quente.

2. YING-YANG DE SATURNO:

A bizarra Iapetus é metade branca e metade negra. Além disso, o seu formato é estranho, como um limão – ninguém sabe explicar ao certo o porquê. Uma das possibilidades é que, quando era nova, Iapetus ainda estava “macia” e o movimento rápido fez com que ela ficasse distorcida.

3. AS BOLAS DE NEVE:

Tritão, Enceladus e Europa parecem apenas bolas de gelo, mas, na verdade, possuem algumas das áreas mais ativas do Sistema Solar – podendo, até mesmo, abrigar vida. As luas de Júpiter, assim como Io, também possuem grande atividade vulcânica. Apesar de serem cobertas de gelo, seu centro é feito de rocha derretida, como na Terra. Na foto, vemos Europa.

4. AS PANELAS VOADORAS:

Não, essas não são aquelas panelas voadoras que eram chamadas de “efeitos especiais” no cinema dos anos 50. São Pan e Atlas, luas de Saturno. Menores do que a média (Atlas possui 18 km de pólo a pólo e 40 km de largura), o seu formato também é inusitado.

5. O BUMERANGUE:

Nereida ganha sua posição nessa lista por possuir a órbita mais inusitada do Sistema Solar. A maioria das luas simplesmente fica circulando seu planeta, mas Nereida se afasta mais de 9 milhões de km de Netuno e depois volta a ficar a 1,4 milhões de km de distância.

6. A SEGUNDA TERRA:

Titã é estranha por ser justamente tão familiar. Ela é tão parecida com a Terra que mal podemos acreditar que ela seja apenas um satélite. Assim como nosso planeta ela tem lagos, rios, vales, planícies, desertos e todo o resto. Só que está coberta com uma grossa camada de nitrogênio.

7. A ORIGINAL:

Nossa companheira a Lua. Há 400 anos atrás, Galileu descobriu as luas de Júpiter. Até aquela época o único satélite conhecido era o nosso. Nossa lua é bizarra por que não há satélites no Sistema Solar “interno” – nos planetas mais próximos ao Sol. Vênus e Mercúrio não possuem luas, enquanto as luas de Marte são pequenas perto da nossa. Nossa Lua, pelo que se sabe, é, na verdade, um pedaço da Terra, que se desprendeu quando nosso planeta ainda era muito novo. [NewScientist]

http://hypescience.com/as-7-luas-mais-bizarras-do-sistema-solar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Vista detalhada do lado escuro da Lua


Esse é o lado escuro da Lua – a face do satélite que nunca fica voltado para a Terra – como você nunca viu antes. A foto foi tirada pela Lunar Reconnaissance Orbiter’s, uma sonda que orbita a Lua para conseguir mais informações sobre nosso satélite.

Essas cores todas não significam, obviamente, que a Lua realmente seja assim. A imagem foi tratada por especialistas para que os detalhes fiquem mais visíveis. As cores correspondem à elevação do terreno – 6 mil metros acima do “padrão” é a elevação representada pela cor vermelha. 6 mil metros acima, azul. [Gizmodo]

http://hypescience.com/vista-detalhada-do-lado-escuro-da-lua/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Vista detalhada do lado escuro da Lua



Esse é o lado escuro da Lua – a face do satélite que nunca fica voltado para a Terra – como você nunca viu antes. A foto foi tirada pela Lunar Reconnaissance Orbiter’s, uma sonda que orbita a Lua para conseguir mais informações sobre nosso satélite.

Essas cores todas não significam, obviamente, que a Lua realmente seja assim. A imagem foi tratada por especialistas para que os detalhes fiquem mais visíveis. As cores correspondem à elevação do terreno – 6 mil metros acima do “padrão” é a elevação representada pela cor vermelha. 6 mil metros acima, azul. [Gizmodo]

http://hypescience.com/vista-detalhada-do-lado-escuro-da-lua/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

sábado, 26 de junho de 2010

O mar de CDs obsoletos


Você nunca se imaginou onde foram parar aqueles milhares de CDs que a AOL distribuía com algumas horas de internet gratuita? Não, eles não foram para uma dimensão paralela, junto com guarda-chuvas e prendedores de cabelo. Eles estão no mar de CDs obsoletos!

Um grupo de 160 amigos depositaram cerca de 600mil CDs obsoletos no Parque Long Knoll, na Inglaterra, formando um grande mar de mídias inutilizadas.

Batizado de CDSea (mar de CDs) a idéia foi de Bruce Munro, um artista que pediu que as pessoas mandassem CDs inúteis para ele apenas a algumas semanas atrás. Surpreendentemente, ou não, milhares de CDs foram entregues.

Como você pode ver pelo vídeo, a luz refletida pelos CDs dá a impressão que você realmente está no mar. A instalação ficará no parque por mais dois meses, depois disso os CDs serão reciclados. O pátio que você viu na foto no início do artigo é um caminho para que as pessoas possam atravessar o mar.

Agora tente fazer isso com pen drives! [Gizmodo]

http://hypescience.com/o-mar-de-cds-obsoletos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Foto incrível: uma paisagem alienígena?


Você pode estar se perguntando de que planeta bizarro são essas criaturas e esse céu todo riscado. Na verdade nem o céu e nem as plantas são de outro planeta. A foto foi tirada em uma das Ilhas Canárias, Tenerife. As plantas, as Tajinastes, só existem por lá e quem conhece um pouco de fotografia sabe que técnica foi usada para capturar esse céu.

Basicamente, a câmera fica em um tripé com o obturador aberto durante a noite toda – ou seja ela fica “tirando” a foto durante a noite toda e, por conseqüência, consegue capturar o movimento que as estrelas fazem durante a noite. Movimentos muito rápidos não são registrados – se um pássaro passasse voando na frente da câmera ele simplesmente não seria fotografado, apenas o que fica parado durante muito tempo.

Apesar das estrelas estarem se movendo em grande velocidade, aqui da Terra isso não é aparente, logo, elas aparecem como se elas fossem vários cometas formando vários círculos por causa do movimento da própria Terra e delas próprias.

No horizonte distante você ainda consegue ver o vulcão Teide. [Nasa]

http://hypescience.com/foto-incrivel-uma-paisagem-alienigena/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Conheça as fantásticas esculturas cinéticas



Theo Jansen se considera um “escultor cinético”. Desde 1990, ele consegue criar vida a partir de tubos amarelos com a ajuda do vento. O holandês afirma ser mais que um artista, mas, também, um engenheiro.

Suas enormes esculturas chamadas de “Strandbeest” (um trocadilho com a palavra inglesa “beast” – poderia ser traduzido como “A besta de fios”) são feitas para andar usando a força do vento.

Jansen é um ambientalista, por isso todas as suas esculturas são produzidas com material reciclado. Para direcionar o vento, ele usa pedais de bicicleta, tubos plásticos e anéis de borracha. Criando os seus animais, Jansen se preocupa com a estrutura muscular deles – que deve se contrair e relaxar, como se fosse de verdade.

Uma das coisas mais impressionantes sobre as esculturas cinéticas é que suas pernas realmente se movem – elas não são impulsionadas por rodas como se espera de um objeto inanimado.

Enquanto cria seus animais, Jansen pensa, também, no ambiente em que os colocará: a praia – por causa do vento – e se preocupa em fazer suas criações andarem sobre a areia. Uma inovação presente nas Strandbeest mais recentes é a capacidade de sentir que estão se aproximando da água e mudar de direção.

Em um mundo cheio de computadores e de tecnologias complicadas, as invenções de Jansen mostram como a mecânica pode ser simples. [Environmental Graffiti]

http://hypescience.com/conheca-as-fantasticas-esculturas-cineticas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Buracos negros monstruosos resultam de colisões entre galáxias


Buracos negros massivos são as maiores fontes de radiação do Universo e, aparentemente, são criados quando acontece uma colisão entre duas galáxias.

Os cientistas notaram isso quando perceberam que algumas galáxias podem gerar uma energia radioativa muito maior do que seria possível apenas com a presença de estrelas e de outros planetas – e elas conseguiam gerar mais energia do que toda a Via Láctea junta, mas em um espaço menor do que o nosso sistema solar. Agora os astrônomos suspeitam que isso seja resultado da absorção da matéria através de buracos negros – que, de tão grandes, podem ser bilhões de vezes maiores do que nosso Sol.

O novo estudo reforça a idéia de que esses núcleos ativos seriam resultado da junção de duas galáxias, que por sua força gravitacional, se tornam apenas uma. As colisões também resultariam em bastante material para que um enorme buraco negro pudesse ser alimentado e crescesse– quando não “engole” matéria, o buraco negro vai perdendo as forças até desaparecer. [MSNBC]

http://hypescience.com/buracos-negros-monstruosos-resultam-de-colisoes-entre-galaxias/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Blogs e tweets podem prever o futuro?


Uma pesquisa de administradores do Google está estudando os efeitos, na sociedade, das milhões de postagens diárias nesses espaços da web. Segundo eles, basta observar, quantitativamente, o que mais é escrito pelos usuários do mundo todo, para que se tenha um indicativo do que o povo quer; e assim podem-se fazer projeções do que está por vir.

Tudo começou quando eles fizeram uma pesquisa sobre procura de carros. As conversas na internet, em que se discutiam preferências sobre esta ou aquela marca, determinado modelo, davam pistas muito fiéis sobre o ranking de vendas de automóveis no mês seguinte.

Mas os pesquisadores garantem que a avaliação não funciona apenas para pesquisas de mercado. Estudos profundos na população podem ser feitos a partir dos meios de comunicação virtual. Durante a campanha eleitoral de Barack Obama rumo à Casa Branca, o pessoal do Google já anteviu a vitória graças às postagens no Twitter.

Algumas previsões podem também ter utilidade direta para as pessoas. A partir da pesquisa em que o termo “procura de empregos” apareceu postado, foi possível fazer uma projeção da taxa de desemprego daquele ano. Outro exemplo: procurando por lá determinados nomes de marcas e produtos, é possível saber o que está sendo mais vendido. A filosofia deles, assim, é algo como “diga-me o que twittas e te direi quem és”. [New Scientist]

http://hypescience.com/blogs-e-tweets-podem-prever-o-futuro/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Foto espacial: agrupamento de galáxias


O que são estes estranhos filamentos? Tudo isso é um agrupamento de galáxias. A gravidade faz, muitas vezes, com que a luz se dobre, distorcendo a imagem de algumas galáxias, as “transformando” em fios luminosos e alongados. Você pode observar esse mesmo efeito na sua casa, tentando ver uma luz distante através de uma garrafa transparente.

Quase todos esses objetos brilhantes que aparecem nessa foto do Hubble são galáxias – esse agrupamento é conhecido como Abell 2218. Ele está a 3 bilhões de anos-luz da Terra, na constelação de Draco. [Nasa]

http://hypescience.com/foto-espacial-agrupamento-de-galaxias/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

10 razões pelas quais os tubarões brancos são incríveis


O tubarão branco é considerado um dos animais mais assustadores da Terra – e isso não tem apenas um motivo, mas dez. Confira 10 razões pelas quais os bichões são verdadeiras máquinas do terror:

1 – ELES SÃO ENORMES:

O tubarão branco é o maior tubarão carnívoro que existe. Os maiores chegam a seis metros de comprimento e pesam cerca de duas toneladas e meia.

2 – ELES PODEM VIAJAR O MUNDO:

O mesmo tubarão pode viajar pelo Atlântico, Pacífico, Índico, agüenta o frio das águas da Antártica e o calor das águas tropicais próximas à linha do equador. Além disso, eles não nadam apenas em alto mar, mas também em águas mais rasas, procurando por vítimas (ou por uma perna de algum surfista desavisado).

3 – ELES PODEM MATAR ANTES MESMO DE NASCEREM:

A matança começa antes mesmo de eles nascerem. No útero da mãe, alguns “irmãozinhos” se devoram. Quando mais de um filhote sobrevive, eles podem chegar até cinco por “ninhada”. Mas assim que nascem eles tratam de escapar rapidinho, já que a mãe pode achar que eles são o jantar. Quando ainda são pequenos, os “tubas” se alimentam de peixes, incluindo tubarões menores, mas quando crescem o “menu” pode incluir elefantes marinhos, leões marinhos e até pequenas baleias.

4 – ELES TÊM SENTIDOS MUITO AGUÇADOS

Para encontrar suas presas mais facilmente, o tubarão branco vem “equipado” com um “focinho” alongado que tem um olfato apuradíssimo. Eles podem sentir o cheiro de sangue na água com até cinco quilômetros de distância. Os peixões também têm uma audição boa e conseguem ver cores, como nós. Até as presas mais “espertinhas” que tentam se camuflar não têm chance: eles podem detectar campos de eletricidade que os músculos da vítima geram, através de uma estrutura chamada ampola de Lorenzini, uma rede de canais que fica em volta da cabeça do tubarão.

5 – ELES FORMAM GANGUES CHEIAS DE “LEIS”

Os tubarões se juntam para caçar. Os tubarões maiores são hierarquicamente superiores aos menores e as fêmeas estão acima da hierarquia, sendo as “chefonas”. Para saber quem é o superior, os tubarões nadam lado a lado, se comparando. O bicho que perceber que perderia uma luta se encolhe e vai embora. Na hora de dividir uma presa, os tubarões espirram água com as caudas. Aquele que espirrar mais água ou que espirrar mais vezes tem prioridade sobre a refeição.

6 – ELES SÃO CAÇADORES MUITO VELOZES

Como têm forma de “torpedo” os tubarões “cortam a água” mais facilmente, sendo muito velozes. Eles chegam a perseguir uma presa com velocidade de até 70 km/h. Seus esqueletos também não são feitos de ossos pesados, mas de cartilagem (o mesmo material que estrutura as suas orelhas e parte do seu nariz) – isso faz com que eles possam fazer curvas mais rapidamente do que outros animais marinhos.

7 – ELES NÃO SÃO ASSASSINOS DE SANGUE-FRIO. NÃO COMPLETAMENTE.

Para poder suportar diversas temperaturas de água e para caçar presas mais ágeis (como leões marinhos), os tubarões brancos desenvolveram uma forma de manter a temperatura do corpo mais quente do que a água ao seu redor. Uma estrutura de veias localizada uma em cada lado do corpo do bichão conserva o calor, aquecendo o sangue arterial que é mais frio com o sangue venoso. Esse mecanismo deixa certas partes do corpo do tubarão mais quentes (como o cérebro) e deixa as nadadeiras e o coração na temperatura do mar. Esse mecanismo faz com que o tubarão possa explorar águas muito frias em busca de presas, mas, por conseqüência, eles precisam comer mais para ter energia e fazer essa estrutura funcionar.

8 – ELES SÃO ESTRATEGISTAS

Assim que encontram seu lanche, o tubarão adota uma estratégia para surpreender a presa: ele nada por baixo do outro bicho, para que ele não o veja. Como eles têm as costas cinza eles conseguem “se camuflar” na areia do fundo do mar. Eles também são conhecidos por atacar antes do nascer do sol, quando são ainda mais difíceis de ver na água. Assim que “miram” a presa, eles investem em um ataque feroz, que pode resultar naquelas famosas cenas de um tubarão saltando para fora da água com um bichinho inocente em sua boca.

9 – ELES TÊM UMA MORDIDA AFIADA

Apesar da sua mordida não ser muito forte (os tubarões brancos não têm grandes músculos no maxilar, suas cabeças são muito estreitas) o que torna a mordida do tubarão branco letal são os dentes afiados e serrilhados. Eles chegam a ter 3 mil dentes “lâminas triangulares”, algumas chegando a ter 6 centímetros de comprimento. Assim que conseguem capturar uma presa, eles sacodem a cabeça, para partir o pobre bichinho em várias partes. Quando a presa é muito grande (uma baleia ou um elefante marinho) eles dão uma dentada, nadam para longe e esperam o lanche sangrar até morrer.

10 – ELES COMEM… GENTE?

De todos os ataques de tubarões contra humanos que acontecem todos os anos, os tubarões brancos são sempre responsáveis por quase metade das ocorrências. No entanto, a maioria desses ataques não é fatal. E o número de pessoas que é morta por cães todos os anos é maior do que o número de gente que morreu na boca dos tubarões brancos nos últimos 100 anos. Na verdade, somos um perigo maior para eles do que o contrário. O número desses peixões está diminuindo significativamente, por eles se prenderem por acidente em redes de pesca. [LiveScience]

http://hypescience.com/10-razoes-pelas-quais-os-tubaroes-brancos-sao-incriveis/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Foto espacial em 3D – o Asteróide Itokawa


Se você tem aqueles óculos 3D em casa (se você afanou um do cinema ou se tem aquele modelo tradicional azul e vermelho) prepare-se para ver um asteróide saindo da sua tela de computador!

O asteróide Itokawa é uma estrutura pequena, com meio quilômetro de comprimento. Sua superfície irregular, mas sem crateras, indica que ele não é um “pedaço” de um astro maior que se desprendeu, mas sim uma pilha de pedaços menores, que acabaram formando uma única estrutura por forças gravitacionais.

A imagem foi coletada pela nave Hayabusa, em 2005, assim como algumas amostras do asteróide. [Nasa]

http://hypescience.com/foto-espacial-em-3d-–-o-asteroide-itokawa/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Como nasce um furacão?


Desastres naturais como furacões e tornados nunca estiveram encabeçando a lista das principais preocupações dos brasileiros. Nosso conhecimento sobre essas destruidoras perturbações eólicas, em geral, se limitam à desgraça que de vez em quando acompanhamos pelo telejornal. Pois bem, aqui vai uma breve descrição sobre o tornado: é uma coluna rotativa de ar que se estende a partir de uma tempestade no céu até o solo. A velocidade do vento em um tornado pode chegar a 400 km/h, pode deixar um rastro de destruição de cerca de até 2 km de largura e dezenas de quilômetros de comprimento. No Brasil, na temos nada maior do que vendavais de intensidade média. Estamos bem felizes sem eles!

Mas afinal, o que origina um tornado? Para começar, é preciso que a temperatura do ar esteja fora do comum: na baixa atmosfera, é necessário haver ar quente e úmido, e na alta, ar frio e seco. Na altitude, em baixa pressão atmosférica, essa troca térmica permite uma circulação de ar em forma de ciclos, que vai ganhando força e intensidade ao avançar por quilômetros na horizontal. Essa corrente espalha-se, então, na vertical, ao mesmo tempo em que o ciclo de ar se comprime cada vez mais em torno de um “eixo” – em um movimento semelhante aos giros de um patinador no gelo, mas com velocidade crescente -, até que a baixa pressão obriga a corrente a descer e ela encontra o chão. Pronto: temos um furacão.

Os Estados Unidos são campeões no número de tornados: são cerca de 800 a cada ano. E há um fato pitoresco que pouca gente conhece: 95% dos furacões giram em sentido horário. E se você esteve se perguntando isso o artigo inteiro, sim, furacão e tornado são a mesma coisa. [Scientific Blogging]

http://hypescience.com/como-nasce-um-furacao/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

O mouse invisível!


Não há fotos do mouse invisível porque, obviamente, você não pode ver o mouse. Na verdade o mouse nem existe – o que produz o movimento do cursor no PC é um laser e uma câmera com infravermelho que capturam o movimento da sua mão.

O nome do “aparelho” é “mouseless” (que, em inglês, significa sem mouse). Ele foi criado pelos cientistas do MIT e não precisa de nenhum outro aparelho – você não precisa usar luvas, nem outros marcadores.

O posicionamento do laser permite que ele ilumine os dedos do usuário enquanto ele faz contato com a mesa em que o computador está posicionado.

Quando o usuário clica ele também registra o movimento e executa a ação no computador. No vídeo de demonstração ele parece funcionar perfeitamente:

E o custo da belezinha? Acredite ou não: 20 dólares – pelo menos por enquanto, sem nenhuma grande empresa resolver empregar o mouse inexistente em seus computadores.[Gizmodo]

http://hypescience.com/o-mouse-invisivel/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

6 fatos impressionantes sobre o ornitorrinco


Vamos aqui esclarecer algumas coisas sobre esse curiosíssimo mamífero com corpo de roedor e bico de pato. Nos últimos anos, programas sobre a vida animal trouxeram para o público um pouco mais a respeito do bicho, mas nós apostamos que ainda não é o suficiente. Aqui vão seis dados que você pode não ter visto na tevê…

6. É UM DOS ÚNICOS CINCO MAMÍFEROS QUE PÕE OVOS

Se você pudesse fazer uma viagem no tempo de volta ao primário, veria que a professora (ou tia) disse que três coisas caracterizam um mamífero: nós temos pêlos, sangue quente e não botamos ovos. Bem, poucos anos depois, todos nós descobrimos que isso é uma falácia, mas não deixa de ser inusitado. Pensando na prática, não haveria porque as fêmeas do ornitorrinco terem que botar ovos ao invés de dar à luz seus filhotes. Mas por alguma razão que só a Mãe Natureza poderia responder, eles botam ovos.

5. ELES NÃO TÊM MAMILOS

Pode um mamífero não ter mamilos? Sim, os ornitorrincos são capazes dessa façanha. Você, que provavelmente foi ricamente amamentado pela sua mãe quando era bebê, deve estar sentindo pena dos pobres filhotes de ornitorrinco: como é que eles vão mamar em uma mãe que não tem mamas. Bem, são poros. O leite é secretado por glândulas e liberado por esses poros, os quais o filhote deve lamber. Uma forma bem heterodoxa de amamentação.

4. ELES JÁ NASCEM COM DENTES, MAS NÃO USAM

Esse parece uma aberração completa. Eles já nascem com dentes. “Mas que prático”, pensa você: “assim eles já podem usá-los logo no primeiro minuto após o nascimento”. Mentira. Eles jamais usam os dentes: o bico deles dá conta de fazer todo o que os dentes fazem por nós, tanto é assim que eles perdem os dentes ainda jovens. Porque tê-los, então? É como se o ser humano nascesse com um chifre que não servisse para nada e o perdesse durante a adolescência.

3. ELES SÃO CARNÍVOROS

Dissemos no tópico anterior que o ornitorrinco não usa os dentes (mas nasce com eles por alguma razão), e de fato não usa. Mas isso não os impede de serem carnívoros! E não são onívoros não, eles só comem carne mesmo! Mas é claro que ele não ataca um boi ou uma baleia, sua dieta consiste de minhocas, larvas de inseto e crustáceos de água doce.

2. ELES TÊM MÉTODOS EXTRA-SENSORIAIS PARA CAÇAR

Sabe como o ornitorrinco localiza suas presas? Através de um sentido que capta vibrações elétricas dos movimentos dos seus futuros jantares. E olha que estamos falando de alguns animais extremamente “movimentados”, como minhocas e larvas. Ou seja: esse sistema de captação é bom mesmo!

1.ELES SÃO VENENOSOS

Se você já achava ruim (para as presas) que um bicho tenha esse poder de localização, saiba que a tortura não termina aí. Ornitorrincos guardam um poderosíssimo veneno em garras afiadas, e o líquido é forte o suficiente para matar um cachorro ou causar uma dor lancinante e incapaz em um ser humano. Mas não estamos querendo deixá-lo com medo do ornitorrinco nem mudar seus conceito quanto a eles, longe de nós… [Environmental graffiti]

http://hypescience.com/6-fatos-impressionantes-sobre-o-ornitorrinco/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE